Rastreie
sua carga
Clique para rastrear sua carga
Quem somos

SOMOS A PATRUS
TRANSPORTES

Mais do que transportar cargas fracionadas, atuamos
como uma empresa consultora, estratégica e em rede.

Tudo começou em 1973, no bairro Cachoeirinha, em Belo Horizonte (MG). Naquele ano, começava a nossa história que traz como protagonista o Doutor Marum, assim carinhosamente chamado por todos devido à sua antiga carreira como delegado.

Empreendedor nato, como bom libanês, Dr. Marum se lançou no comércio ao comprar um posto de gasolina. A partir daí, para transportar o combustível da empresa, adquiriu um caminhão que, logo, já estaria movendo também as cargas de outros postos.

Sim. Surgia ali o interesse pelo ramo de transporte e, mais do que isso, a visualização de um mercado potencial. E foi aí que nasceu a Patrus Transportes: mudando o foco de carga líquida (combustíveis) para carga seca (fracionada).

Desde então, vieram as décadas de 80 e 90, nas quais fomos conquistando cada vez mais clientes e expandindo nossa área de atuação por várias cidades e estados do Brasil. No ano 2000, o nosso fundador nos deixou, passando o legado para seus três filhos: Marcelo, Marina (In Memoriam) e Marco Antônio, que estão à frente da direção da empresa atualmente.

Hoje, com mais de 46 anos de uma longa trajetória e 80 unidades espalhadas pelo Sul, Sudeste, Bahia, Sergipe e Ceará, continuamos em movimento. Assim, com toda tecnologia e inovação presentes em nossas soluções, cumprimos o que prometemos, recalculamos as rotas, simplificamos os caminhos e cuidamos de cada carga como se fosse nossa.

Uma empresa que nasceu de muito esforço familiar e que carrega um legado de compromisso, excelência, melhoria contínua, valorização das pessoas, governança corporativa e o comprometimento com ações sustentáveis. Valores muito bem enraizados dentro da cultura corporativa e praticados pelos nossos colaboradores.

Tudo isso com toda dedicação e entrega que o negócio dos nossos clientes merece. Ou seja, parceria total com um atendimento próximo e ágil, conectando as indústrias e as pessoas com os melhores resultados sempre.

Bem vindo a Patrus Transportes!

Primeira sede no Cachoeirinha

Primeira sede

Cachoeirinha, Belo Horizonte-MG

Ontem e hoje

1973

1973

Marum Patrus de Souza abre a Patrus Transportes para o transporte de carga líquida em Belo Horizonte (MG).

Marum Patrus de Souza

Marum Patrus de Souza

Fundador

Alguns anos depois, a Patrus abre filiais no Rio de Janeiro e São Paulo, mudando o foco para o transporte de carga seca (fracionada).

Década 80

Década de 80

A empresa inicia o processo de informatização, com participação dos filhos do fundador: Marcelo, Marina e Marco Antônio Patrus, atuais diretores.

Década 90

Década de 90

Início das operações com frete CIF e transição da direção da empresa para a segunda geração (os filhos).

Esta década foi marcada por muitas mudanças tecnológicas. A empresa investiu na implantação do primeiro canal de voz via Embratel (BH/SP); utilizou rastreamento via satélite em sua frota; modernizou o sistema financeiro/contábil (Quantum) e migrou a rede Unix para o Windows.

Além disso, conquistou o prêmio de Melhor Transportadora pela Alpargatas e Santista Têxtil em 1999.

Década 2000

Década de 2000

Em 2000, a empresa vive um grande momento de luto com o falecimento do seu fundador Marum Patrus de Souza, ou Dr. Marum como era conhecido.

Também foi uma década marcada por muitas conquistas. Conquistamos 12 prêmios de Melhor Transportadora neste período pelos clientes Santista Têxtil, São Paulo Alpargatas, Sociedade Hermes, ABLAC, BIC, Grupo Boticário, 3M, DHL, Natura e Stanley Black & Decker.

A empresa ficou entre uma das melhores para se trabalhar por seis vezes neste período, pelas revistas Exame e Época.

