Rastreie
sua carga
Clique para rastrear sua carga

Setor farmacêutico: como a logística pode ser um diferencial competitivo

237 Visualizações

Setor farmacêutico: como a logística pode ser um diferencial competitivo

Setor farmacêutico: como a logística pode ser um diferencial competitivo

O setor farmacêutico brasileiro cresceu de maneira impressionante nos últimos anos, tornando-se um dos maiores mercados mundiais.

Esse crescimento exige que as empresas efetivem os processos logísticos a partir de uma visão estratégica, de modo a garantir melhores resultados, aumentando a vantagem competitiva do negócio.

Por isso, o post de hoje vai ajudar você a entender como a logística e o planejamento em transporte podem beneficiar o setor farmacêutico. Confira!

Entenda os desafios da logística no setor farmacêutico

O setor farmacêutico brasileiro está entre os dez maiores do mundo, e a competitividade e os desafios impostos pelo nosso mercado são proporcionais ao seu tamanho.

As empresas que querem se destacar e alcançar bons resultados precisam suportar a pressão dos concorrentes, satisfazer as necessidades dos consumidores e atender às exigências estabelecidas pela legislação nacional e internacional.

Para isso, é preciso manter o padrão de excelência em todas as operações gerenciais e operacionais realizadas desde a produção até o transporte das mercadorias, garantindo que os produtos farmacêuticos cumpram seu objetivo principal: promover a saúde e a qualidade de vida.

Diante dessa realidade, a logística passa a ter uma importância fundamental para o sucesso dos negócios, possibilitando a redução de custos e o aumento da produtividade.

Faça da logística um diferencial competitivo

Os processos logísticos implementados pelas empresas do setor farmacêutico devem ser compreendidos como um poderoso diferencial competitivo, capaz de garantir que o negócio possa atender a todas as demandas do mercado, mantendo-se à frente da concorrência.

Entre outras práticas relevantes para a conquista de bons resultados, é preciso manter uma cadeia de distribuição e entrega de medicamentos altamente estruturada, com capilaridade e qualidade na conservação da carga e baixo custo.

Conheça, agora, os processos logísticos fundamentais para aumentar a vantagem competitiva das empresas no setor farmacêutico.

Conheça processos logísticos fundamentais para o sucesso no setor farmacêutico

Na atualidade, a logística deve ser implementada por meio de uma estratégia que integre os processos logísticos a todas as áreas da empresa.

Nesse contexto, o planejamento estratégico em logística e a automatização dos processos são elementos essenciais que possibilitam a simplificação das tarefas, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

A capacitação dos gestores e colaboradores permitirá a implementação das técnicas e o uso das ferramentas de maneira alinhada aos objetivos traçados.

Para isso, é preciso saber identificar quais são os processos logísticos mais importantes para o bom desempenho das empresas, como você verá agora.

Gestão de estoque

Implementar ações que garantam uma gestão de estoque eficiente deve ser uma preocupação constante de todas as empresas, não apenas no setor farmacêutico.

O recebimento, a separação e a saída de mercadorias devem ser feitos de maneira segura e descomplicada, sem aumentar custos ou comprometer a qualidade dos produtos.

Somente com boas práticas de armazenagem é possível manter o estoque em condições de atender rapidamente a todas as necessidades do mercado, incluindo oscilações sazonais ou aumentos inesperados de demanda.

Monitoramento de mercadorias

Um dos maiores avanços possibilitados pelo uso de inovações tecnológicas em processos logísticos é o monitoramento de cargas.

Graças a equipamentos que fornecem dados constantes sobre a localização e o estado da mercadoria, as empresas conseguem ter maior agilidade na solução de problemas, como engarrafamentos ou panes nos veículos, evitando atrasos e garantindo o cumprimento dos prazos de entrega.

Até mesmo o relacionamento com clientes e fornecedores é beneficiado pelo monitoramento de cargas, já que é possível acompanhar todas as etapas do transporte.

A automação da logística também é responsável pelo surgimento de uma das tendências mais atuais da gestão empresarial, sem a qual seria impossível aumentar a vantagem competitiva por meio dos processos logísticos.

Entenda melhor essa questão agora!

Logística integrada

Integrar as ações logísticas entre si e com todos os processos gerenciais e operacionais de uma empresa: esse é o imperativo maior da logística integrada.

Essa tendência em gestão empresarial surgiu da necessidade de otimização das práticas, tendo em vista o aumento da competitividade entre as empresas e as exigências do consumidor atual, cada vez mais consciente de seus direitos.

Tornou-se extremamente necessário o emprego de técnicas e de ferramentas que possibilitassem a otimização de resultados por meio da simplificação de tarefas, de modo que a logística passou a ter um papel central na dinamização da rotina empresarial.

Os benefícios da logística integrada são vários, com destaque para a redução de custos, o aumento da produtividade e a melhoria do relacionamento com os públicos estratégicos.

Entretanto, além da gestão de estoque, do monitoramento de cargas e da logística integrada, também é preciso considerar a importância das operações relacionadas ao transporte

Trata-se de mais um processo crucial para se ter uma logística realmente eficiente, capaz de contribuir para o sucesso das empresas no setor farmacêutico.

Saiba qual é a importância do transporte para uma logística eficiente

Sem um transporte eficiente — que garanta o recebimento e a entrega de mercadorias sempre no prazo estabelecido e com a preservação de todos os atributos dos produtos —, o planejamento em logística certamente fracassará.

Por isso, as grandes empresas do setor farmacêutico estão investindo bastante na melhoria do setor de transporte, seja adquirindo uma frota própria ou melhorando a capacitação de motoristas e demais colaboradores.

Porém, existem dificuldades como: manutenção da frota, controle de riscos, prevenção de acidentes e aumento dos encargos trabalhistas.

Nesse momento, muitos empresários confiam a um fornecedor a missão de cuidar do transporte de sua empresa — mas essa escolha deve ser feita de acordo com alguns critérios importantes.

Saiba que fatores considerar ao escolher uma transportadora

Inicialmente, a escolha de uma transportadora deve se basear em critérios como o tempo de experiência no mercado, a idoneidade, a capacidade de cumprir prazos e a qualidade do quadro de funcionários.

Com o passar do tempo, é preciso investir em um bom relacionamento com o fornecedor, buscando formas de melhorar as condições do contrato e de corrigir possíveis tropeços.

Um aspecto muito importante a ser observado quando se contrata uma transportadora é o alinhamento desse fornecedor com a automação dos processos logísticos

Ao escolher bons parceiros e garantir uma logística eficiente, as empresas terão mais condições de alcançar uma posição de destaque no mercado.

A Patrus Transportes coloca toda a sua experiência no transporte de cargas à disposição de empresários e gestores, ajudando as empresas a melhorarem suas práticas e otimizarem seus resultados.

Quer entender melhor os critérios que orientam a escolha de uma transportadora e os benefícios de uma logística eficiente para o setor farmacêutico? Baixe o nosso e-book sobre avaliação de transportadoras e tire todas as suas dúvidas!

CTA_Patrus_Checklist saiba como avaliar a sua transportadora!_final

Deixe um comentário