Rastreie
sua carga
Clique para rastrear sua carga

Conheça aqui os 5 princípios da inteligência logística

298 Visualizações

Conheça aqui os 5 princípios da inteligência logística

Conheça aqui os 5 princípios da inteligência logística

Você já ouviu falar em inteligência logística? Apontada como uma importante estratégia empresarial, a logística tem se aperfeiçoado a cada dia mais na busca por processos mais eficientes e menos custosos.

O atual cenário que vivenciamos é de alta concorrência. Essa realidade de busca acirrada pela preferência do consumidor exige métodos logísticos que aumentem a qualidade do produto e serviço e que, ao mesmo tempo, conduzam a uma maior satisfação da clientela e aumentem a rentabilidade do negócio.

É nesse contexto que a inteligência logística tem se destacado e se tornado um importante diferencial competitivo para as empresas.

Quer aprender mais sobre o assunto? Então, prossiga com a leitura!

O que é inteligência logística?

Antes de falarmos sobre os princípios da inteligência logística, é interessante entendermos melhor esse conceito. Isso facilitará a compreensão desse material e o ajudará a colocar em prática nossas dicas.

Assim, de maneira resumida, a inteligência logística pode ser conceituada como o conjunto de habilidades e competências de um empreendimento que permite a criação e desenvolvimento de respostas ágeis e eficazes para as mais diversas demandas.

Em outras palavras, estamos nos referindo à capacidade de um negócio de se organizar e apresentar soluções eficazes e mais rápidas do que seus concorrentes, capazes de entregar ao cliente um bom produto ou serviço.

No dia a dia de uma empresa, ela pode ser percebida por meio de atividades que agregam conhecimentos e habilidades dos colaboradores com o foco em aprimorar os processos logísticos e, desse modo, se destacar no mercado.

É por essa razão que podemos afirmar que uma empresa que se preocupa em desenvolver os princípios da inteligência logística experimenta um fomento a soluções criativas, inovadoras e direcionadas à satisfação das expectativas de sua clientela. Ou seja, trata-se de um grande diferencial no cenário de competitividade em que vivemos.

Quais os princípios da inteligência logística?

Agora que você já compreende melhor esse conceito, podemos, enfim, apresentar os 5 princípios mais importantes da inteligência logística.

Se o seu negócio está em busca de uma cadeia logística otimizada e com redução de custos, é importante manter-se atento aos tópicos seguintes. Afinal, com a aplicação desses princípios, é possível aprimorar processos, reduzir custos logísticos e desenvolver soluções diferenciadas.

Ficou curioso? Acompanhe!

1. Visão estratégica dos processos

Como gerente logístico, é essencial que você desenvolva um olhar mais estratégico sobre seus processos e atividades diárias. Isso porque, de modo geral, a empresa se torna mais eficiente quando se tem uma visão geral sobre recursos, atividades e processos.

Com isso, não apenas o setor de logística como toda a empresa poderá entender melhor seus pontos fortes e fracos.

Ademais, é possível visualizar como tem sido a integração entre as diversas áreas da empresa, o modo com que as tarefas têm sido executadas e os papéis que precisam ser desempenhados por cada integrante da equipe.

Como consequência, o gestor terá melhores condições de identificar gargalos e eliminá-los antes que tomem uma proporção maior e afetem a produtividade do empreendimento.

2. Liderança

Já falamos sobre liderança aqui no blog. Em resumo, é possível concluir que o sucesso de toda e qualquer empresa depende da maneira com que seus gestores conduzem as atividades e seus colaboradores.

Se o gerente souber se portar como um verdadeiro líder, isto é, souber delegar tarefas, motivar o grupo, cobrar resultados, otimizar a cadeia produtiva e monitorar os resultados alcançados, certamente, a logística se tornará um de seus grandes destaques.

É importante ter em mente que a liderança é, atualmente, uma das principais habilidades a serem desenvolvidas por gestores e empreendedores e, exatamente por isso, é entendida como um princípio da inteligência logística.

3. Comunicação eficiente

Não restam dúvidas de que a comunicação, seja ela interna ou externa, é um ponto fundamental para o aprimoramento das atividades de uma empresa.

Comunicar-se bem com funcionários, clientes e fornecedores é o primeiro passo para conquistar processos logísticos ágeis e eficazes e, claro, reduzir custos de maneira eficiente.

Via de regra, uma boa comunicação é fator fundamental para que todos os envolvidos conheçam a cadeia produtiva e todos os desafios a serem enfrentados. Lembrando que falhas nesse sentido podem acarretar em erros nas etapas, atrasos nas entregas e aumento dos custos operacionais.

Ademais, uma comunicação ineficiente quase sempre compromete a relação da empresa com seus clientes, afetando sua credibilidade no mercado.

4. Organização logística

O quarto princípio da logística eficiente é a organização. Em um mercado tão acirrado e com consumidores cada dia mais exigentes, torna-se crucial que a empresa, e especialmente o setor de logística, mantenha-se organizado.

De modo geral, é possível concluir que as pessoas rendem mais quando estão em ambientes organizados, isso significa que a produtividade está diretamente ligada à organização do espaço e atividades da empresa.

Assim, por exemplo, quanto mais sistematizado e organizado for o estoque do negócio, melhor seus colaboradores desenvolverão suas atividades e, consequentemente, suas entregas serão mais rápidas e de qualidade.

Desse modo, podemos dizer que a logística inteligente está associada a processos logísticos organizados e otimizados.

5. Busca por melhorias contínuas

Outro grande e importante princípio da logística inteligente é a incansável busca por melhoria dos processos. Afinal, se algo ainda pode ser aperfeiçoado, é preciso trabalhar para que se atinja a excelência.

Ademais, esse princípio contribui para que o mercado e o consumidor tenham sempre os melhores serviços e produtos à sua disposição. Com o foco em eficiência e produtividade, a competitividade aumenta e os clientes são os maiores favorecidos.

Importante ressaltar que a melhoria contínua é uma necessidade real para empresas que desejam manter-se competitivas no mercado. Afinal, de nada adianta aperfeiçoar um ou outro processo uma vez ao ano. É preciso investir em melhorias constantes, capazes de manter o nível de produtividade do negócio sempre em alta.

Como você viu, a inteligência logística é uma forte tendência para os próximos anos. Toda empresa que pretenda conquistar bons resultados e desenvolver processos mais eficientes e baratos, deve atentar aos princípios acima indicados e se esforçar para colocá-los em prática.

Por isso, aproveite todo o conhecimento absorvido neste artigo e comece agora mesmo a adotar uma logística inteligente e eficiente em sua empresa!

Gostou do post de hoje? Quer se manter atualizado sobre as novidades do nosso blog? Então, não perca tempo e assine agora mesmo a nossa newsletter!

 

Comentários (2)

  • Anônimo

    |

  • Anônimo

    |

Deixe um comentário