Período da inauguração de 25 unidades, aumentando a área de atuação, com novos pontos em Bauru, Birigui, Cachoeiro de Itapemirim, Campinas, Campos dos Goytacazes, Colatina, Curitiba, Divinópolis, Eunápolis, Franca, Itabuna, Juiz de Fora, Manhuaçu, Marília, Nova Serrana, Novo Hamburgo, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Salvador, Teixeira de Freitas, Teófilo Otoni, Vitória e Vitória da Conquista.

No ano de 2004, a Patrus Transportes muda sua sede da Matriz para o novo terminal em Contagem, onde também foi inaugurado o Núcleo de Memória e Cultura Marum Patrus, um espaço que exibe a história e fotografias da descendência da família Patrus e da transportadora.

Nesta década, a empresa passa a envolver em ações sociais e na preocupação com seus colaboradores. Por isso, inaugura o Centro de Desenvolvimento de Pessoas (CEDEP) na Matriz em Contagem, um espaço para a realização de treinamentos, convivência e o bem estar de seus funcionários.

Envolvida com causas sociais, a empresa passa a realizar a Gincana Solidária para arrecadar doações para instituições carentes. Em 2009, Marina Patrus inaugura o Instituto Marum Patrus (IMAP).

Durante a primeira visita do Papa Bento XVI ao Brasil, a Patrus Transportes fez todo o transporte voluntário dos materiais utilizados na missa realizada pelo Papa.

Década 2010

2010

A Patrus Transportes insere em seus valores os 3 pilares da sustentabilidade: social, ambiental e econômico.

Parceria com o Governo de Minas na divulgação da campanha Proteja Nossas Crianças.

Conquistamos 31 prêmios como Melhor Transportadora e por projetos socioambientais dos clientes Grupo Boticário, DHL, Natura, 3M do Brasil, Stanley Black & Decker, Dafiti, Jornal Exclusivo e Francal Feiras, ABF Afras, revistas Log Web e Frota e Cia, Fetransportes, ABRH MG e Nacional, Saint Gobain e Procter & Gamble (P&G).

Abertura de novas unidades em Aracaju, Araxá, Bom Jesus da Lapa, Caxias do Sul, Conselheiro Lafaiete, Fortaleza, Itaboraí, Ipatinga, Itajaí (que depois passou para Blumenau), João Monlevade, Paracatu, Patos de Minas, Poços de Caldas e São José dos Campos.

Lançamento do programa Direção Consciente, que contribui para a qualificação dos motoristas.

Recebemos a van Daily GNV (Gás Natural Veicular) da Iveco para utilizar nas entregas e testar as funcionalidades do combustível a GNV.

A Patrus Transportes celebrou 40 anos de fundação em agosto de 2013.

O Instituto Marum Patrus (IMAP) implantou o projeto Jovem no Transporte, que realiza curso e capacitação profissional para jovens entre 15 e 19 anos no Transporte Rodoviário de Carga.

Em 2015 a empresa adquiriu um Furgão da Renault movido a energia elétrica. O veículo não emite poluentes na atmosfera e consome 3KVA/16A de energia para rodar 120km, podendo transportar até 800kg.

Também em 2015 lançamos a primeira versão do aplicativo para acompanhamento do tracking dos pedidos das consultoras de beleza e entregas dos nossos clientes pelo smartphone.

Implantamos o sistema Lean Manufacturing no terminal de Campinas em 2016, com o sucesso da implantação mudamos o layout dos nossos terminais para operar dentro desta ferramenta.

Abrimos unidades próprias no Sul do país, com terminais em Blumenau, Florianópolis e Joinville.

Em agosto de 2019 apresentamos um novo posicionamento de comunicação e uma marca revitalizada. A mudança foi inspirada pelas transformações que vivemos ao longo dos 46 anos de atividades e aos modernos conceitos de gestão que nos colocam numa posição destacada no segmento de transportes e logística.

Posicionamento

Nós somos uma empresa de soluções em transporte de carga fracionada que busca guiar os seus clientes aos melhores caminhos para cada um. Por isso, investimos em capacitar pessoas e implementar tecnologias para transformar promessas em realidade.

Propósito

Manter o Brasil em movimento, conectando indústrias e pessoas.

Valores

  • Pessoas como maior valor
  • Paixão por cada detalhe
  • Olho no olho
  • Palavra é garantia
  • Busca pelos melhores caminhos
  • Comprometimento com o resultado

Open chat