Rastreie
sua carga
Clique para rastrear sua carga

As 6 dicas mais importantes sobre monitoramento de cargas

184 Visualizações

As 6 dicas mais importantes sobre monitoramento de cargas

As 6 dicas mais importantes sobre monitoramento de cargas

Nos dias atuais, um dos principais desafios da gestão em logística é manter atualizado o conhecimento a respeito das principais dicas de monitoramento de cargas.

As empresas e seus gestores precisam compreender todas as estratégias de monitoramento e conhecer as inovações tecnológicas para evitar prejuízos e melhorar o desempenho nos demais processos relacionados ao transporte.

Conheça, agora, as seis principais dicas de monitoramento de cargas e entenda como elas devem ser seguidas para melhorar o desempenho em logística. Confira!

1. Realize o planejamento estratégico

O sucesso no monitoramento de cargas começa com um bom planejamento estratégico. É preciso analisar todas as variáveis internas e externas que podem interferir nos processos, tais como as localizações geográficas, as características do trajeto, o conhecimento da equipe de funcionários e as condições da frota.

Com base nas estratégias previamente definidas, é possível reduzir custos de logística e melhorar o tempo de entrega, dentre outros benefícios.

A tecnologia disponibiliza softwares que otimizam o planejamento de rotas e de distribuição, além de ferramentas para gestão da frota, como mostra a nossa segunda dica.

2. Invista em tecnologia de ponta

A gestão automatizada é uma realidade incontestável também quando se trata de logística.

Para o monitoramento de cargas, é possível investir em uma série de programas e dispositivos que otimizam os processos e garantem bons resultados.

Entre as mais modernas tecnologias disponíveis estão o GPS, para rastreamento em tempo real, os sistemas para comunicação com os motoristas, os programas de gestão de frota e as câmeras para acompanhamento das viagens e entregas.

Além de otimizar o monitoramento de cargas, os recursos tecnológicos usados em logística ajudam a corrigir as falhas do sistema de transporte e atuam na prevenção do roubo de cargas.

Para que a tecnologia possa oferecer todos os benefícios possíveis, o treinamento da equipe de funcionários é fundamental.

3. Garanta o treinamento da equipe

O treinamento dos motoristas e demais funcionários da equipe é uma ação muito importante em se tratando de dicas de monitoramento de cargas.

Sempre é preciso lembrar que as estratégias traçadas, por melhores que sejam, dependem do trabalho em equipe para que possam ser realizadas com sucesso.

Os motoristas precisam ser orientados quanto às questões de direção segura, repouso e alimentação; quanto ao uso das ferramentas e dispositivos de rastreamento e comunicação; e serem colocados a par de todas as ações definidas previamente no planejamento.

Isso garante maior rapidez na informação sobre problemas no trajeto ou na frota, que, além de estar com a manutenção em dia, precisa ser conferida rotineiramente antes de cada viagem.

4. Confira diariamente as condições da frota

O monitoramento de cargas deve prever a conferência de todos os fatores que são fundamentais para que o transporte e a entrega ocorram com o mínimo de intercorrências possíveis e de acordo com todas as normas previstas.

Isso significa que itens como limites de peso, condições dos pneus e freios e documentação do veículo e da carga devem fazer parte de uma checklist habitual para a gestão de frotas.

A conferência desses e de outros fatores antes de cada viagem dá mais agilidade, reforça a segurança dos processos e colabora tanto para a diminuição de problemas mecânicos quanto para a prevenção de acidentes durante o transporte da carga.

Porém, ainda que esses cuidados sejam tomados, as empresas precisam estar preparadas para prejuízos relacionados a sinistros. Por isso, a próxima dica de monitoramento de cargas também precisa ser colocada em prática.

5. Faça o seguro de cargas

Para garantir uma tranquilidade maior ao longo de todos os processos de transporte e entrega de cargas, é interessante avaliar as melhores condições para contratação de um seguro de cargas.

Assim, mesmo que não haja sucesso no cumprimento de todas as dicas de monitoramento de cargas e ocorra algum sinistro, as empresas poderão contar com a cobertura das seguradoras para reduzir os impactos negativos de um possível acidente.

É muito importante manter a documentação do veículo e da carga totalmente atualizada para que possa ser submetida à conferência da seguradora, caso seja necessário.

Estamos chegando ao final das nossas dicas de monitoramento de cargas e a última delas diz respeito à importância do relacionamento com os clientes.

6. Valorize o feedback dos clientes

O último cuidado importante para o sucesso da sua empresa no monitoramento de cargas está na valorização do feedback dos clientes sobre as condições do pedido no momento da entrega.

Além da utilização de documentos impressos para confirmação da chegada das mercadorias ao seu destino, é possível estabelecer canais de comunicação específicos para que os clientes possam repassar à empresa detalhes sobre a entrega.

Muitas vezes, apenas os formulários impressos não são suficientes para coletar dados que possam ajudar na melhoria dos níveis de satisfação do cliente e no ajuste de ações que possam não estar sendo realizadas conforme o previsto no plano de monitoramento de cargas.

As dicas de monitoramento de cargas são fundamentais para melhorar o desempenho das empresas na gestão dos seus processos logísticos. Entenda melhor essa questão.

Como as dicas de monitoramento de cargas melhoram o desempenho em logística?

O monitoramento de cargas é um dos processos logísticos mais importantes, pois permite que a empresa atue de maneira proativa em relação a eventuais inadequações que possam surgir até o momento da entrega das mercadorias.

A rapidez com que os gestores ficam cientes dos acontecimentos é fundamental para que os erros possam ser corrigidos e a experiência dos clientes com o transporte de cargas possa ser a melhor possível.

Ao priorizar o monitoramento de cargas de qualidade, a empresa ganha em vantagens, como a prevenção de roubos e de acidentes com a frota, além de promover a redução de custos e de se posicionar melhor junto aos clientes.

No entanto, para garantir o sucesso na implementação das dicas de monitoramento de cargas, a avaliação de resultados por meio de indicadores de desempenho previamente estabelecidos é um procedimento fundamental.

Que tal entender melhor esse assunto agora? Confira nosso artigo sobre a importância dos indicadores de desempenho logísticos!

Deixe um comentário

Open chat