Patrus - Relatório de sustentabilidade

Histórico



A história da Patrus Transportes Urgentes teve início em 1973 em um galpão instalado na região nordeste de Belo Horizonte. O nome escolhido foi uma homenagem do fundador, Marum Patrus, ao seu pai, o libanês Patrus João Simão. Nessa época, o Brasil passava por um processo de desenvolvimento econômico, impulsionado pelo capital estrangeiro, pelo crescimento industrial e pelos investimentos em infraestrutura. 


Atento ao cenário de transformação, Dr. Marum Patrus criou as bases do que hoje se transformou em uma das maiores transportadoras do Brasil. No início, os negócios eram voltados especificamente para o transporte de cargas líquidas. Um ano depois, a área de atuação foi redirecionada para o manejo de carga seca e, atualmente, a Patrus Transportes é destaque nacional no transporte de cargas fracionadas. 


Em 1975, a empresa inaugurou sua sede própria em Belo Horizonte e já contava com operações em outras duas filiais, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Hoje, a Patrus Transportes soma 70 unidades distribuídas entre o Sul e o Nordeste do país, incluindo a matriz, em Contagem (MG). 


O caráter familiar esteve presente em toda a trajetória da empresa. Da visão estratégica do Dr. Marum Patrus aos avanços da segunda geração, nas mãos dos três filhos – Marcelo, Marina e Marco Antônio –, a Patrus Transportes sempre prezou pela qualidade das relações, tanto internamente, no convívio entre os colaboradores; como externamente, nas parcerias duradouras com clientes e fornecedores. São 42 anos de estrada que certificam a Patrus Transportes como uma empresa ética e sustentável.

Crescimento Sustentável

A Patrus Transportes mantém sua meta de crescimento econômico atrelada ao desenvolvimento sustentável dos negócios. Investimentos em novas tecnologias, eficiência na utilização dos recursos e um modelo inovador de gestão formam a base que permitiu os avanços da empresa, mesmo em um cenário econômico adverso. 

Em 2014, a Patrus Transportes ampliou para 70 o número de unidades no Brasil, distribuídas pelo Sul, Sudeste, Sergipe, Bahia e Ceará. Novos postos de trabalho foram criados, expandindo o quadro funcional da empresa. Atualmente, a Patrus Transportes conta com 2.671 colaboradores que se empenham, diariamente, para prestar o melhor serviço de distribuição de cargas fracionadas do país. 

Ao todo, a empresa foi responsável por 6.200.000 entregas em 2014, um crescimento exponencial que recebeu a devida atenção do setor de operações para garantir a qualidade das entregas e a agilidade do trabalho.


Linha do Tempo

Em 2014, a Patrus Transportes manteve o ciclo de expansão e desenvolvimento dos negócios. Ao longo do ano, a empresa implantou um novo modelo de gestão interna e promoveu uma série de atividades para o incremento das relações com clientes, parceiros e colaboradores.


Clique nos meses para acompanhar as atividades da Patrus Transportes em 2014

Prêmios 2014

Institucional IMAP