Rastreie
sua carga
Clique para rastrear sua carga

Empresa de frete: 8 dicas para escolher para o seu negócio

273 Visualizações

Empresa de frete: 8 dicas para escolher para o seu negócio

Empresa de frete: 8 dicas para escolher para o seu negócio

Pensando em contratar uma empresa de frete para a sua empresa? Escolher uma boa parceira é uma tarefa que pode parecer demasiadamente complexa e, como diretor logístico, você precisa se atentar a diversos aspectos para tomar a decisão correta.

Com tantas empresas atuando no mercado, encontrar a que mais se adequa às suas necessidades pode exigir atenção e muita pesquisa de mercado. Afinal, estamos falando de um serviço essencial para o crescimento de qualquer negócio.

Pensando em lhe ajudar com essa missão, hoje preparamos um post com dicas infalíveis para encontrar a melhor empresa de frete para seu negócio. Quer aprender? Veja a seguir!

1. Faça uma boa pesquisa de mercado

A primeira providência para fechar uma parceria de sucesso é, sem dúvidas, pesquisar as opções disponíveis no mercado. É importante que você conheça o maior número de empresas, bem como sua reputação no mercado.

Além disso, pesquise acerca das tendências e boas práticas no setor e veja se as opções escolhidas estão de acordo com essas inovações. E, claro, não se esqueça de comparar preços, capacidade de trabalho, infraestrutura e alcance do frete.

2. Procure realizar testes com vários candidatos

Testar o trabalho das empresas que você pré-selecionou é uma ótima maneira de se verificar sua qualidade, responsabilidade e comprometimento. Além disso, ainda que você tenha pesquisado e possua boas referências, nada substitui a sua própria experiência.

Dessa maneira, antes de contratar uma empresa de frete, não deixe de fazer um experimento com outras transportadoras. Ficará mais fácil de encontrar uma boa parceira e com um preço interessante!

3. Dê preferência a uma empresa de frete especializada

O transporte de cargas é uma atividade muito séria e de grande importância para qualquer empresa. Afinal, não adianta o setor de vendas cumprir corretamente com o seu papel e a entrega da mercadoria não ser realizada adequadamente.

Como gestor de logística, você sabe e compreende que cada carga demanda um cuidado especial e que garantir que ela chegue ao destinatário em perfeitas condições é um dos requisitos para se contratar uma transportadora.

Por isso, procure por empresas especializadas e que tenham uma boa experiência de mercado com o tipo de transporte que você precisa. Arriscar contratando empresas sem qualificação é um passo muito perigoso e precisa ser estudado com cautela.

4. Fique atento a frota de veículos da transportadora

Outra questão de grande importância e que você precisa observar com atenção é a quantidade e qualidade da frota de veículos da transportadora. Lembre-se de que veículos antigos, sem manutenção ou ainda abaixo da demanda exigida podem representar um problema à sua empresa.

Imagine se, por falta de manutenção, esse caminhão sofra uma pane durante o transporte de sua mercadoria ou mesmo se envolva em acidentes ou fique retido em uma blitz. Certamente, o atraso na entrega é algo que compromete a sua imagem e prejudica seus clientes.

Assim, exija dados completos acerca da frota da transportadora e, se possível, verifique pessoalmente as condições desses veículos.

CTA_Patrus_Checklist saiba como avaliar a sua transportadora!_final

5. Verifique se a empresa possui certificações

Os certificados não podem ser interpretados como sinônimos de qualidade e eficiência. No entanto, não há dúvidas de que uma empresa que possui certificações como a ISO possuem um diferencial no mercado.

Pesquise acerca dos principais certificados emitidos para o setor e quais os critérios analisados. Eles lhe darão uma boa base para começar a buscar empresas responsáveis e que prestam um bom trabalho.

Com essas informações em mãos, verifique se as empresas que você selecionou possuem tais certificados. Somando esse requisito com os demais já apresentados, você terá melhores condições de fazer uma escolha acertada.

6. Conheça os procedimentos de coleta e entrega

Cada empresa possui uma metodologia de trabalho diferente e é muito importante que você conheça os procedimentos de coleta e entrega antes de firmar esse tipo de parceria, pois eles podem não ser os mais adequados à sua demanda.

Se você possui uma alta demanda de remessas de mercadorias para vários destinatários e em pequenos lotes, é viável procurar por uma empresa de frete fracionado. Essa modalidade se adequa melhor às suas necessidades e assegura que suas encomendas cheguem ao consumidor final dentro do prazo acordado, mesmo que sejam pequenas e não preencham totalmente o compartimento do caminhão.

7. Prefira transportadoras que possuam rastreamento de cargas

Uma das maiores exigências do consumidor moderno é receber seus pedidos dentro de um prazo justo e razoável. Nesse sentido, é importante que, ao terceirizar o serviço de transporte de cargas, você procure por empresas que disponham de sistema de rastreio de mercadorias.

Esse tipo de tecnologia torna o seu cotidiano mais fácil e planejado e permite que você monitore em tempo real os deslocamentos das cargas, a fim de assegurar que elas cheguem ao seu cliente dentro do prazo estipulado.

Como você sabe, atrasos nas entregas não podem ser tolerados, pois além de causarem transtornos ao consumidor, afetam negativamente a imagem de sua empresa, já que na era da internet as pessoas costumam expor suas reclamações com um alcance muito maior.

8. Observe se a tabela de frete é de fácil compreensão

Em diversos casos, mesmo a empresa dispondo de inúmeras qualidades e se adequando à demanda de seu negócio, pode ser que a tabela de frete com que ela trabalha não seja de fácil compreensão.

Esse tipo de problema dificulta bastante o seu dia a dia, pois você perderá um bom tempo tentando calcular o frete e, em muitos casos, será necessário recorrer à transportadora para sanar dúvidas.

Por isso, antes de contratar a transportadora, dê uma olhada na tabela de frete utilizada por ela e, caso não seja clara e objetiva, procure conversar com o responsável para adequá-la para algo mais fácil de ser interpretada.

Encontrar uma boa empresa de frete, apesar de envolver a análise de inúmeras premissas, não é uma tarefa de grande complexidade. Seguindo nossas dicas e com o foco em encontrar uma transportadora que se comprometa em satisfazer seus clientes, tenha certeza de que você tomará a decisão correta e assegurará que suas encomendas sejam entregues com rapidez, segurança e eficiência.

Gostou do conteúdo? Quer aprender um pouco mais? Então baixe agora o e-book Checklist: saiba como avaliar a sua transportadora!

 

CTA_Patrus_Checklist saiba como avaliar a sua transportadora!_final

Deixe um comentário

Open chat