Rastreie
sua carga
Clique para rastrear sua carga

6 oportunidades de crescimento para a sua empresa através da logística

444 Visualizações

6 oportunidades de crescimento para a sua empresa através da logística

6 oportunidades de crescimento para a sua empresa através da logística

Nos últimos anos, o acirramento da competitividade do mercado fez com que os gestores identificassem a logística nas empresas como parte fundamental das estratégias de negócio visando à satisfação dos clientes e o crescimento do negócio.

Por isso, selecionamos seis ótimas oportunidades que podem ser aproveitadas por meio da tecnologia e do planejamento aplicados à logística nas empresas. Confira neste artigo!

1. Acompanhar as tendências do mercado

A primeira oportunidade promovida pelo investimento em logística nas empresas diz respeito à capacidade do negócio para interpretar as tendências de demanda e responder ao mercado de maneira rápida e abrangente.

Uma vez que o conceito de logística está relacionado à construção do elo entre o negócio e o mercado, realizar processos logísticos eficientes permite à empresa melhorar o relacionamento com seus clientes.

Em tempos de competitividade acirrada, conquistar a confiança dos clientes é fundamental para a fidelização e para a manutenção de uma imagem positiva da empresa junto aos seus públicos estratégicos.

Em gestão empresarial, uma única oportunidade de crescimento relaciona-se de maneira interdependente a várias outras e, como a logística, não seria diferente.

Se por um lado os processos logísticos bem executados promovem a satisfação dos clientes e o reforço da imagem organizacional, por outro o investimento em tecnologia torna-se uma condição fundamental para que isso aconteça, delimitando uma outra oportunidade de crescimento possibilitada pela logística nas empresas.

2. Investir em tecnologia e inovação

Nos últimos anos, o investimento em tecnologia e inovação tornou-se um imperativo para as empresas que querem se destacar perante a concorrência e conquistar a confiança do consumidor.

De fato, a informatização é uma tendência definitiva em gestão empresarial, que simplifica as rotinas e possibilita aos gestores e demais colaboradores reduzir os equívocos e aumentar a produtividade.

À medida em que a logística nas empresas é otimizada com o uso de ferramentas e programas, especialmente desenvolvidos para o universo do transporte e distribuição, as oportunidades de crescimento ampliam-se e alcançam processos cada vez mais estratégicos para o sucesso do negócio.

Um desses processos é a gestão de estoque, como você vai entender melhor agora.

3. Ter uma gestão de estoque eficiente

Promover uma gestão de estoque eficiente, que sustente a capacidade da empresa para atender a todas as demandas dos clientes com precisão, constitui-se como um grande diferencial para a sua consolidação no mercado.

Trata-se de uma oportunidade de crescimento relacionada a um entendimento mais ampliado de todo o planejamento logístico, no qual as ações que garantem a distribuição dos produtos e a entrega dos serviços são compreendidas a partir de uma visão estratégica mais competitiva.

Desse modo, a eficiência da logística nas empresas permitirá o aproveitamento de todas as chances de negócio apresentadas pelo mercado, graças à manutenção de um estoque suficientemente abastecido e bem organizado.

No entanto, para que a gestão de estoque possa se constituir em uma oportunidade real de crescimento, é preciso encontrar os fornecedores certos, que estejam em sintonia com o entendimento da empresa sobre logística e vantagem competitiva.

É sobre essa questão que falaremos a seguir.

4. Construir boas parcerias com fornecedores

Assim, é possível garantir diversos benefícios para as empresas, tais como a economia de recursos e o cumprimento de todos os prazos definidos, promovendo a satisfação dos clientes e a construção de uma imagem positiva junto a esses públicos.

Nesse sentido, é importante desenvolver bons padrões de avaliação do trabalho dos fornecedores contratados, de modo a saber identificar os sinais que indiquem quando as operações estão sendo realizadas corretamente e, principalmente, quando é a hora de repensar a parceria e trocar de transportadora.

Afinal de contas, se a empresa não tiver à sua disposição uma boa cadeia de distribuição e transporte, de nada adiantam o investimento em tecnologia e a gestão otimizada do estoque.

A parceria de sucesso com a transportadora possibilita à empresa uma outra oportunidade de crescimento, relacionada ao acompanhamento em tempo real do transporte.

Entenda melhor essa questão agora!

5. Aprimorar o monitoramento de cargas

O monitoramento de cargas por meio da implementação de processos logísticos constitui-se em uma oportunidade de crescimento na medida em que oferece às empresas a possibilidade de corrigir os problemas de maneira mais rápida e eficaz.

Graças aos avanços tecnológicos disponíveis, é possível acompanhar todos os passos do transporte de cargas, desde a saída do estoque até a chegada ao endereço fornecido pelo cliente.

Esse acompanhamento é feito em tempo real, o que permite a rápida solução de problemas, agilizando a entrega e facilitando o cumprimento dos prazos estabelecidos.

É possível, por exemplo, sugerir rotas alternativas em caso de engarrafamento ou identificar equívocos na atuação dos motoristas e demais colaboradores responsáveis pelo transporte e fazer os apontamentos necessários no processo de avaliação de desempenho.

Além disso, o monitoramento de cargas constitui-se como oportunidade para evitar a ocorrência de assaltos, pois permite rastrear os produtos roubados, facilitando o trabalho das autoridades e a recuperação da carga.

Por fim, a logística nas empresas promove a oportunidade de otimização do planejamento estratégico, pois permite a integração dos processos logísticos a todos os demais processos realizados diariamente, facilitando as rotinas e promovendo o aumento da produtividade.

6. Otimizar o planejamento estratégico

No mercado atual, a logística integrada é uma das mais promissoras oportunidades de crescimento empresarial, pois possibilita a criação de um fluxo informativo entre todas as áreas da empresa e desta com seus parceiros e fornecedores, favorecendo o sucesso das operações.

Nesse sentido, os objetivos estabelecidos no planejamento estratégico encontram um caminho mais simplificado para serem alcançados.

Graças à contribuição da logística para o entendimento do mercado, os gestores conseguem estabelecer metas e propor estratégias que permitem às empresas oferecer exatamente aquilo que os seus clientes desejam.

Quer saber mais sobre logística nas empresas ou receber dicas e informações sobre mercado, tecnologia e gestão empresarial? Assine a nossa newsletter e receba um conteúdo exclusivo e atualizado!

Deixe um comentário

Open chat