Rastreie
sua carga
Clique para rastrear sua carga

Segurança no transporte: garanta que a sua transportadora está fazendo certo!

335 Visualizações

Segurança no transporte: garanta que a sua transportadora está fazendo certo!

Segurança no transporte: garanta que a sua transportadora está fazendo certo!

O transporte de cargas é um processo que vai muito além de deslocar produtos de um ponto até seu destino final. A logística é um sistema complexo e vários fatores podem interferir na integridade e segurança das mercadorias. 

O cenário é desafiador para transportadoras: ameaças externas — como roubos de cargas — e problemas internos — processos mal definidos, frota sem manutenção e mão de obra não capacitada, por exemplo — fazem com que a gestão de risco seja prioridade para empresas operarem em alta performance. 

Ao procurar por uma transportadora, é imprescindível se aliar com uma empresa de qualidade e eficiência, que preza pela segurança no transporte e investe nas melhores práticas do mercado. Afinal, até chegar às suas mãos, as mercadorias passarão por uma série de procedimentos e movimentações. Por isso, é necessário ter confiança total na empresa de transportes que está sendo contratada

Para saber se sua transportadora está fazendo um bom trabalho, acompanhe este artigo e conheça os aspectos indispensáveis para a segurança no transporte. 

Condições da frota

Veículos em excelentes condições e com a manutenção em dia estão menos sujeitos a sofrer acidentes e penalizações de trânsito, que podem colocar em cheque a integridade das mercadorias ou afetar o prazo de entrega. 

Sendo assim, certifique-se de que a transportadora tem uma política séria e segue um calendário de manutenções preventivas. Esse tipo de cuidado garante que os veículos estejam sempre disponíveis e sem problemas.

Faz parte da manutenção preventiva observar: 

  • o estado dos pneus: a segurança e eficiência na condução ficam comprometidas com pneus desgastados. O ideal é checá-los sempre, após cada jornada; 
  • a suspensão: esse item é um dos mais usados, sobretudo em estradas muito esburacadas. Assim, é essencial avaliar amortecedores, molas e bolsões de ar; 
  • fluidos: monitorar os fluidos dos sistemas hidráulicos e os níveis de óleo no motor é fundamental para evitar danos graves aos veículos;
  • motor: o funcionamento ótimo do motor evita que grandes falhas aconteçam, além de contribuir para otimizar o consumo de combustível; 
  • escapamento: assegurar que os níveis de emissão de gases são apropriados demonstra que a transportadora também preza pela sustentabilidade e é ecologicamente responsável. 

Peso das cargas

A distribuição incorreta da carga pelo caminhão também pode ser fonte de grandes problemas e comprometer o sucesso do transporte. De um lado, o excesso de peso causa desgaste nos veículos e pode prejudicar o funcionamento de algumas peças. Do outro, produtos precisam ser acomodados e fixados cuidadosamente nos caminhões. Caso contrário, os pacotes estão sujeitos a avarias e amassados por causa da intensa movimentação ao longo da viagem

Seguro de cargas

Contar com um auxílio extra é sempre uma excelente medida para reforçar a segurança. O seguro de cargas cobre problemas como roubos ou acidentes que possam prejudicar as mercadorias.

Para a empresa, isso é um ganho, uma vez que a perda de cargas representa um grande prejuízo financeiro. Para o cliente final, é a garantia de que seus itens estão resguardados. No fim, o custo-benefício desse investimento é excelente para ambas as partes. 

Dessa forma, procure saber mais sobre os termos de garantia e a abrangência do seguro adotado pela transportadora. Enviar produtos sem seguro é um risco que não compensa. 

Preferência por cargas fracionadas

Despachar toda a carga de sua empresa em uma única remessa contribui para potencializar os riscos. Caso algum imprevisto aconteça, todos os produtos podem ser comprometidos. Além disso, os custos de preencher um caminhão inteiro com mercadorias de um só cliente são muito mais altos para a organização. 

Nesse contexto, o sistema de cargas fracionadas é uma solução que agrada muitos clientes devido à sua flexibilidade, segurança, otimização do tempo de entrega e os custos. 

Nessa estrutura, um cliente pode fazer remessas em quantidades e volumes menores, já que o espaço de um mesmo veículo é compartilhado com as demandas de outras empresas, respeitando a natureza dos produtos. 

Além da economia que ela proporciona — uma vez que o valor do frete total é rateado entre as empresas —, o sistema de cargas fracionadas permite que empreendimentos operem com estoque mínimo e estabeleçam o fluxo contínuo das operações de produção, reduzindo gastos e riscos com armazenagem e estoques. 

CTA_Patrus_Checklist saiba como avaliar a sua transportadora!_final

Profissionais devidamente capacitados

Processos padronizados, equipamentos e tecnologia de ponta são grandes diferenciais que clientes buscam em boas transportadoras. Contudo, nada disso funciona eficientemente sem uma operação humana qualificada. 

Em todos os setores de uma empresa, uma equipe qualificada e produtiva é um grande ativo. Para a logística, que exige procedimentos bem planejados e estruturados para que todo o processo de distribuição seja bem-sucedido, profissionais preparados são fundamentais. 

Então, é importante observar se os profissionais estão sempre devidamente uniformizados, identificados e se demonstram ter um excelente conhecimento sobre as atividades que exercem. Esse aspecto é essencial para que o cliente se sinta bem atendido. 

A tecnologia a favor da segurança no transporte

A evolução da tecnologia permite que empresas tenham ferramentas capazes de automatizar e otimizar uma série de tarefas, tornando todas as operações mais rápidas e eficientes. 

Nesse cenário, a logística também se beneficia enormemente do uso de recursos digitais. No quesito segurança, o monitoramento e rastreio de cargas são soluções imbatíveis. 

Poder acompanhar o trajeto e o processo de entrega de um produto com precisão, visualizar toda a evolução da movimentação, bem como antecipar possíveis problemas, são benefícios facilitados pelos softwares de monitoramento que oferecem uma grande vantagem competitiva para uma transportadora. 

Por meio desse programa, tanto os gestores de frota quanto os clientes são capazes de saber, em tempo real, informações sobre a localização de uma carga. Assim, esse recurso é crucial para elevar a segurança e confiança no trabalho da prestadora do serviço.

Adotar medidas de segurança no transporte deve ser considerado prática de máxima importância para uma transportadora. Agora que você sabe o que é preciso garantir para que a remessa de seus produtos seja feita com sucesso, está preparado para contratar uma empresa que preze pelo melhor serviço. 

Você gostou de saber mais sobre a segurança no transporte? Então, que tal se informar ainda mais? Baixe o nosso e-book “Checklist: como avaliar sua transportadora” e aprimore de vez seus conhecimentos sobre esse tema! 

Deixe um comentário

Open chat