Rastreie
sua carga
Clique para rastrear sua carga

Entenda a importância da logística para um negócio escalável

253 Visualizações

Entenda a importância da logística para um negócio escalável

Entenda a importância da logística para um negócio escalável

Você possui um negócio escalável? Atualmente, esse tem sido um dos grandes objetivos das corporações, especialmente em razão da dificuldade de se manterem ativas e rentáveis em um cenário de crise e alta concorrência no mercado.

Na busca por escalabilidade, inúmeros aspectos podem ser fundamentais, momento em que se destaca a importância da logística.

Como gerente logístico, você consegue entender a importância do seu setor e de suas atividades na conquista de um negócio escalável? Ainda tem dúvidas sobre o tema e quer aprender um pouco mais? Então, continue atento aos tópicos a seguir!

Afinal, o que é um negócio escalável?

Apesar de ser um conceito simples de ser compreendido, ainda é comum encontramos dúvidas sobre o tema e, por isso, iniciaremos este conteúdo falando um pouco mais sobre escalabilidade.

De maneira resumida, um negócio escalável é aquele que consegue ampliar seus rendimentos sem que isso, necessariamente, aumente suas despesas. Ou seja, os custos da empresa — mão de obra, produção, manutenção etc. — não crescem na mesma proporção de suas receitas.

Ainda que você sequer tenha ouvido falar em escalabilidade, é certo que um de seus objetivos sempre foi fazer com que a empresa alcançasse uma taxa de faturamento bem superior à taxa de despesas.

Desse modo, mesmo que inconscientemente, esse pode ser entendido como um dos grandes objetivos das empresas contemporâneas. Afinal, ser escalável revela o seu potencial perante o mercado em que atua.

Como alcançar a escalabilidade?

Conforme dito, todo negócio deseja ser escalável, mas, é fato, que alguns não conseguem alcançar esse objetivo. Então, em que eles estão errando? Como se tornar escalável?

O primeiro passo para que uma empresa consiga se tornar escalável é o desenvolvimento e produção de um produto ou serviço que atenda às expectativas do mercado. Ou seja, encontrar o seu diferencial e entregar ao consumidor algo que seja bom e inovador.

Superada essa fase, podemos nos voltar para questões internas da empresa. Se a essência da escalabilidade é aumentar o faturamento sem aumentar suas despesas, gestores e administradores devem agir com estratégia e inteligência.

Nesse sentido, é interessante observar que certas atividades e setores são fundamentais para o sucesso do negócio e contribuem significativamente com o alcance dessa meta, como é o caso da logística.

Continue com a leitura e compreenda melhor o seu papel nesse contexto!

Por que a logística é fundamental em um negócio escalável?

Em um mundo cada dia mais globalizado e com consumidores mais críticos e seletivos, não restam dúvidas de que uma empresa precisa muito mais do que uma ideia inovadora para alcançar o sucesso.

Desenvolver um bom produto e serviço é apenas o primeiro passo de uma longa jornada rumo ao crescimento empresarial. Conforme mencionado, muitas empresas não conseguem ser escaláveis e, assim, não sobrevivem a essa disputa por mercado.

Nesse cenário, não podemos deixar de analisar o papel crucial desempenhado pela logística. Apontada como um setor estratégico para qualquer empreendimento, não há como um negócio desenvolver-se sem uma logística eficiente e de qualidade.

Processos logísticos eficientes são a base para que uma empresa alcance a escalabilidade, e as razões para isso são bem simples: se a logística é a responsável por coordenar toda a operação de um negócio — desde os processos internos e externos — é certo que, quando bem-estruturada, a empresa alcança melhores resultados por um baixo custo.

Em outras palavras, quando a logística consegue entregar ao consumidor um produto de qualidade, por meio de um setor de vendas eficiente, uma gestão de estoque otimizada e uma entrega no tempo certo e com segurança, naturalmente os resultados alcançados pela empresa serão mais expressivos.

Como conquistar processos logísticos eficientes?

Como você sabe, uma empresa que possui processos logísticos eficientes consegue reduzir seus custos e aumentar sua produtividade. Portanto, pode-se concluir que essa é uma estratégia eficiente para alcançar a escalabilidade.

Mas, então, o que é preciso fazer para melhorar a eficiência e qualidade dos processos logísticos? Preparamos algumas dicas infalíveis! Confira!

Invista em planejamento

Todo gerente logístico já deve ter lido o quanto o planejamento é crucial para o sucesso de seu setor. Sem metas e estratégias definidas, o trabalho se torna muito mais complexo, e isso tende a afetar a produtividade dos colaboradores.

Portanto, invista em planejamento. Nossa dica é ter uma agenda semanal com todos os objetivos e metas a serem cumpridos no período. Na segunda-feira, perca parte do seu dia elencando e planejando esses afazeres e, claro, dividindo as tarefas entre a equipe.

Monitore os resultados

Aquilo que não é medido e acompanhado dificilmente passará por um processo de melhoria. Afinal, como saber que algum processo pode e deve ser melhorado sem um monitoramento eficiente de seus resultados?

Desse modo, a dica é estabelecer bons indicadores de desempenho e KPIs que sejam úteis e possam ajudá-lo a manter o setor sempre produtivo e econômico.

Envolva os colaboradores

Alcançar um negócio escalável é uma meta comum entre empreendedores e gestores, no entanto, ela só é alcançada quando os funcionários e colaboradores se empenham para isso.

Portanto, faça de sua equipe uma grande aliada. Comece a distribuir as funções de acordo com as qualidades e potenciais de cada um e deixe claro como todos podem ser beneficiados pelos bons resultados da empresa.

Aprenda a gerar economia sem perder qualidade

Conforme dito, uma empresa escalável é aquela em que a rentabilidade cresce muito além de seus gastos. Assim sendo, deve-se buscar reduzir custos sem que isso afete a qualidade do serviço ou produto entregue ao consumidor final.

Resta claro que o alcance de tal meta exige estratégia e decisões inteligentes e, em relação ao setor de logística, algumas opções se destacam.

Dentre as várias alternativas que levam a esse resultado, podemos destacar a contratação de uma transportadora de cargas como uma das que mais trazem benefícios ao negócio, como:

  • redução de gastos com frota e mão de obra;

  • redução dos custos do frete;

  • profissionalização dos processos de entrega;

  • aumento da satisfação do cliente;

  • ganho na qualidade e rapidez do frete.

Portanto, após a leitura do post de hoje, podemos concluir que ter um negócio escalável é um objetivo que pode ser alcançado por qualquer empresa e que, certamente, a colocará em posição de vantagem sobre suas concorrentes.

Mas, para isso é preciso apostar em uma logística de qualidade, fazendo dela o seu grande diferencial no mercado.

Agora que você leu nossas dicas, aproveite para descobrir o que analisar na hora de escolher fornecedores logísticos!

 

Comentários (1)

  • Avatar

    Josineudo de sousa

    |

    Excelente, o conteúdo.

    Reply

Deixe um comentário

Open chat