Rastreie
sua carga
Clique para rastrear sua carga
Sustentabilidade Ambiental

PROGRAMAS
AMBIENTAIS

Nossa dedicação para a sustentabilidade
reforça uma busca contínua pelas melhores
práticas socioambientais.

Confira alguns dos nossos principais projetos no pilar ambiental:

Programa Minas Mais Verde (kit GNV)

Incentivamos a conversão de veículos dos nossos Transportadores Autônomos de Carga (TAC) movidos a gasolina para o Gás Natural Veicular (GNV). O GNV emite 21% menos de CO², em comparação a gasolina, 48% menos de outros poluentes e gera economia de até 60% nas despesas com abastecimento.

Carro Elétrico

Utilizamos um veículo movido a energia elétrica para as Entregas Porta a Porta (EPP) em Belo Horizonte e Região Metropolitana, que não emite poluentes na atmosfera.

Telemetria

É um sistema de monitoramento, comunicação e controle sem fio para coleta de informações em tempo real do desempenho e indicadores da frota, permitindo acompanhar a condução dos nossos motoristas. O sistema auxilia na prevenção de ocorrências e acidentes durante todo o percurso da rota.

Inventário de emissões

Publicamos anualmente o Inventário de Emissões, com base nas orientações do Programa Brasileiro GHG Protocol e a norma ISSO 14064. A partir destes resultados, conseguimos traçar estratégias para melhorar nossa eficiência operacional e adotar práticas sustentáveis em todas as áreas de trabalho.

Monitoramento dos Gases de Efeito Estufa (GEE)

A pedido de nossos clientes, realizamos mensalmente o monitoramento dos Gases de Efeito Estufa (GEE), que avaliam os impactos ambientais de todo o processo de distribuição, transferência e entrega de suas mercadorias.

Despoluir

Realizamos aferição da nossa frota pelo Programa Despoluir, que faz testes de fumaça verificando os níveis permitidos pela legislação.

Energia Fotovoltaica

Instalamos placas fotovoltaicas nos terminais de Montes Claros e Uberlândia (ambos em Minas Gerais), que gera energia para toda a nossa operação e ainda permite a compensação de energia no terminal de Ipatinga, evitando o consumo de energia elétrica nas unidades.

Redução no consumo de energia elétrica

Buscamos implementar ações que contribuam com a redução do consumo de energia elétrica.

Uma delas é o uso de lâmpadas de LED em nossos escritórios, que consomem uma quantidade bem menor de energia comparada a lâmpadas halógenas e fluorescentes. Além disso, temos sensores de presença em áreas de uso comum, para evitar o desperdício com luzes acesas sem necessidade, e instalação de aquecedor solar nos vestiários de uso de nossos colaboradores.

Gestão de Resíduos

Realizamos a coleta seletiva nas nossas unidades, bem como a destinação correta de resíduos eletrônicos, de equipamentos de saúde (utilizados nos nossos ambulatórios), lonas de freio, pneus, óleo e produtos de manutenção da frota.