Rastreie
sua carga
Clique para rastrear sua carga

7 benefícios da automação logística para a sua empresa

250 Visualizações

7 benefícios da automação logística para a sua empresa

7 benefícios da automação logística para a sua empresa

Processos fluidos, livres de ocorrências negativas e a custos mais atrativos, essas certamente são vantagens que todo profissional de logística deseja ter em seu setor.

A maior relevância dos processos logísticos dentro das empresas observada nos últimos anos tem feito com que muitos gestores e gerentes busquem alternativas e soluções para otimizar a rotina de operações desse que é um dos pilares da competitividade das organizações atualmente.

Hoje, grande parte dessas otimizações advém da tecnologia. É ela a responsável por promover as tão necessárias integração, organização e eficiência em diversos pontos da cadeia logística.

Nesse contexto, a automação logística passa a ser uma realidade nas empresas, dada a grande quantidade de benefícios ofertados por esse conceito. E é justamente sobre isso que falaremos.

Acompanhe a leitura do post de hoje e confira 7 benefícios que a automação logística pode trazer para o dia a dia da sua empresa!

1. Controle absoluto dos processos

Automatizar expedientes logísticos é, sem dúvida, garantir uma total organização em todos os níveis. Por meio de sistemas e softwares automatizados, a empresa recebe o apoio contínuo na hora de controlar cada etapa da cadeia logística, podendo mapear integralmente, se necessário, todos os processos nela envolvidos.

Nesse contexto, otimizações como a padronização e a maior agilidade são facilmente percebidas. Isso, de certa forma, acaba tornando a rotina dos profissionais mais simplificada e permite análises mais rápidas para a correção de inconsistências, bem como para a tomada de decisões.

2. Redução sistemática de erros

Outro grande benefício da automação logística é a redução da ocorrência de erros. Esse é um ponto crucial da gestão logística, visto que desde erros mais simples até falhas graves, todos devem ser eliminados, pois comprometem a satisfação do cliente final e a competitividade da empresa.

Assim, com a automação, muitos processos manuais, lentos e burocráticos assumem uma roupagem mais tecnológica, passando a ser desenvolvidos por sistemas inteligentes e menos suscetíveis a erros.

Tal fato é refletido em toda a estrutura da logística, visto que a integração dos processos — outro benefício que veremos mais adiante — faz com que falhas em determinadas etapas acabem irradiando para outras. Por isso, é tão importante estar atento.

3. Redução dos custos

Esse, talvez, seja o ponto mais valorizado pelas empresas na hora de buscar alternativas para otimizar a logística. Notadamente um dos braços das organizações em que se concentram maior parte dos gastos, qualquer redução nos custos logísticos é sempre muito bem-recebida.

Nesse aspecto, a automação também traz grandes vantagens. Os próprios tópicos anteriormente citados já servem de exemplo para comprovar como os custos podem ser reduzidos. O maior controle sobre os processos, por exemplo, permite ações mais eficientes e a identificação prematura de falhas, o que poupa prejuízos com a eliminação de riscos.

Além do mais, a substituição dos processos manuais por soluções automatizadas, com a consequente redução de erros e retrabalho, também afetam positivamente os custos. Sem falar que esses sistemas autônomos reduzem a necessidade de recursos humanos e de gastos com treinamentos e etc.

4. Alta integração e centralização de informações

O uso de plataformas automatizadas de gestão e diversos outros softwares que trabalham de forma integrada, permite aos responsáveis pelo setor e também para os seus colaboradores ter uma noção mais ampliada de tudo o que acontece.

O acesso rápido a dados e informações úteis ao trabalho pode ser feito por meio de sistemas únicos, os quais centralizam a gestão de diferentes etapas do processo logístico e também de outros setores.

Tudo isso contribui para uma troca de informações mais ágil e uma tomada de decisão mais eficiente, além de facilitar um ponto muito importante que é o estabelecimento e acompanhamento de métricas e indicadores logísticos, como eficiência, produtividade etc.

5. Apoio na tomada de decisão

Outro aspecto estratégico da automação logística é sua capacidade de subsidiar de maneira mais confiável a tomada de decisão. Grande parte dos modernos sistemas de gestão e automação oferecem a possibilidade de criação de relatórios operacionais da empresa.

Esse recurso poupa um tempo significativo das equipes, pois elas não têm que se debruçar por horas sobre a elaboração de planilhas e relatórios complexos, já que os sistemas o fazem de maneira muito mais rápida e precisa, tomando por base a análise de dados integrados que contemplam todos os processos.

A partir dessas informações, os líderes, gestores e gerentes logísticos têm todo o suporte de que necessitam para decidir sobre ajustes nas atividades do negócio, conforme acharem mais prudente, se apoiando, para tanto, em dados concretos e estatísticos da própria empresa.

6. Reforço na cultura de inovação

Sabe-se o quão importante é manter a empresa alinhada às demandas do mercado. Hoje, a tecnologia é o maior exemplo delas. A demanda por uma atuação pautada em recursos inovadores, que entregam mais agilidade, comodidade e segurança aos clientes é extremamente alta.

Por isso, é essencial que a empresa dedique esforços para manter uma gestão da inovação sempre presente em suas atividades, a fim de se manter forte e competitiva. Isso, de certa forma, passa por seu trabalho enquanto gerente logístico.

Investir em automação logística reforça significativamente a modernização da empresa. A adoção de sistemas mais tecnológicos e eficientes eleva a qualidade dos processos e se reverte em satisfação do cliente final, que recebe suas remessas em conformidade, tempo hábil e a custos atrativos. Interessante, concorda?

7. Otimização na gestão de riscos

A gestão de riscos na logística é matéria de ordem no dia a dia de qualquer gerente, você bem sabe disso. Contudo, com a automação logística, grande parte dos riscos envolvidos nos diversos processos e etapas são eliminados.

Atrasos nas entregas se tornam mais raros, pois a automação, como vimos, permite um controle mais amplo das tarefas, potencializando o acompanhamento e identificação de falhas e gargalos antes que gerem problemas maiores.

Além disso, a automação ainda ajuda a evitar acidentes de trabalho e melhora a segurança nos deslocamentos das cargas, por meio do monitoramento em tempo integral da frota, roteirização etc.

Por fim, como foi possível perceber, o que não faltam são benefícios para a sua empresa quando o assunto é a automação logística.

Investir recursos e tempo nesse quesito é, sem dúvida, mais do que uma questão estratégica, é uma necessidade do mercado atual. Então, não hesite em automatizar e ver o seu negócio ainda mais competitivo.

Gostou deste post? Quer seguir aprendendo mais sobre logística? Então, dê uma conferida no nosso post sobre cross docking em logística e amplie seus conhecimentos!

 

Deixe um comentário