Rastreie
sua carga
Clique para rastrear sua carga

Entenda o papel do monitoramento na redução de tempo de entrega!

282 Visualizações

Entenda o papel do monitoramento na redução de tempo de entrega!

Entenda o papel do monitoramento na redução de tempo de entrega!

Os avanços tecnológicos mudaram e continuam transformando o cotidiano das pessoas, bem como o das empresas. A internet e outros recursos digitais permitem que instituições trabalhem com mais eficiência.

Aos poucos, gestores começaram a perceber como a automatização de vários processos operacionais beneficiavam os negócios, contribuindo para a produtividade, minimização de erros e gastos, por exemplo. 

No setor de transportes, um recurso de grande destaque é a possibilidade de acompanhar, em tempo real, as movimentações de cargas. Essa inovação confere grandes vantagens para empresas de logística.

Além da questão da segurança, com as informações fornecidas pela ferramenta de monitoramento, transportadoras conseguem fazer um planejamento de rotas mais eficiente, o que tem grande impacto na redução de tempo de entrega. Remessas mais ágeis são fundamentais para deixar os clientes mais satisfeitos. 

Para saber mais sobre a importância do monitoramento de cargas para as operações de sua empresa e os benefícios que ele proporciona, continue a leitura do nosso post detalhado sobre o assunto! 

A importância do monitoramento de cargas 

O transporte de carga possui desafios muito comuns, como conseguir planejar rotas mais eficientes, acompanhar o trabalho dos motoristas ou lidar com problemas de furtos e roubos, entre outros. As tecnologias modernas vêm amenizar essas e demais questões desse segmento.

Com o recurso do rastreamento de cargas, empresas — bem como seus clientes — conseguem coletar informações em tempo real sobre o trajeto das mercadorias. Dessa maneira, é possível saber exatamente o que acontece durante o caminho, ou problemas em potencial que podem impactar no prazo de entrega. 

Além de garantir a segurança das entregas, com o apoio de ferramentas de planejamento de trajetos, empresas conseguem otimizar rotas e, consequentemente, realizar remessas mais rápidas. 

São muitos os recursos que podem ser empregados por transportadoras para realizar um monitoramento de carga efetivo. O GPS (Global Positioning System) é uma tecnologia que permite a localização via satélite. Atualmente, são muitos os dispositivos ou aplicativos que funcionam com esse recurso, e eles podem ser facilmente implantados em veículos. 

Além de orientar o motorista durante o caminho, softwares com essa tecnologia viabilizam o compartilhamento da rota, ou seja, outras pessoas podem também visualizar o que acontece em tempo real. 

A tecnologia móvel é outro ganho importante para o setor de logística. Aplicativos usados em celulares ou outros dispositivos conectam pessoas em diferentes localidades e a qualquer momento — empresa, motoristas e clientes.

Dessa forma, a clareza das informações e a comunicação entre as partes são facilitadas e, no caso de alguma emergência, motoristas podem entrar em contato rapidamente com seus gestores. 

O monitoramento contribui para a redução de tempo de entrega

O monitoramento e rastreamento de cargas facilita muito a vida do gestor de frotas, que consegue aprimorar processos e, assim, transmitir mais confiabilidade e segurança para os clientes, fortalecendo a imagem da empresa. Conheça as principais vantagens desses recursos para empresas, que contribuem também para a redução no tempo de entrega: 

Segurança 

O acompanhamento de cargas colabora para redobrar a segurança dos motoristas e também das mercadorias. Clientes que conseguem verificar o andamento de seus produtos ficam mais tranquilos e certos de que seus itens serão entregues dentro do prazo. 

Problemas com furtos, roubos e sequestros nas estradas, infelizmente, são comuns. É verdade que essa prática não inibe completamente essas ações, porém o monitoramento de veículos faz com que empresas capturem informações mais detalhadas sobre as ocorrências. Desse jeito, é possível auxiliar a polícia nas investigações e, até mesmo, localizar carros roubados.

Ademais, com esses dados, gestores de frotas podem estudar formas de evitar certos caminhos ou adotar estratégias mais eficientes para evitar ataques às cargas e garantir as entregas. 

Otimização de operações

É um desafio para transportadoras controlar a performance de equipes que trabalham remotamente, como os motoristas. Se há ocorrências frequentes com entregas atrasadas, como saber exatamente o que está acontecendo e resolver a situação?

Nesse contexto, a tecnologia de acompanhamento de rota é uma aliada, pois permite avaliar percursos e identificar pontos nos quais melhorias podem ser realizadas, proporcionando operações mais eficientes para confirmar entregas dentro do prazo.

Da mesma forma, as empresas conseguem monitorar o desempenho dos motoristas individualmente, avaliando, caso a caso, situações como quebras, paradas ou desvios de rota indevidos. Esses dados fornecem material suficiente para que o gestor de frotas entenda o que pode ser feito para evitar problemas e aprimorar o planejamento logístico. 

Melhor sequenciamento de entregas 

Sistemas de roteirização e criação de mapas inteligentes são ferramentas que contribuem para um melhor planejamento e a distribuição da carga. Esses aplicativos fazem cálculos de quilometragem e definem rotas mais precisas, evitando o desgaste da frota e dos motoristas. Assim, conseguem programar as saídas de veículos de acordo com o volume de entregas e os trajetos já percorridos. 

Com rotas já planejadas antes da partida das cargas, as entregas podem ser feitas em menos tempo. Um bom sistema de roteirização pode elevar o número médio de entregas por caminhão, já que consegue encontrar rotas mais rápidas e de fácil acesso. 

Programação de atividades logísticas 

Planejamento na cadeia de suprimentos é fundamental. Logo, monitorar entregas permite que empresas se programem e organizem processos com antecedência, para que o desempenho da entrega de cargas seja cada vez melhor. 

Portanto, o monitoramento de entregas possibilita que empresas organizem melhor seus estoques, seus acordos com fornecedores e os processos de liberação ou recebimento de mercadorias. Assim, a equipe responsável consegue trabalhar com mais eficiência.

Uma vez que todos estão bem preparados, pode-se investir em ações que agilizam tarefas, contribuindo para redução de erros e para que as cargas entrem logo em trânsito, acelerando suas entregas. 

Recursos de monitoramento conferem inovação, segurança e aperfeiçoamento das operações de empresas de logística, promovendo maior satisfação e fidelização de clientes. Portanto, transportadoras que investem nessas ferramentas aproveitam benefícios, como a redução de tempo de entrega, e se mantêm alinhadas às boas práticas do mercado, destacando-se perante a concorrência. 

Você gostou do nosso conteúdo sobre a relação do monitoramento e a redução de tempo de entrega? Consegue pensar em mais benefícios dessa tecnologia para a logística? Então, comente no post e compartilhe suas ideias sobre o assunto! 

Deixe um comentário

Open chat