Rastreie
sua carga
Clique para rastrear sua carga

Entenda o impacto da logística reversa no seu negócio!

569 Visualizações

Entenda o impacto da logística reversa no seu negócio!

Entenda o impacto da logística reversa no seu negócio!

Nos últimos anos, um modelo logístico vem ganhando importância no cenário organizacional devido à sua contribuição para o sucesso dos negócios e para a promoção da sustentabilidade. Trata-se da logística reversa.

Saiba, agora, quais são as principais características da logística reversa e entenda como ela atua sobre a dinâmica empresarial, com destaque para o desenvolvimento da cadeia de distribuição e a postura sustentável das empresas. Boa leitura!

O que é a logística reversa?

Embora existam pequenas diferenças entre a nomenclatura proposta pelos diferentes estudiosos da gestão empresarial, a logística reversa pode ser definida como o controle e operacionalização do fluxo de um material ou produto desde o seu ponto de origem até o seu local de consumo.

Também chamada de inversa ou de reversível, a logística reversa já é praticada há bastante tempo por empresas dos mais diversos segmentos.

Alguns exemplos de logística reversa já empregados pelas empresas há décadas são a utilização de vasilhames retornáveis para comercialização dos produtos e a coleta seletiva de resíduos, dentre outros.

Porém, apenas recentemente passou a ser nomeada e identificada como um processo específico dentro do universo da logística.

Como o processo da logística reversa é desenvolvido?

O processo da logística reversa é desenvolvido com base em ações de planejamento, execução, avaliação e revisão do programação, assim como os demais procedimentos em logística e gestão.

A logística reversa se interessa em acompanhar a vida útil de um produto, com procedimentos específicos tanto para lidar com itens devolvidos por defeito ou desistência de compra quanto para promover o reaproveitamento e a reciclagem de materiais ou descarte adequado do lixo.

Desse modo, a logística reversa promove impactos significativos sobre o negócio, influenciando diversas áreas da empresa e a sua relação com os consumidores e a sociedade em geral.

Porém, antes de entender melhor como a logística reversa atua sobre o negócio, é necessário compreender quais são as bases que sustentam esse processo logístico.

Quais são as bases desse modelo logístico?

Considerando a importância do desenvolvimento sustentável e da manutenção de políticas ambientais dentro das empresas, o modelo da logística reversa foi aprimorado nos últimos anos.

Nesse caminho de aprimoramento, foram definidas quatro bases fundamentais para a logística reversa. São elas:

  • o reconhecimento da demanda ambiental;
  • a conscientização sobre o congestionamento dos aterros sanitários;
  • a preocupação com o esgotamento de matérias-primas e
  • o respeito à legislação ambiental.

Seguindo essas diretrizes, a logística reversa amplia sua atuação para além do espaço organizacional.

A partir de um processo dinâmico e bem planejado, a logística reversa faz com que as empresas dialoguem com a sociedade em busca de soluções sustentáveis para o desenvolvimento do negócio e para o crescimento das comunidades como um todo.

Trata-se de uma diferença considerável na forma como a empresa se posiciona no mercado, sendo que o negócio passa a ser impactado de uma forma positiva, conforme você verá a seguir.

Como a logística reversa atua sobre o negócio?

Considerando o mercado atual, cada vez mais competitivo e dinâmico, o impacto da logística reversa sobre o negócio e a forma de uma empresa posicionar-se frente aos concorrentes pode ser considerado bastante significativo.

No momento em que as empresas buscam efetivar soluções para reduzir os gastos e melhorar o desempenho da cadeia produtiva, a logística reversa oferece diversas soluções que beneficiam o negócio.

O processo de monitoramento do fluxo de produtos e materiais permite à empresa desenvolver ações como a recuperação de itens de produtos devolvidos e a reciclagem ou a reutilização de materiais.

Além disso, a rastreabilidade de um produto ou material oferece à empresa elementos para otimizar a relação com fornecedores e consumidores.

As informações coletadas servem para direcionar as ações da empresa para conseguir melhores preços ou prazos juntos aos fornecedores ou recuperar a confiança do consumidor diante de um problema com algum produto que precisou ser devolvido por defeito ou desistência de compra.

Os custos com logística e transporte também são impactados positivamente, uma vez que a empresa cria um processo sistematizado para acompanhar o fluxo de cada produto ou material, agindo preventivamente para solucionar possíveis problemas.

Assim, o impacto da logística reversa atinge toda a cadeia de distribuição. Entenda melhor essa questão agora!

Qual o efeito da logística reversa sobre a cadeia de distribuição?

Quando um produto é devolvido pelo cliente ou quando um material precisa ser retornado ao fornecedor, a empresa precisa contar com um sistema logístico ágil, para que os problemas sejam solucionados a tempo e não gerem prejuízos para a produção.

Ao desenvolver um programa eficiente de logística reversa, as empresas convertem uma dificuldade em vantagem, na medida em que operam considerando previamente todas as possibilidades existentes na dinâmica de um produto ou material desde sua origem até o seu consumo ou descarte.

Trata-se de um comportamento organizacional proativo, que contribui para tornar a cadeia de distribuição de uma empresa mais eficiente e econômica, além de oferecer informações estratégicas para o planejamento e gestão empresarial.

O investimento em logística reversa pode, inclusive, contribuir para que as empresas alcancem destaque no mercado em relação a uma questão cada vez mais importante para a comunidade atual e também para as futuras gerações: a sustentabilidade.

E a relação da logística reversa com a sustentabilidade?

Os desafios da logística na atualidade não se resumem à economia de recursos ou ao aumento da produção.

As empresas precisam se posicionar frente as questões relativas à sustentabilidade e, nesse sentido, as práticas de logística reversa podem contribuir bastante.

É fundamental que os objetivos de negócio estejam alinhados à preservação ambiental e à garantia de recursos para que tanto as empresas quanto a sociedade em geral possam alcançar o máximo desenvolvimento possível ao longo dos anos.

Essa postura consciente oferece ganhos para a imagem e reputação organizacionais, uma vez que os consumidores estão cada vez mais exigentes e cobram das empresas posturas mais íntegras no que diz respeito à responsabilidade social.

Quer saber mais sobre como a logística reversa pode contribuir para o sucesso do seu negócio ou tem alguma experiência interessante da sua empresa para compartilhar? Deixe sua pergunta ou sugestão nos comentários!

Deixe um comentário

Open chat