Rastreie
sua carga
Clique para rastrear sua carga

A importância da escolha da embalagem para o transporte de cargas

1489 Visualizações

A importância da escolha da embalagem para o transporte de cargas

A importância da escolha da embalagem para o transporte de cargas

Para que o transporte de cargas seja de qualidade e atenda às expectativas da empresa e do cliente, algumas premissas devem ser observadas. Entre elas, a escolha da embalagem para transporte merece uma atenção especial.

Alguns gerentes logísticos, preocupados em cumprir com o prazo de entrega e com a gestão de estoque, acabam se descuidando da embalagem de suas mercadorias, um aspecto tão relevante quanto os demais para o sucesso do setor.

Por isso, preparamos este post para ajudá-lo a compreender melhor o peso que essa escolha tem não só sobre as vendas, como também sobre a qualidade e segurança do transporte de suas mercadorias. Se interessou pelo assunto? Prossiga com a leitura!

As características de uma boa embalagem

Como você sabe, a embalagem possui inúmeras funções. Em resumo, ela deve reunir quatro competências: marketing, design, meio ambiente e logística.

Sendo assim, para que uma embalagem seja considerada adequada, ela deve, primeiramente, ser capaz de atrair e convencer o cliente acerca da qualidade e utilidade do produto e possuir um design inovador e condizente com o produto que apresenta.

Ademais, deve seguir um padrão que não cause danos ao meio ambiente, sendo extremamente aconselhável que seja reciclável e contribua para um mundo mais sustentável.

Por último, cabe frisar que a embalagem deve trabalhar a favor da logística. Com isso, o que se pretende dizer é que ela precisa ser adequada para as diversas fases do processo, desde a movimentação até o transporte ao consumidor final.

Tipos de embalagens utilizados na logística

Dentro da logística, a embalagem pode ser classificada em grupos. É importante que você conheça e compreenda o papel de cada um desses tipos, pois isso facilita a escolha do invólucro ideal para seus produtos. Acompanhe:

1. Primária

A embalagem primária, como o nome sugere, é a que tem contato direto com o produto, tornando-se uma das grandes responsáveis por protegê-lo.

Para que fique mais fácil a visualização, se sua empresa produz medicamentos em forma de comprimidos ou um alimento perecível, como o café, a embalagem primária seria a cartela e o saco plástico, respectivamente.

2. Secundária

A embalagem secundária equivale a próxima etapa e tem como função agrupar diversas mercadorias. Nos exemplos citados acima, ela equivale à caixa de medicamentos, contendo diversas cartelas ou a uma caixa em que são acondicionados diversos pacotes de café.

3. Terciária

A embalagem terciária é a última etapa do processo e tem como função agrupar diversas embalagens secundárias e prepará-las para o transporte. Exatamente por isso, também recebe o nome de embalagem de transporte e é crucial para a correta execução dessa etapa logística.

A importância da embalagem para o transporte

Aprofundando um pouco mais nesse aspecto, é interessante reforçarmos a importância da embalagem para a logística, especialmente no que diz respeito ao transporte das mercadorias.

Como você sabe, a logística é formada por diversas etapas, e uma boa embalagem deve ser capaz de proteger e suportar essas fases com qualidade e eficiência, caso contrário, a empresa terá prejuízos com a perda de cargas.

Portanto, a embalagem exerce um papel fundamental no transporte de cargas, como um recipiente de proteção, agrupamento e, claro, um facilitador do transporte e armazenagem dos produtos.

Desde o momento que a mercadoria é preparada dentro da empresa até percorrer todo o caminho para ser entregue ao cliente, é a embalagem que assegura sua integridade e preserva suas propriedades. Ou seja, ela evita que o negócio enfrente problemas com:

  • perda de produto por rompimento da embalagem;

  • contaminação do produto por materiais tóxicos;

  • danos à mercadoria em decorrência das trepidações e movimentações dentro dos caminhões;

Sendo assim, podemos concluir que uma embalagem escolhida de maneira adequada contribui não só para o sucesso da logística, mas também para o de toda a empresa, uma vez que é possível que as entregas sejam efetuadas com qualidade e segurança.

Cuidados na hora de escolher a embalagem para seu produto

Depois de todas as informações apresentadas, pode-se concluir que a escolha da embalagem é uma decisão estratégica que impacta diretamente nos resultados do setor. Por isso, para que se tenha êxito, é importante tomar certos cuidados.

Confira a seguir o que você deve observar ao fazer essa escolha:

1. Escolha uma embalagem adequada ao tipo de produto

Existem mercadorias que, naturalmente, exigirão embalagens diferenciadas e, por isso, você deve atentar às características de cada uma delas.

Por exemplo, no caso de alimentos e medicamentos, é preciso assegurar que, além de uma boa apresentação, elas sejam práticas, resistentes e protejam a saúde do consumidor.

2. Escolha embalagens sustentáveis

Outro aspecto que deve ser observado, conforme já mencionado, é o impacto ambiental causado pelo material escolhido.

Nos dias de hoje, há uma preocupação recorrente com o desenvolvimento sustentável e é preciso que cada empresa saiba a importância de suas atitudes no processo de proteção e preservação do meio ambiente.

3. Avalie os custos da embalagem escolhida

Além dos aspectos citados, é imprescindível observar o custo final da embalagem escolhida. Afinal, caso ela seja muito cara, provavelmente sua empresa terá de repassar algum valor ao cliente, aumentando o preço do produto.

Portanto, é interessante analisar as opções à sua disposição para que se possa comparar o custo e o benefício de cada uma delas.

4. Confira se a embalagem possui certificação no Inmetro

A certificação da embalagem no Inmetro — Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia — é uma característica que não pode passar despercebida pelo gerente logístico.

Essa instituição faz inúmeros testes que comprovam a capacidade de a embalagem ser utilizada para o fim que promete, resguardando sua mercadoria de danos. Portanto, caso não possua esse certificado, a embalagem deve sempre ser desconsiderada.

Após todas as informações apresentadas, você deve ter concluído que a embalagem para transporte é parte fundamental para o sucesso da logística e do transporte de cargas.

E uma empresa responsável e atenta a isso, certamente, está um passo à frente da concorrência, pois já visualizou o quanto isso melhora a qualidade de suas entregas e favorece a satisfação do cliente.

Quer aprender mais sobre o assunto? Descubra se a sua transportadora tem garantido a segurança no transporte de suas mercadorias!

 

Deixe um comentário

Open chat