Rastreie
sua carga
Clique para rastrear sua carga

8 dicas para escolher a melhor transportadora para a sua empresa

137 Visualizações

8 dicas para escolher a melhor transportadora para a sua empresa

8 dicas para escolher a melhor transportadora para a sua empresa

As empresas que trabalham com a venda de produtos e serviços estão sempre em busca de oferecer a melhor experiência de consumo para seus clientes, de modo que consigam crescer no mercado e elevar os lucros. Mas essa expansão do negócio vem acompanhada de novos desafios.

Dentre eles, como adequar o sistema logístico atual à nova realidade da empresa, que conta agora com um fluxo e volume maiores de itens? De fato, os gestores precisam retraçar estratégias para a gestão da cadeia de suprimentos, avaliar como funcionará a distribuição e buscar novos parceiros logísticos.

Nesse sentido, o sucesso da parceria entre transportadora e instituição contratante é essencial para o sucesso do negócio e a satisfação do cliente final.

Mas então, como escolher uma transportadora que garanta o melhor serviço, cumpra prazos, ofereça uma boa relação custo-benefício e ainda se adéque às necessidades do negócio? Se essa é a sua dúvida, continue lendo e confira 8 dicas para fazer a escolha certa!

1. Conheça suas necessidades

Empresas que têm uma visão clara de suas demandas podem encontrar com mais facilidade a transportadora que vai cumprir com as suas expectativas.

Por isso, para fazer pesquisas mais assertivas, comece examinando as necessidades da sua empresa e certifique-se de que você sabe exatamente o tipo de serviço que espera de uma transportadora. Assim, quando estiver avaliando as cotações recebidas, será mais simples fazer a melhor escolha.

2. Pesquise referências

Faça uma intensa pesquisa das empresas transportadoras no mercado. Procure saber o máximo que puder sobre os contatos em potencial: taxa de entregas dentro do prazo, trajetos, processos de segurança, reclamações em relação a entregas atrasadas ou produtos com defeito, entre outros aspectos.

Peça também referências de colegas do seu segmento e cheque a reputação da empresa na internet. Existem muitas reclamações ou questões de clientes que a transportadora nem sequer respondeu?

Enfim, estude as críticas, e até os elogios, que encontrar e veja se a cultura e os valores da instituição transportadora estão em sintonia com os do seu negócio.

3. Considere o investimento em tecnologia

Nos dias de hoje, ferramentas tecnológicas são mais que um diferencial — são um recurso indispensável.

Por isso, verifique se a transportadora conta com mecanismos de rastreamento de carga, por exemplo. É possível acompanhar o andamento do veículo com seus produtos pela internet ou até por aplicativos em dispositivos móveis?

Prefira sempre as transportadoras que investem em tecnologia e oferecem ferramentas digitais. Sem dúvida, esses recursos serão muito úteis para uma gestão de logística mais eficiente do seu negócio.

4. Saiba mais sobre a situação e transparência econômica da empresa

Mesmo considerando o fato de que você é a parte contratante, e que realizará pagamentos, é uma boa medida checar a situação financeira da transportadora que você pretende contratar.

Digamos, por exemplo, que você solicita um serviço e, depois, descobre que ele não pode ser executado porque a transportadora não pode arcar com os custos de transporte. Essa demora, ou até a não remessa dos itens, poderá causar danos na sua produção, e ainda deixar seus clientes insatisfeitos.

5. Avalie a frota

Antes de escolher uma transportadora, também é essencial avaliar as condições dos seus veículos. Afinal, esses carros transportarão os seus produtos, e qualquer problema com acidentes poderá causar prejuízos diretos para o seu negócio.

Então, verifique se a empresa dispõe da quantidade mínima de veículos necessários e analise o estado de conservação dos carros.

Procure ainda saber se a manutenção está em dia. Transportadoras confiáveis sempre contam com uma frota nova ou, ao menos, bem conservada para oferecer mais segurança e um serviço de qualidade aos seus clientes.

6. Informe-se sobre a segurança

Não há dúvida: segurança é um item de prioridade. Infelizmente, existem casos de acidentes e furtos de carga nas estradas, o que prejudica todos — tanto a empresa contratante como a transportadora.

Por isso, é importante buscar uma transportadora parceira que invista em segurança e assegure que seus produtos estarão em boas mãos. Inclusive, os sistemas tecnológicos de rastreamento e monitoramento que mencionamos anteriormente contribuem muito aqui, pois permitem que a carga esteja sempre sendo vigiada.

Confira também se a transportadora investe em sistema de câmeras para os armazéns ou pontos de embarque e desembarque de carga, seguro para os produtos transportados e uma equipe bem treinada e especializada em condução defensiva.

7. Busque saber sobre os processos de qualidade da transportadora

Outro ponto importante na hora de escolher a transportadora adequada é observar a questão das entregas. Boas transportadoras têm processos logísticos otimizados e efetuam entregas com segurança, deixando o cliente tranquilo e certo de que o trabalho está sendo executado conforme foi prometido.

Por isso, procure parceiros que prezam pela agilidade, pontualidade e cumprimento de prazos —esses aspectos serão um verdadeiro diferencial para seu negócio.

Além da tecnologia — que é uma grande facilitadora —, procure por transportadoras que oferecem um bom atendimento e suporte customizado para as necessidades do cliente.

É um grande alívio perceber que sua empresa conta com uma parceira que domina as melhores práticas do mercado e está sempre a postos para sanar as dúvidas ou resolver problemas. Assim, priorize uma transportadora que se esforce para aprimorar seus serviços e processos e oferecer qualidade, sempre.

8. Analise a equipe

Por fim, uma empresa confiável também investe em treinamento, de forma que a sua equipe consiga, a qualquer momento, solucionar as dúvidas dos clientes e desempenhar suas atividades com maestria.

Então, observe se os profissionais que trabalham na transportadora estão devidamente uniformizados, sendo atenciosos e bem informados sobre os processos. Afinal, são esses funcionários que irão transportar e manipular sua carga, certo?

Procure ainda se informar sobre os funcionários que fazem a checagem, o embarque e desembarque de itens, e os motoristas, se estão devidamente habilitados e treinados para guiar com prudência.

Avaliando cada um desses itens com cuidado, você conseguirá escolher uma transportadora adequada para as necessidades do seu negócio. Dessa forma, você terá certeza de que contará com um serviço de qualidade, que realmente agrega valor as suas operações.

Enfim, gostou do nosso post? Então, aproveite agora para ler também sobre o planejamento de logística e sua importância e tenha nossas dicas em mente para fechar boas parcerias para o seu empreendimento!

 

CTA_Patrus_Checklist saiba como avaliar a sua transportadora!_final

 

Deixe um comentário