Rastreie
sua carga
Clique para rastrear sua carga

6 ferramentas de logística para otimizar os processos da sua empresa

6854 Visualizações

6 ferramentas de logística para otimizar os processos da sua empresa

6 ferramentas de logística para otimizar os processos da sua empresa

Independentemente do ramo de atuação, setor ou qualquer outra variável, com um fato devemos concordar: a tecnologia é uma das grandes aliadas das empresas — especialmente quando o assunto é a otimização de processos.

Os avanços proporcionados por recursos tecnológicos se tornam uma realidade cada vez mais presente, se estendendo desde as pequenas e microempresas às grandes corporações. No setor de logística, é possível comprovar como as ferramentas tecnológicas podem ser úteis na tarefa de melhorar a rotina de operações.

Por isso, fechar os olhos para a importância da tecnologia é, de certo modo, fechar as portas para o sucesso do seu negócio. Mas, como sabemos que essa não é a sua intenção, aqui vão 6 ferramentas de logística capazes de otimizar os processos da sua empresa, tornando-os mais tecnológicos e eficientes. Confira!

Tecnologia da informação como ferramenta

No passado, as empresas davam pouco valor à troca de informações entre o mercado. O fato é que era bem difícil e custoso manipular um grande volume de dados, visto que a maioria dos processos eram manuais e lentos.

No entanto, conforme a tecnologia foi avançando, a dinâmica das informações mudou. Agora, todos os tipos de dados e informações provenientes de atividades empresariais passaram a integrar a estratégia de negócios das corporações, contexto que fez surgir uma grande demanda pelo seu aproveitamento. Daí a importância da TI.

De modo geral, a tecnologia e a TI são, hoje, peças-chave nas empresas. São elas que fornecem grande parte dos recursos necessários para o bom aproveitamento das informações, organização e otimização dos mais diversos setores.

Na logística, a contribuição também é significativa, por exemplo, por meio de softwares de gestão e dispositivos eletrônicos. Em resumo, a TI se transformou em uma das mais eficientes ferramentas de otimização de processos nas empresas.

Conheça agora 6 delas!

1. Softwares de rastreamento de remessas

Grande parte da comodidade que hoje experimentamos na hora de receber nossas remessas está na possibilidade de acompanhar todo o processo de entrega.

Isso certamente se deve a recursos tecnológicos que catalogam e monitoram o produto por todos os locais onde ele passa.

Esse recurso otimiza e organiza não só o trabalho das empresas, mas também a relação com o cliente, que tem, muitas vezes, informações em tempo real sobre suas compras, o que passa uma maior segurança e confiabilidade de que tudo chegará dentro do previsto.

2. Softwares de gestão de estoque

Ao falarmos em logística, invariavelmente acabamos por relacionar questões de armazenagem. Afinal, logística é uma sucessão de atividades que também a envolve.

Nesse sentido, também entram em cena conhecidos softwares de gestão de estoque para empresas, que fornecem informações precisas para os gerentes/gestores de logística sobre a real situação do estoque, evitando situações como a indisponibilidade de produtos ou excesso na armazenagem, por exemplo.

3. ERP (Enterprise Resource Planning)

Um sistema ERP é capaz de integrar informações de diferentes setores da empresa e também com fornecedores e, a partir disso, fornecer uma visão muito mais ampla dos negócios, facilitando uma tomada de decisão mais estratégica.

Na prática, o ERP cria um banco de dados que pode ser facilmente acessado. Na logística, por exemplo, pode integrar os setores de estocagem — quando abastecido com informações relativas aos níveis de estoque, matérias-primas etc. — ao setor de compras, que rapidamente pode fazer a reposição de algum produto em falta.

4. CRM (Custom Relationship Management)

Dentro da cadeia de processos logísticos, as etapas que interferem na satisfação do cliente devem, a todo custo, serem observados. Afinal, a opinião do consumidor é fundamental para o sucesso da empresa. Nesse quesito, os softwares de CRM podem ser altamente valiosos.

Esses sistemas têm a função de capturar e armazenar informações relativas às relações que a empresa tem com o cliente e criar um banco de dados. Estas informações são utilizadas como uma maneira eficiente de antever demandas e necessidades dos consumidores, de forma que a empresa possa se antecipar nas soluções e atender às expectativas deles.

Além disso, o CRM ajuda a personalizar as novas ou já existentes interações com o cliente, com o intuito de aproximar e melhorar a sua relação com a empresa.

5. TMS (Transportation Management System)

O sistema de TMS é uma ferramenta muito útil às transportadoras. Ele tem a função de auxiliar no controle de informações relativas a fretes, entregas, eficiência dos motoristas e veículos, roteiros de viagens, rastreamento das mercadorias e até à emissão de documentos fiscais de cargas.

O TMS otimiza a qualidade e produtividade em todo o processo de transporte, permitindo uma maior integração e controle de toda operação, fornecendo um panorama completo dos custos relacionados.

Além disso, facilita o desempenho de algumas funções burocráticas como a emissão de NF-e (Nota Fiscal Eletrônica).

6. WMS (Warehouse Management System)

Aqui, a otimização acontece desde o setor de recebimento, separação, armazenagem e expedição de mercadorias. O sistema de WMS é um software que controla todo tipo de informações do estoque da empresa.

A partir da sua utilização, é possível ter um controle total do armazém, localizando de forma exata a posição de mercadorias, diminuindo o tempo em movimentações, erros de expedição e impactando diretamente a velocidade e produtividade na hora da preparação dos pedidos.

Em resumo, WMS é uma ferramenta voltada à organização das informações do armazém, reunindo e fornecendo de forma precisa os dados que a empresa precisa na hora de manipular produtos dentro das suas instalações.

Por fim, é visível como a tecnologia é valiosa para o bom desempenho da logística dentro de um negócio. Podemos ver, a partir das ferramentas de logística citadas neste post, como esse setor é beneficiado em suas atividades. Dessa forma, otimizar processos por meio da tecnologia é uma realidade nas empresas e se estabelece até como um grande diferencial competitivo, frente àquelas que preferem os modelos tradicionais nas suas operações.

Bem, agora é com você! Se gostou do post de hoje, que tal compartilhá-lo nas suas redes sociais e contribuir para que mais pessoas também se informem com este conteúdo? Até mais!

Comentários (3)

  • Avatar

    Miriam Nazareth de Almeida

    |

    Otimizar os Processos de sua Empresa.
    A Otimização de Processos Melhorar a Rotina de Operações no Setor de Logística
    Cada vez mais Presente por Isso para a Importância e mais Eficiente.

    Reply

  • Avatar

    Ícaro Fernandes

    |

    Vejo a otimização dos processos como uma forma de alavancar os processos conjuntos, ajudando na gestão de recursos e melhorando no atendimento final.

    Reply

  • Avatar

    Suelem Pacheco

    |

    Quando morava em Gov. Valadares era uma felicidade sem tamanho saber que minhas compras pela internet estavam sendo enviadas À mim pela Patrus, atenciosos e gentis, desde a moça que atendia o telefone para passar informações até os entregadores que sempre ligavam avisando que estavam à caminho.
    Hoje moro em uma cidade industrial no MS, Três Lagoas e faço faculdade de Logística, e cara, eu gostaria muito mesmo de trabalhar em uma empresa que eu admiro de longa data.
    Vocês bem que poderia abrir uma filial aqui né, cidade próspera situada em um ponto estratégico do mapa rsrsrs.
    Parabéns Patrus pela excelência em servir bem aos clientes.

    Reply

Deixe um comentário

Open chat