Rastreie
sua carga
Clique para rastrear sua carga

Saiba como embarcar uma carga com qualidade em 4 passos

467 Visualizações

Saiba como embarcar uma carga com qualidade em 4 passos

Saiba como embarcar uma carga com qualidade em 4 passos

Hoje em dia, o transporte de cargas contribui de forma bastante estratégica para o crescimento dos negócios, e é preciso garantir a eficiência ao longo de toda a cadeia logística, incluindo o momento de enviar as mercadorias para o seu destino.

Quando realizam uma compra, os consumidores esperam receber os produtos adquiridos dentro do prazo estabelecido e sem qualquer imperfeição.

Dessa forma, investir na logística de entrega e saber como embarcar uma carga pode oferecer às empresas as condições ideais para conquistar a confiança de seus clientes, assumindo uma posição diferenciada perante a concorrência.

Entretanto, nem sempre os profissionais de logística encontram bons materiais sobre carregamento de mercadorias à sua disposição, o que pode dificultar as operações necessárias para embarcar uma carga com qualidade.

Portanto, o objetivo deste artigo é facilitar o trabalho dos gestores, explicando a importância do embarque de cargas para o sucesso em logística e apresentando os 4 passos essenciais desse processo.

Acompanhe e saiba como otimizar o transporte de cargas da sua empresa!

Entenda a importância do embarque de cargas para a eficiência em logística

A logística contribui de forma crucial para o sucesso dos negócios na atualidade. Sem a eficiência nos processos relacionados à distribuição e ao transporte de insumos e produtos, as empresas não conseguem manter o seu diferencial competitivo, independentemente do seu tamanho ou do seu segmento de atuação.

O embarque de cargas localiza-se no eixo final da cadeia logística, quando os produtos embalados estão prontos para serem transportados de forma adequada até os clientes, assumindo, portanto, uma enorme importância estratégica.

De fato, qualquer equívoco no modo como embarcar uma carga pode ocasionar problemas nas demais etapas do transporte de cargas, prejudicando a satisfação dos clientes e, consequentemente, o desempenho da empresa no mercado.

Quando o embarque falha, é preciso lidar com os prejuízos gerados pelos danos à mercadoria ou pela necessidade de refazer os processos da forma adequada, o que eleva os custos logísticos. Por essa razão, os gestores precisam estar atentos aos fatores que influenciam o desempenho no embarque e no transporte de cargas, a começar pelo acompanhamento dos prazos.

Saiba como o fator tempo influencia o embarque de cargas

Muitas vezes, o tempo disponível para o embarque de uma carga é bastante enxuto, devido às características da mercadoria ou às exigências do prazo de entrega acordado com os clientes. Nesses casos, a urgência do transporte determina como o carregamento deve ser feito.

Além do tempo, outro fator que tem grande impacto sobre a qualidade no embarque de cargas é a simbologia do volume indicado na embalagem das mercadorias.

As informações sobre a fragilidade, a posição ideal para manuseio, a forma correta de fazer o empilhamento e a resistência às condições climáticas (como chuva ou calor) devem ser completamente respeitadas durante o transporte de cargas.

Dessa forma, os gestores devem garantir a agilidade dos processos relacionados ao embarque de cargas sem abrir mão da cautela necessária para conduzir as mercadorias do armazenamento até os veículos sem qualquer avaria.

Nesse sentido, o processo de cross docking pode oferecer algumas contribuições para o bom desempenho em logística, conforme você entenderá a seguir.

Conheça as contribuições do cross docking

O cross docking é um modelo logístico que promove maior rapidez no carregamento e descarregamento de materiais por meio da eliminação das operações de armazenagem dos produtos em centros de distribuição.

A vantagem dessa metodologia está na garantia de maior velocidade para as operações de carregamento, o que pode ajudar a empresa a cumprir todos os prazos de entrega.

No entanto, em relação à qualidade do processo de embarque de uma carga, as exigências envolvem muito mais que a rapidez nas operações, sobretudo quando os gestores decidem terceirizar o transporte de cargas.

Ao contratar uma transportadora, uma empresa deve prestar bastante atenção às competências do fornecedor relacionadas ao embarque de cargas, assim como ao transporte de mercadorias como um todo. Entenda melhor essa questão agora.

Aprenda a identificar o bom desempenho no transporte de cargas

A terceirização dos serviços logísticos pode ajudar as empresas a reduzirem custos e melhorarem seus resultados, desde que a contratação dos fornecedores obedeça a alguns critérios básicos.

Em se tratando de contratar transportadoras, é fundamental conhecer bem a demanda da empresa e avaliar a capacidade que o futuro fornecedor tem para atender todas as necessidades do negócio de forma qualificada.

O mais adequado, do ponto de vista estratégico, é escolher transportadoras que sejam especializadas no tipo de carga que será transportada, facilitando o embarque das mercadorias e todas as demais etapas da entrega.

Assim, as empresas poderão contar com um bom parceiro, capaz de realizar os 4 passos essenciais para embarcar uma carga de forma eficiente. Saiba, agora, que passos são esses e como eles devem ser executados.

Entenda como embarcar uma carga de forma eficiente

1. Verifique a nota fiscal

O embarque de carga eficiente começa com a verificação completa da nota fiscal eletrônica que acompanha a mercadoria. Esse documento precisa estar totalmente de acordo com as diretrizes da legislação brasileira, definindo o remetente, o destinatário e todas as especificações do volume a ser transportado.

2. Respeite a simbologia da embalagem

Depois de verificar a regularidade da nota fiscal, o próximo passo é entender as características da carga, observando a simbologia adotada nas embalagens. A partir dessa análise, a equipe de embarque poderá fazer o carregamento do veículo, organizando os volumes de acordo com o seu peso, suas dimensões e sua fragilidade, entre outros fatores.

3. Tenha uma equipe qualificada

A equipe responsável pelo embarque da carga deve ser qualificada para realizar todas as operações de maneira ágil e segura, respeitando a simbologia da embalagem. Os colaboradores precisam saber como aproveitar bem o espaço dos caminhões, protegendo as mercadorias e atuando com rapidez.

4. Contrate um seguro de cargas

Ainda que todos os cuidados sejam tomados durante o embarque e transporte de cargas, podem ocorrer danos às mercadorias devido a acidentes de trânsito, roubos e outros imprevistos. Para evitar que a empresa tenha que arcar sozinha com todos os prejuízos, o ideal é contratar um seguro de cargas.

Mesmo que o cliente venha a ser indenizado diante das avarias nos produtos adquiridos por ele, nenhum consumidor fica satisfeito quando ocorre qualquer tipo de problema durante a entrega de mercadorias.

A insatisfação dos clientes prejudica o processo de fidelização e enfraquece a reputação da empresa no mercado, abrindo espaço para que a concorrência aproveite as oportunidades de negócio surgidas a partir da ineficiência de uma empresa em logística.

Portanto, o embarque e transporte de mercadorias deve ser compreendido a partir de uma visão estratégica, que contribua para a integração de todos os processos logísticos, permitindo que as empresas melhorem seus resultados e possam crescer no mercado.

Você tem perguntas sobre como embarcar uma carga ou quer entender melhor os benefícios da eficiência no transporte de cargas para o desempenho da sua empresa no mercado? Entre em contato com a Patrus Transportes e esclareça suas dúvidas!

 

Deixe um comentário

Open chat