Rastreie
sua carga
Clique para rastrear sua carga

7 dicas essenciais para motivar a sua equipe de logística

295 Visualizações

7 dicas essenciais para motivar a sua equipe de logística

7 dicas essenciais para motivar a sua equipe de logística

Trabalhar duro, auxiliar no crescimento da empresa, coordenar a execução dos processos logísticos e ainda gerenciar o trabalho de diferentes equipes. Estas são algumas das atribuições dos gerentes de logística. Porém, desempenhar tudo isso de maneira adequada e exemplar não é garantia de bons resultados para o setor, ainda mais se os gerentes negligenciarem um fator fundamental para o sucesso de qualquer atividade: motivar a equipe.

Lidar com pessoas envolve muito mais do que metas e estatísticas. É preciso entender o valor humano do trabalho e estimular o melhor de cada um dos seus colaboradores. Essa é a verdadeira função de um líder.

No post de hoje, você aprenderá por que a motivação da equipe é vital para a produtividade e o sucesso do negócio e conferirá 7 dicas para torná-la realidade no seu setor!

Por que motivar a equipe?

No mundo corporativo, muitos são os elementos responsáveis pelo sucesso de um negócio. Contudo, o elemento humano é o que está presente em praticamente todos eles. Por isso, dedicar uma atenção extra para refinar a relação de trabalho com os colaboradores deve ser visto como uma demanda constante nas corporações.

A motivação está diretamente ligada a isso. Afinal, qualquer equipe de trabalho, independentemente do setor em que se encontra ou da posição hierárquica, necessita de motivação. Caso contrário, não terá o estímulo necessário para o bom desempenho das suas funções.

Além disso, motivar a equipe pode ser a forma mais eficiente e econômica de aumentar a produtividade de um setor, a exemplo do de logística. Desse modo, para além dos benefícios financeiros, profissionalismo, respeito, humildade e reconhecimento também são fatores que estimulam toda a equipe a avançar.

1. Aproxime-se de sua equipe

Em grandes empresas, principalmente, é bem comum as pessoas que exercem cargos de liderança não terem muita proximidade com as equipes que trabalham na ponta dos processos logísticos — o que é muito prejudicial.

A figura de alguém que apenas emite ordens e cobra resultados em nada estimula o trabalho dos colaboradores, pelo contrário, cria uma certa resistência e faz com que eles não se sintam à vontade com o trabalho e, mais que isso, encontrem dificuldades na comunicação.

Por isso, é fundamental que você saiba como promover a aproximação junto às equipes que gerencia, para ser visto como uma referência e como alguém que pode acrescentar na execução das atividades. Isso, sem dúvida, cria um ambiente muito mais leve, facilitando o dia a dia da empresa.

2. Contribua para o crescimento geral

A ideia de poder crescer e melhorar enquanto pessoa e profissional pode ser extremamente motivadora para a sua equipe. Por isso, busque sempre contribuir com o crescimento daqueles que lhe auxiliam — afinal, seu trabalho também depende dos seus colaboradores.

Esteja sempre disposto a passar conhecimento e experiência adiante, seja técnica, profissional ou pessoal. O importante é agregar valor àqueles que o cercam.

Ambientes assim tendem a ser muito mais motivadores, pois neles brota o espírito de colaboração.

3. Seja acessível

O fato de se mostrar acessível e disponível para atender às demandas dos seus colaboradores pode, de maneira estratégica, também ser visto como uma forma de motivá-los.

Uma equipe bem assessorada e que encontre canal aberto para a comunicação é muito mais produtiva, pois se torna mais ágil para informar falhas, dúvidas ou dificuldades no trabalho, e assim receber as devidas orientações.

4. Forneça feedbacks

Acompanhar a rotina de operações de perto e avaliar o desempenho de cada um é altamente benéfico para empresa do ponto de vista da eficiência.

Neste contexto, é importante que o gerente saiba se reportar aos seus colaboradores sempre que identificar algum problema e for necessário alertá-los. Da mesma maneira, é importante elogiar quando tudo estiver correndo bem. Daí a importância de uma política de feedbacks.

Para aqueles que valorizam e buscam o crescimento profissional, receber feedbacks é uma excelente maneira de se atingir isso. Os apontamentos feitos de forma profissional e humana são muito úteis para o aperfeiçoamento de cada um e demonstram interesse da parte do gestor no desenvolvimento de sua equipe.

5. Invista na melhoria da rotina de trabalho

Equipes que têm à sua disposição os recursos necessários para o trabalho tendem a ser mais produtivas e satisfeitas com o que fazem — afinal, imagine como pode ser desmotivante trabalhar em um setor em que tudo é feito de maneira manual e ultrapassada!

Preocupar-se com a melhora das condições do trabalho e dos trabalhadores deve sempre estar na agenda dos gerentes de logística. Para isso, é fundamental que busquem novas soluções capazes de otimizar o trabalho, como dispositivos tecnológicos, maquinário, equipamentos de segurança e conforto, entre outros facilitadores.

6. Comemore as conquistas

Celebrar as conquistas e o cumprimento de metas pode ser outro gatilho para a motivação da equipe. Momentos de descontração tornam a rotina mais descontraída e permitem a interação entre todos.

Além disso, comemorar com a equipe é uma forma de retribuir e recompensar todo o esforço e trabalho para que os objetivos fossem alcançados. É uma verdadeira forma de valorizar cada um como peça fundamental para o sucesso da empresa.

Então, comemore as conquistas com a sua equipe sempre que possível, seja com um almoço na própria empresa, um café ou uma festa no final do ano.

7. Reveja a relação com sua equipe

As empresas vêm revendo seus modelos no que se refere aos recursos humanos. A antiga concepção do empregado como apenas mais um tijolo na parede está dando lugar a uma nova cultura de horizontalidade e valorização das individualidades e talentos.

Grandes empresas já perceberam que colaboradores bem valorizados e motivados são muito mais criativos, produtivos e eficientes, o que, entre outras coisas, é indispensável para garantir uma vantagem competitiva no mercado.

Por isso, estabeleça uma política de valorização humana do empregado, dê oportunidade para que eles opinem e participem efetivamente no futuro da empresa. Além disso, invista em comodidade, conforto e bem-estar de todos. Isso certamente manterá a sua equipe de logística motivada.

Por fim, motivar a equipe está diretamente ligado à sua eficiência e produtividade. O fator humano é um ativo valioso para qualquer negócio, e é fundamental buscar maneiras de estimular o melhor de cada um. O sucesso da sua equipe de logística e da empresa depende disso!

E então, gostou das dicas? Acha que elas podem ser úteis para outras pessoas? Que tal compartilhar o post nas suas redes sociais?

Comentários (1)

  • Avatar

    Miriam Nazareth de Almeida

    |

    Motivar a sua Equipe de Logística.
    Trabalhar Duro Lidar com Pessoa Envolver para o Setor mais se o Gerente
    para o Sucesso Motivar a Equipe.

    Reply

Deixe um comentário

Open chat