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6 oportunidades de crescimento com a logística de entrega

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6 oportunidades de crescimento com a logística de entrega

6 oportunidades de crescimento com a logística de entrega

Entre as últimas tendências do transporte e distribuição, a logística de entrega destaca-se como um fator importante para a fidelização de clientes e a construção de uma reputação organizacional sólida e positiva.

Saiba, no post de hoje, quais são as 6 principais oportunidades de crescimento para a sua empresa a partir da eficiência na logística de entrega. Confira e prepare sua empresa para a liderança do mercado!

1. Redução de custos logísticos

Na atualidade, redução de custos logísticos é uma das maiores preocupações dos gestores interessados em proporcionar o crescimento das empresas por meio da logística.

Entre os fatores que precisam ser gerenciados, estão a logística tributária, o cálculo de fretes, os custos com o armazenamento e as despesas relacionadas à manutenção da frota.

Quando bem executada, a logística de entrega otimiza o planejamento de rotas, facilita o combate ao roubo de cargas e promove a economia por meio do planejamento tributário, entre outras vantagens.

Esses processos resultam, invariavelmente, na redução de custos e na melhoria dos resultados alcançados por meio das operações logísticas relacionadas ao transporte e à entrega dos produtos.

Outro processo logístico impactado positivamente pela eficiência na logística de entrega é o controle de estoque, conforme explicaremos a seguir.

2. Mais eficiência na gestão de estoque

Independentemente do seu porte ou segmento, um dos principais gargalos logísticos enfrentados pelas empresas é a manutenção dos níveis ideais de estoque.

Para garantir a capacidade de atender à demanda do mercado, mesmo diante de oscilações, é preciso contar com as quantidades adequadas de matérias-primas e de produtos prontos para a venda.

Nesse sentido, ao investir na qualificação dos processos relacionados à distribuição e à entrega de mercadorias, as empresas conseguem otimizar a gestão de estoque, evitando a falta ou o excesso de itens armazenados.

O controle de estoque eficiente, por sua vez, promove a redução de custos logísticos e permite que as empresas possam acompanhar as exigências dos consumidores com mais eficiência, antecipando as necessidades de cada período.

Assim, a logística de entrega oferece às empresas a oportunidade de otimizar a previsão de vendas, como você verá agora.

3. Mais eficiência na previsão de vendas

A capacidade estratégica das empresas em integrar os processos logísticos ao departamento de vendas tornou-se uma grande exigência do mercado atual.

Considerando-se a disputa entre os concorrentes, é preciso garantir a eficácia na identificação das oportunidades de negócio, aproveitando todas as chances de atender às necessidades dos clientes.

Trata-se de um comportamento organizacional estratégico, que confere às empresas a possibilidade de entender melhor a movimentação do mercado, respondendo de maneira mais acertada aos desafios enfrentados.

Ao otimizar o desempenho na logística de entrega, as empresas conseguem alimentar o sistema de previsão de vendas com dados importantes, tais como o respeito aos prazos ou a taxa de devolução de produtos.

Dessa forma, os gestores podem operacionalizar as mudanças necessárias na cadeia de distribuição, no intuito de garantir que o estoque tenha plenas condições de atender a todos os pedidos com rapidez e qualidade.

Muitas vezes, esse pode ser o maior desafio para oferecer aos consumidores maior satisfação durante a experiência de compra.

4. Personalização da experiência de compra e fidelização de clientes

Os consumidores atuais estão em busca de experiências de compra personalizadas, que atendam às suas necessidades de maneira diferenciada.

Assim, ao investir na qualificação dos processos relacionados à logística de entrega, as empresas promovem a satisfação dos clientes, conquistando a sua confiança e favorecendo a sua fidelização.

Por outro lado, os benefícios para o relacionamento com os clientes promovidos pela logística de entrega são percebidos, também, quando ocorre algum problema com o transporte ou com a conservação das mercadorias.

A solução de problemas passa a acontecer de maneira mais rápida, fazendo com que todos os aspectos do atendimento ao consumidor sejam executados com eficácia, segundo as diretrizes da logística reversa.

Então, as exigências da logística de entrega relacionadas à fidelização de clientes envolvem, também, a capacitação da equipe de trabalho.

5. Qualificação do time de colaboradores

Uma vez que as empresas decidam alcançar a excelência nas operações relacionadas à logística de entrega, todo o time de colaboradores deve estar comprometido com esse objetivo.

É preciso que os profissionais tenham clareza quanto às práticas necessárias para alcançar bons resultados junto aos consumidores, que esperam receber seus produtos com agilidade e sem qualquer avaria.

Além disso, os consumidores querem receber um atendimento personalizado, exigindo das empresas a capacidade de antecipação das demandas e de rápida resolução de problemas.

Para que isso seja possível, é preciso investir na capacitação e treinamento da equipe, buscando consolidar um perfil que reúna as principais competências exigidas dos profissionais de logística na atualidade.

Sendo assim, a especialização na logística de entrega possibilita a qualificação da força de trabalho, fazendo da equipe um grande diferencial competitivo.

Por fim, a busca por um lugar de destaque no mercado pode ser facilitada se as empresas aprenderem a utilizar a logística de entrega para direcionar o seu planejamento estratégico.

6. Otimização do planejamento estratégico em logística

Quando executada de maneira eficiente, a logística de entrega oferece bons elementos para otimização do planejamento estratégico em logística.

Por meio da sistematização das informações referentes às operações de distribuição e transporte dos produtos, é possível garantir o feedback necessário sobre questões como:

  • o planejamento de rotas;

  • o controle de estoque;

  • o monitoramento de cargas;

  • o desempenho dos fornecedores de serviços logísticos.

Com essas informações, os gestores podem adequar as estratégias propostas inicialmente, direcionando as ações para garantir a melhoria dos processos logísticos e o alcance dos objetivos estabelecidos a curto, médio e longo prazo.

Portanto, chegando ao final do nosso post, é fácil perceber o quanto a logística de entrega pode beneficiar o crescimento dos negócios em diversos sentidos.

Sendo assim, ao desenvolver o planejamento estratégico em logística, as empresas devem garantir uma abordagem qualificada para as questões relativas ao sucesso das operações de distribuição e entrega.

Quer entender melhor a relação da logística de entrega e os demais processos logísticos com o sucesso das empresas no mercado atual? Assine a nossa newsletter e tenha acesso a um conteúdo especializado em gestão empresarial, logística e inovação!