Rastreie
sua carga
Clique para rastrear sua carga

Conheça o impacto da tecnologia no sucesso em logística!

934 Visualizações

Conheça o impacto da tecnologia no sucesso em logística!

Conheça o impacto da tecnologia no sucesso em logística!

A tecnologia é, de longe, um dos fatores que mais tem impulsionado as empresas rumo ao sucesso. Quando o assunto é transporte e entregas, por exemplo, dentro e fora das corporações, o que se vê é uma dinâmica constante, na qual a tecnologia em logística avança a passos largos.

O surgimento de novas soluções e recursos capazes de otimizar seus processos, modernizar setores e, de maneira geral, melhorar a qualidade do trabalho e dos trabalhadores, são alguns pontos que confirmam isso.

O impacto da tecnologia sobre o setor de transportes e logística é grande. Basta analisarmos a agilidade com que as mercadorias circulam por nosso país — de dimensões tão grandes — e chegam em nossas residências.

No post de hoje, vamos explorar um pouco mais sobre o tema, a fim de que você entenda como a tecnologia tem sido uma grande aliada para o sucesso da logística das empresas. Acompanhe!

Tecnologia em logística: a chave para a inovação

No cenário tecnológico atual, para qualquer atividade existe o auxílio de um recurso tecnológico capaz de otimizar e facilitar a sua execução, independentemente de ser executada por pessoas comuns ou por empresas.

Nesse contexto, os processos logísticos também tem sido fortemente impactados pelas inovações. Hoje já existem softwares específicos para gerenciar todas as informações relacionadas a logística da empresa, de forma a fornecer os dados essenciais às atividades dos gerentes desse setor.

É importante mencionar também que a tecnologia tem promovido o avanço em outras áreas, como o transporte, engenharia e informática, o que impacta diretamente a logística nas empresas. Por exemplo, o surgimento de veículos mais modernos e econômicos, a melhoria nas rodovias e no setor aéreo, tudo isso são efeitos causados pela tecnologia.

TI x Logística

Atualmente, é praticamente impossível dissociar a atuação dessas duas áreas no mundo corporativo.

No que diz respeito aos profissionais de TI em ambientes empresariais, foi abandonada aquela ultrapassada concepção de que eram apenas os responsáveis pela parte de informática da empresa.

Hoje, esses profissionais estão diretamente ligados à sua estratégia de negócios, contribuindo em diversos aspectos, como é o caso da própria logística.

Esse envolvimento da TI e de seus profissionais com a logística, a elevaram a um outro patamar: o pensamento estratégico unido à análise de dados e estatísticas, proporciona às empresas uma visão muito ampla dos processos, tornando a gestão muito mais eficiente e econômica.

Nesse contexto, além de fornecer recursos humanos capazes de otimizar a logística, é a TI quem também fornece novos conceitos tecnológicos valiosos para as suas atividades. Dos quais podemos citar:

1. Sistemas ERP

A utilização de sistemas de informação pelas empresas é o que viabiliza grande parte das inovações apresentadas neste post. Afinal, por meio deles é possível centralizar a gestão da informação de toda a empresa, integrando a logística de diferentes filiais em diferentes localidades, por exemplo, e permitindo uma tomada de decisão muito mais conjunta.

Além disso, esses sistemas permitem a análise dos dados de forma a antecipar futuras demandas e/ou possíveis inconsistências nos processos, permitindo que a empresa já se adapte para um aumento ou diminuição no fluxo de entregas, por exemplo, ou corrija falhas antes que elas causem prejuízos.

2. Automação

A automação é um conceito bastante utilizado em diferentes setores da empresa, a exemplo da logística. A partir dele é possível tornar a rotina de operações muito mais ágil, autônoma e menos sujeitos a falhas, além de diminuir o retrabalho, poupando tempo e dinheiro — ativos altamente valiosos quando o assunto é logística.

Para se ter ideia de como a automação está presente no nosso dia a dia e no das empresas, basta imaginarmos a seguinte situação: o consumidor entra no site e procura o produto que deseja; uma vez encontrado, já é informado da sua disponibilidade em estoque; em seguida ele fecha a compra e realiza o pagamento; uma vez aprovado, o produto agora será separado para o envio a transportadora.

De maneira bem simples, resumimos diferentes processos logísticos que ocorrem rapidamente em uma compra, graças à automação.

3. Tecnologia mobile

Esse conceito facilita o monitoramento e gestão de equipes externas, melhorando a comunicação entre a empresa e quem atua na ponta do processo logístico, realizando o transporte, por exemplo.

tecnologia mobile melhorou muito a segurança dos transportes e facilitou a vida dos envolvidos nesse processo, uma vez que é possível passar informações acerca do trabalho em tempo real, informando a empresa sobre eventuais dificuldades, atrasos e gastos excepcionais.

Além disso, hoje é possível monitorar a rota dos veículos, prevenindo furtos e roubos de cargas durante o transporte.

4. Softwares de gestão de estoque

Agilizar o processamento das informações relativas às vendas e encurtar o tempo de separação de mercadorias, evitando erros e atrasos nas entregas, são alguns dos benefícios de sistemas de gestão de estoque.

5. Softwares de CRM

Otimizar a relação com o cliente também é uma demanda do setor de logística. Afinal, poder identificar quais as reais necessidades dos consumidores pode ser uma forma altamente eficiente de melhorar a prestação dos serviços e alcançar a satisfação daqueles que os utilizam.

6. Cloud Computing

A difusão da computação em nuvem fez com que vários dos conceitos apresentados se tornassem mais acessíveis, principalmente às pequenas e médias empresas. Pois, a partir dela os custos reduziram bastante. Assim, por exemplo, os softwares de gestão de estoque e ERP puderam migrar para a nuvem e alcançar mais empresas.

Como é possível perceber, atualmente, a eficiência dos processos logísticos é diretamente proporcional aos investimentos em tecnologia e inovação que a empresa faz — os conceitos listados são alguns exemplos de onde o gestor pode focar suas atenções e investir.

Por fim, a preocupação com a logística da empresa deve fazer parte da rotina de qualquer gestor, pois em razão da alta competitividade do mercado e a demanda dos consumidores por mais agilidade nas entregas, negligenciar o papel da tecnologia em logística no sucesso do negócio pode ser altamente prejudicial para a imagem e os resultados financeiros da empresa.

Agora que você conhece um pouco mais sobre a influência da tecnologia nos processos logísticos, o que acha de fazer com que essas informações alcancem mais pessoas? Compartilhe nosso post nas suas redes sociais e contribua com outras pessoas.

Deixe um comentário

Open chat