Rastreie
sua carga
Clique para rastrear sua carga

Inteligência geográfica: 7 vantagens para a logística da sua empresa

140 Visualizações

Inteligência geográfica: 7 vantagens para a logística da sua empresa

Inteligência geográfica: 7 vantagens para a logística da sua empresa

Você já ouviu falar em inteligência geográfica? A geografia é hoje um dos fatores essenciais a ser analisado em um contexto empresarial, seja para firmar parcerias ou apontar boas oportunidades de negócio.

Para o setor de logística, esse tipo de informação se mostra ainda mais importante, sendo preponderante para uma tomada de decisões acertada. Afinal, um gerente logístico em diversas situações terá que analisar dados geográficos para encontrar as soluções mais vantajosa para sua empresa.

Por isso, o post de hoje vai analisar algumas das principais vantagens que a inteligência geográfica traz para a logística de um negócio. Quer saber quais são? Acompanhe a seguir!

1. Ajuda a planejar rotas mais interessantes

O setor de logística, como dissemos, é um dos grandes beneficiados pelo uso da inteligência geográfica dentro do contexto corporativo. Nesse cenário, a primeira vantagem que podemos citar é a maior facilidade para se traçar rotas de deslocamento.

Atualmente, é possível encontrar, de maneira rápida e simples, inúmeros mapas digitais de ruas, cidades, rodovias e até zonas rurais. Esse tipo de informação é de grande importância para que a logística da empresa consiga avaliar e traçar as melhores rotas para suas entregas.

Assim, por exemplo, ao visualizar a localização de seus clientes no mapa, você pode traçar um roteiro otimizado para suas viagens, de maneira que as entregas sejam feitas com o máximo de aproveitamento de tempo e combustível.

Em consequência disso, nós podemos observar que o deslocamento é mais rápido e eficaz e ainda gera uma importante economia de combustível.

2. Possibilita uma análise estratégica para instalar lojas, galpões e centros de distribuição

Estudos geográficos também são essenciais para que uma empresa consiga localizar da melhor maneira seus depósitos, lojas, galpões e centros de distribuição. Isso porque, por meio das informações obtidas, a empresa consegue encontrar a melhor localização para se instalar.

Desse modo, ao identificar estados, cidades e bairros com maiores demandas e facilidade de deslocamento, seu negócio pode expandir sua atuação para essas regiões. Além de facilitar o transporte, essa estratégia reduz o prazo de entrega das mercadorias e, consequentemente, é um fator positivo para a satisfação de seus clientes.

3. A inteligência geográfica aprimora o relacionamento com o cliente

Entre as diversas informações que podem ser obtidas por meio de um estudo geográfico, a identificação do perfil de clientes é uma das que mais contribuem para o sucesso de um negócio. Afinal, a localidade em que uma pessoa mora pode dizer bastante sobre seus hábitos de consumo.

Esse tipo de dado é um grande aliado de gestores logísticos que podem se organizar para se instalar mais próximos de onde a demanda por seus produtos e serviços é maior. Além disso, no que diz respeito às estratégias da empresa, isso favorece a criação de campanhas de marketing mais focadas e direcionadas ao público, o que aumenta as vendas do negócio.

4. Torna o monitoramento e rastreamento de veículos mais eficaz

Você certamente sabe o quanto o monitoramento e rastreamento de veículos é importante para os resultados do setor de logística. Afinal, acompanhar de perto o deslocamento de suas encomendas é importante para assegurar que os prazos estão sendo cumpridos com agilidade e segurança.

Desse modo, informações obtidas por meio da inteligência geográfica permitirão que você tenha um maior controle de cargas e de sua frota em tempo real. Isso ajuda a evitar os problemas advindos do roubo de cargas e ainda contribui para que o seu planejamento seja cumprido adequadamente.

5. Favorece a gestão de equipe remota

O setor de logística é muito dinâmico, e é comum que funcionários precisem executar tarefas fora da empresa. Aliás, é importante ressaltar que essa flexibilidade na jornada de trabalho é extremamente produtiva para sua equipe, pois eles conseguem se desenvolver melhor e fechar negócios de onde estiverem.

Por outro lado, como gestor de uma equipe, é essencial que você consiga monitorar esse tipo de trabalho remoto, pois isso assegura que seus funcionários estejam trabalhando em alta performance. Ademais, até mesmo o monitoramento de motoristas é uma necessidade real de um gerente logístico.

Nesse cenário, não restam dúvidas do quanto a inteligência geográfica pode ajudá-lo com a gestão de sua equipe. Você poderá acompanhar o trabalho, visualizar onde seus funcionários se encontram e encaminhar ordens de serviço online, tudo graças aos mapas digitais e ao uso de softwares que utilizam essas informações.

6. Confere um maior aproveitamento do potencial de territórios

Pode acontecer de sua empresa estar instalada em uma região, mas não conhecer e aproveitar todo o potencial de vendas que esse território pode lhe proporcionar. Em outras palavras, você pode estar perdendo grandes oportunidades de interagir com novos fornecedores e clientes ao seu redor, por desconhecer dados geográficos.

Dessa maneira, um mapa digital pode auxiliá-lo a visualizar todo o potencial do território no qual sua empresa está instalada, desde a identificação de novas parcerias, até o conhecimento de rotas mais adequadas.

7. Reduz custos logísticos

Como você percebeu, todos os benefícios conquistados com o uso da inteligência geográfica acabam contribuindo para uma redução significativa dos custos logísticos. Aliás, certamente, esse deve ser um dos maiores desafios do seu cotidiano.

Em resumo, quando você utiliza informações geográficas para melhorar o desempenho da logística de sua empresa, consequentemente você reduz custos com combustíveis, com estratégias de monitoramento de cargas e com horas extras de seus funcionários, que conseguem realizar o trabalho dentro dos prazos definidos.

E, então, percebeu como a inteligência geográfica pode ser tornar uma de suas maiores aliadas na busca por uma logística mais eficiente e inovadora em sua empresa? Um bom gestor é aquele que está sempre atento às tendências de mercado e procura integrar novas ferramentas ao seu cotidiano visando aprimorar o seu trabalho e de seus colaboradores.

Agora que você conhece todas essas vantagens, não perca tempo e comece a incorporar esses dados ao setor de logística de sua empresa!

O que você achou do post de hoje? Nós estamos sempre lançando conteúdos que o ajude a se tornar um profissional melhor. Portanto, para não perder nenhuma novidade do blog, assine a nossa newsletter! É rápido e gratuito!

 

 

Comentários (1)

  • Anônimo

    |

Deixe um comentário