Rastreie
sua carga
Clique para rastrear sua carga

6 inovações em logística que você precisa conhecer!

829 Visualizações

6 inovações em logística que você precisa conhecer!

6 inovações em logística que você precisa conhecer!

Você é um profissional que se preocupa em estar por dentro das constantes inovações em logística? Se ainda não tem esse hábito, saiba que comandar um setor tão dinâmico como a logística exige de você tempo e disposição para se atualizar sobre as novidades do mercado.

Aliás, buscar conhecer tais tendências e aplicá-las em sua empresa é uma das melhores maneiras de manter o negócio competitivo e produtivo. Pois, como você sabe, vivemos uma época de alta concorrência e conquistar a preferência de um cliente exige estratégias inteligentes.

Pensando nisso, para o post de hoje reunimos 6 inovações em logística que você precisa conhecer. Preparado? Então, vamos lá!

1. Unificação de depósitos

A tecnologia e a internet têm revolucionado a vida humana em diversos aspectos. Por óbvio, todo esse movimento chegou ao universo empresarial fazendo surgir o e-commerce. O mercado virtual nos dias de hoje é uma realidade e qualquer empresa precisa estar preparada para isso.

Mas não basta criar uma loja virtual, é preciso apostar em uma logística eficiente para atender toda essa demanda, principalmente quando o negócio atua nos dois segmentos: físico e virtual. Nesse contexto, uma inovação que vem se mostrando vantajosa é a unificação dos depósitos.

Quando a empresa possui depósitos separados para o e-commerce e para a loja física alguns problemas são recorrentes, como a falta de um produto em um dos depósitos quando está sobrando no outro.

Assim, a tendência de unificar esses depósitos, além de baratear os custos de armazenamento e eliminar esse tipo de falha, permite que o consumidor compre na loja virtual e retire o produto na loja física, caso entenda ser mais conveniente e rápido.

2. Pick to Light (luzes indicadoras)

Já ouviu falar nessa tecnologia? Ela já vem sendo utilizada na Europa e EUA e começa a surgir no Brasil como uma excelente opção para gestão e otimização dos estoques da empresa.

Essa inovação é indicada para empresas que desejam conquistar uma alta taxa de separação dos itens para cargas fracionadas, com diminuições de falhas e erros.

Em resumo, o sistema utiliza indicadores luminosos que identificam a localização do produto no galpão, mostrando também a quantidade desse produto que deve ser separada. Após a coleta, ele aciona um botão que finaliza a tarefa e já registra a saída no sistema de gestão de estoque da empresa.

Ou seja, o funcionário responsável pela coleta e separação das encomendas tem mais segurança e agilidade ao realizar a operação, reduzindo-se as chances de envio de produtos errados.

3. Same Day Delivery

Se existe uma coisa que deixa o consumidor contente é comprar um produto pela internet e recebê-lo rapidamente. Aliás, existe uma parcela do mercado que ainda é resistente ao e-commerce por não suportar a ansiedade de aguardar o prazo de entrega.

Para solucionar tal problema, grandes empresas americanas criaram o “same day delivery”, que nada mais é do que a possibilidade de se realizar a entrega no mesmo dia da compra.

É claro que essa inovação não se estende a todas as modalidades de compras. Para que seja possível tamanha rapidez na entrega, ela deve se restringir a determinadas localidades (geralmente bem próximas aos centros de distribuição) e a compras fechadas até um determinado horário.

4. Entrega antecipada: uma das maiores inovações em logística

Essa é mais uma inovação em logística que promete revolucionar o mercado e proporcionar mais conforto e redução no prazo de entrega para os consumidores. A ideia é uma proposta da Amazon e tem como foco antecipar um pedido de um cliente.

Por meio de uma análise estatística de perfil e últimas compras do consumidor, a empresa já deixa separado em localidades mais próximas o produto que ele ainda comprará. Com a encomenda mais perto, espera-se que o cliente seja incentivado a finalizar a compra, pois desfrutará de uma entrega mais rápida.

5. Novas técnicas de organização do inventário

A maneira de organizar o inventário da empresa dentro do depósito sempre foi uma grande preocupação de gerentes logísticos. Afinal, isso influencia diretamente nos custos e pode ajudar ou dificultar a logística da empresa.

Assim sendo, novas estratégias para organizar o inventário estão sendo lançadas e testadas em diversos empreendimentos de todos os portes. Como exemplo podemos citar:

  • uso de códigos de barras nos produtos;
  • emprego de cores diferenciadas nas embalagens;
  • aplicação da tecnologia RFID (substitui os códigos de barras tradicionais);
  • desenvolvimento de aplicativos na nuvem para gestão e organização do inventário.

Ou seja, diante da relevância de se manter um inventário organizado e bem catalogado, as empresas começam a pensar em estratégias que permitam que esse processo seja feito com eficiência e redução do tempo gasto pelos funcionários do setor.

6. Uso de comandos de voz na gestão de estoque

A última inovação a ser abordada no post de hoje é uma solução bastante útil para quem trabalha diretamente com a organização e separação de produtos em depósitos e centros de distribuição das empresas.

Uma das maiores vantagens dessa tecnologia é que ela dispensa o uso de papéis e pranchetas, deixando o operador com as mãos livres para manusear as caixas e produtos. Para isso, ele leva um pequeno aparelho preso à cintura conectado a um microfone e fones de ouvido.

Assim, ele recebe o comando de qual produto deve separar e a sua quantidade e localização no depósito. Ao terminar a tarefa, ele comunica o terminal que, imediatamente, já o informa a próxima tarefa a ser cumprida. Muito útil, não é mesmo?

Chegamos ao final do post de hoje e, como você deve ter percebido, todas as inovações em logística apresentadas têm a função de tornar o setor mais produtivo e eficiente. Todo gerente que deseja melhorar o rendimento de sua equipe e, assim, proporcionar melhores resultados para a empresa deve ficar atento a essas tendências e estudar maneiras de integrá-las ao seu dia a dia. Afinal, a principal função da tecnologia é facilitar o nosso cotidiano!

Já conhece as nossas redes sociais? Então, não perca tempo e nos acompanhe no Facebook e YouTube!

Comentários (1)

Deixe um comentário