Rastreie
sua carga
Clique para rastrear sua carga

Conheça as 6 maiores vantagens da terceirização de frotas

290 Visualizações

Conheça as 6 maiores vantagens da terceirização de frotas

Conheça as 6 maiores vantagens da terceirização de frotas

Você se preocupa com a qualidade e rapidez das entregas realizadas por sua empresa? Essa é uma questão comum entre gerentes logísticos, mas você já parou para pensar sobre as vantagens da terceirização na contratação desse serviço?

Por ser um setor estratégico da empresa, a logística da distribuição e entrega de mercadorias nem sempre é tão simples e pode representar um problema em certos casos, afinal, gerir frotas, funcionários e controlar o padrão dessas entregas é essencial para assegurar bons resultados para o negócio.

Nesse cenário, terceirizar o serviço de transporte, quando feito de maneira estudada e com uma empresa parceira responsável, é uma opção interessante, pois transfere essa grande responsabilidade e pode representar uma forte vantagem competitiva ao negócio.

Para que você compreenda melhor essa opção, listamos as principais vantagens da terceirização do transporte. Quer saber quais são? Então, acompanhe o post de hoje!

1. Libera tempo na agenda do gestor e funcionários

Uma das maiores vantagens de contratar uma empresa especializada em fretes é, sem dúvidas, o tempo que essa pequena decisão libera na agenda do gestor logístico e dos demais funcionários do setor.

A razão é bem simples: ao confiar essa importante tarefa à outra empresa, você não precisa se preocupar com questões operacionais do transporte e distribuição e pode deixar seus funcionários dedicados a tarefas mais importantes e estratégicas para a empresa.

Assim, você não precisa passar horas do seu dia preocupado com a gestão de frotas e motoristas e pode concentrar sua atenção em outros aspectos para assegurar uma logística de sucesso, tão importante quanto a entrega e distribuição das encomendas.

2. Reduz custos operacionais

Não há como falar em vantagens de terceirização de serviços sem falar em economia. Isso porque um dos principais pontos positivos dessa decisão é a redução de custos, seja com funcionários, galpões, compra de caminhões ou manutenção de frota.

A empresa contratada é a responsável por gerir e remunerar motoristas e garantir que sua frota esteja sempre atualizada e em perfeitas condições para garantir a entrega no prazo acordado.

Com a eliminação desses custos, a empresa pode realocar esse capital em questões interessantes, como a melhoria e criação de produtos e o uso de novas tecnologias que favorecem a inovação dos processos logísticos.

3. Elimina grandes responsabilidades do processo de entrega

Se sua empresa faz as próprias entregas, você deve saber como é importante se atentar à legislação referente ao assunto. Aliás, o descumprimento de tais regras pode acarretar multas e sérias penalidades ao negócio, sendo, portanto, uma grande responsabilidade.

É importante frisar que algumas dessas obrigações demandam tempo, investimento e muito cuidado do gerente logístico, tais como:

  • emplacamento, licenciamento e seguro;
  • seleção, contratação e treinamento de motoristas;
  • gerenciamento de licenças para operar;
  • pagamento de impostos essenciais.

Desse modo, ao investir em contratação de uma empresa de frete, todas essas questões legais ficarão sob a responsabilidade dessa parceira. Assim, você elimina tais problemas e o tempo perdido com questões meramente burocráticas, porém essenciais ao processo de entrega de mercadorias.

4. Vantagens da terceirização: reduz o índice de “capital parado”

Comprar caminhões exige um alto investimento do negócio. Essa situação em empresas que estão iniciando suas atividades pode comprometer sua saúde financeira e até inviabilizar sua permanência no mercado, já que, na maioria das vezes, os empreendedores recorrem a empréstimos bancários.

A depender da demanda da empresa, pode ser necessário a compra de mais de um caminhão, e isso acaba representando uma grande soma de “capital parado”.

Por outro lado, com a contratação de uma empresa de transporte terceirizada, o negócio reduz o índice de capital imobilizado e consegue investir em setores mais estratégicos, colocando a empresa em condições de concorrer com as grandes do mercado.

Ou seja, a entrega será feita com responsabilidade, eficiência e segurança e o empreendimento não precisará se endividar para adquirir uma frota de caminhões própria.

5. Aumenta a credibilidade da empresa

Não é preciso muito esforço para compreender que uma das vantagens da terceirização de serviços é o aumento da credibilidade da empresa no mercado. Ora, quando sua empresa contrata uma transportadora, ela demonstra que se preocupa com a satisfação do cliente e se esforça para cumprir com os prazos acordados.

Nos dias de hoje, esse tipo de cuidado é essencial na luta pela preferência do consumidor. Especialmente porque ele tende a ser mais exigente, seletivo e buscar por serviços mais profissionalizados e que mereçam o seu dinheiro.

Assim sendo, não restam dúvidas de que a terceirização contribui para que sua empresa transmita uma imagem positiva aos consumidores, sendo uma decisão vantajosa tanto para o seu negócio quanto para seus clientes — que desfrutarão de um serviço padronizado e de qualidade.

6. Evita perdas com depreciação e manutenção

Com rodovias nem sempre em boas condições, é certo que uma empresa que conta com frota própria acaba gastando bastante com manutenção e depreciação dos caminhões. Aliás, é preciso frisar que o próprio tempo é um fator natural para a depreciação de carros e caminhões.

Por isso, a contratação de uma transportadora evita esse tipo de perda de capital, pois ela é quem deve cuidar e manter sua frota moderna e em perfeitas condições. Além disso, há uma considerável economia de tempo ao eliminar-se o processo de pesquisa, negociação, compra e regularização de caminhões.

Dessa maneira, com a terceirização você pode contar com caminhões sempre novos e estimular sua equipe de vendas, pois a entrega será realizada dentro do mais alto padrão de qualidade, sem que você precise perder tempo e dinheiro com esse tipo de questão.

Chegamos ao fim do post de hoje e, como você percebeu, existem inúmeras vantagens da terceirização de frotas. Aliás, hoje apresentamos algumas das que mais chamam atenção e por isso devem ser estudadas por um gerente logístico. Agora que você tem essas informações em mãos, procure avaliar e estudar a possibilidade da contratação de uma transportadora e aproveite para desfrutar de todos esses benefícios!

Gostou desse conteúdo? Então, que tal assinar nossa newsletter e receber mais artigos como esse, direto na sua caixa de entrada? É rápido, fácil e gratuito!

CTA_Patrus_Checklist saiba como avaliar a sua transportadora!_final

Deixe um comentário

Open chat