Rastreie
sua carga
Clique para rastrear sua carga

Gestão de custos logísticos: entenda o impacto da terceirização!

194 Visualizações

Gestão de custos logísticos: entenda o impacto da terceirização!

Gestão de custos logísticos: entenda o impacto da terceirização!

A gestão de custos logísticos é a área responsável por controlar os custos e identificar ações que podem ser adotadas visando otimizar os investimentos e aumentar a eficiência e a lucratividade do negócio.

Dentre as diversas estratégias para se alcançar esse objetivo, a terceirização vem se destacando pelos benefícios expressivos proporcionados ao negócio.

Se você está pensando em terceirizar serviços logísticos, como o transporte de sua empresa, é interessante acompanhar este material. Apresentaremos como essa estratégia pode impactar a sua gestão financeira e favorecer o sucesso empresarial.

Quer entender melhor? Prossiga com a leitura!

O que é a terceirização de logística e como ela pode ser implementada?

A terceirização de logística nada mais é do que a contratação de uma empresa especializada em executar algum processo logístico. Assim, por exemplo, a indústria pode terceirizar o seu transporte, passando para outro negócio toda a responsabilidade por tal procedimento.

De modo geral, um operador logístico poderá controlar as rotinas de recebimento, armazenagem, expedição e transporte, conferindo mais profissionalismo e qualidade a esses processos.

Entretanto, para que seja implementada com sucesso, é crucial selecionar bons parceiros de negócio, ou seja, empresas que tenham conhecimento, ativos e tecnologia disponível para contribuir com o alcance de seus objetivos.

Nesse cenário, encontrar uma empresa terceirizada de valores semelhantes aos da sua empresa e que goze de uma boa reputação é o primeiro passo para uma parceria de sucesso, já que as atividades desempenhadas devem alavancar os resultados de ambas, tornando-as mais competitivas e rentáveis.

Por isso, o gestor precisa ter em mente que dividirá o controle dessas áreas, cabendo a ele apenas a responsabilidade de acompanhar o desempenho das terceirizadas e viabilizar o seu trabalho — proporcionando as condições ideais, principalmente o compartilhamento de informações importantes.

Quais os benefícios de se apostar na terceirização?

A terceirização, quando bem implementada, promove mudanças benéficas na rotina das empresas e em seus resultados, incluindo uma melhor gestão de custos logísticos.

Mas você sabe quais são os reais benefícios que essa estratégia pode proporcionar ao seu negócio? Confira a seguir:

Foco no core business (atividade-fim)

Para que uma empresa opere com qualidade e eficiência, é necessário que todos os seus setores e atividades estejam em harmonia. No entanto, certas áreas acabam requisitando mais atenção dos gestores, deixando-os ocupado com questões meramente burocráticas.

O transporte é uma dessas áreas essenciais para o crescimento empresarial, mas que demanda atenção e cuidados especiais. Afinal, o sucesso de toda a operação logística depende de um transporte rápido e seguro.

A terceirização dessa atividade, então, é algo que simplifica o dia a dia na empresa e permite que gestores e empreendedores tenham o foco na atividade-fim de seu negócio.

Com isso, ela se dedica com mais empenho àquilo que faz de melhor e deixa a parte de transporte para uma empresa especializada e experiente nesses processos.

Rotinas executadas por equipes com know-how

Como se sabe, ao contratar uma transportadora, seu negócio passará a contar com a parceria de uma empresa especializada e, por isso, mais preparada para lidar com os desafios do setor.

Conhecendo as melhores práticas, os problemas e as oportunidades, a terceirizada executa as ações de maneira mais eficaz, já que você dificilmente alcançaria o mesmo desempenho se tivesse de cuidar de tudo sozinho.

Em outras palavras, o know-how dessas equipes contribui significativamente para a melhoria do transporte e, consequentemente, para o aumento da satisfação de seus clientes.

Aumento da qualidade dos serviços

Não há como deixar de citar o aumento da qualidade dos serviços como consequência da terceirização. O foco e o direcionamento dos esforços e recursos para o seu core businesspermitem que os colaboradores fiquem alocados em tarefas mais estratégicas e elaborem soluções que realmente gerem valor à empresa.

Essa situação, somada à tranquilidade e à garantia de se ter um transporte executado com excelência, é algo que, naturalmente, contribui para a qualidade de todas as atividades da empresa.

Utilização de tecnologia especializada

Nos dias de hoje, um negócio que não faz uso de tecnologia está em grande desvantagem em relação aos seus concorrentes. Especialmente na área de transporte, não contar com o auxílio de softwares e equipamentos modernos pode dificultar todo o processo e torná-lo mais lento.

Mas adquirir todos esses recursos pode ser um investimento alto demais para qualquer negócio, e, portanto, a terceirização é a opção mais inteligente.

Além de todo o conhecimento técnico, a transportadora conta com máquinas, equipamentos e ferramentas necessárias para realizar um bom trabalho. Isso quer dizer que sua empresa não precisa investir na aquisição e manutenção desses ativos — e nem sofrer com a depreciação deles.

Controle simplificado das rotinas

Como a responsabilidade da gestão operacional passa a ser da transportadora, o papel do gestor em sua empresa passa a ser o de monitorar o desempenho, analisar os resultados e compará-los aos objetivos que foram definidos.

Além disso, em um trabalho conjunto, ele auxilia a empresa terceirizada a elaborar soluções que possam contribuir com o alcance das metas.

Portanto, pode-se concluir que a quantidade de processos que precisam ser geridos pelo gerente logístico diminui, ao mesmo tempo em que todas as rotinas são controladas com maior objetividade.

Como a terceirização contribui para a gestão de custos logísticos?

Em um mercado tão competitivo, reduzir custos logísticos é uma das maiores missões confiadas aos gestores da área. No entanto, isso nem sempre é tão simples de se executar, já que erros podem comprometer toda a produção da empresa.

É nesse cenário que a terceirização de serviços logísticos contribui significativamente com as empresas e indústrias brasileiras. Ao repassar o transporte de cargas a uma transportadora experiente e responsável, você poderá economizar e realocar esses recursos em outras áreas mais estratégicas.

Continue com a leitura e confira como a terceirização contribui para uma melhor gestão de seus custos logísticos:

Redução da folha de pagamento

Você sabe qual é o impacto da folha de pagamento no orçamento de sua empresa? Isso costuma variar de acordo com o segmento de atuação, mas, em geral, pode comprometer de 15% a 20% de todo o rendimento do negócio.

Desde encargos trabalhistas a benefícios concedidos pela própria corporação, ter uma equipe de trabalho própria é algo custoso e complexo de se administrar.

Por outro lado, a contratação de uma empresa terceirizada diminui consideravelmente esse gasto sem, no entanto, reduzir o número de colaboradores atuantes no cotidiano empresarial.

Lembre-se de que a parceira é quem se responsabilizará pela contratação, pagamento e gestão de todos os seus funcionários, retirando o vínculo direto com o seu negócio e reduzindo os riscos de ações trabalhistas.

Otimização de processos e ganho de eficiência

O apoio especializado de uma prestadora de serviços logísticos é algo que favorece a otimização dos processos e, consequentemente, contribui para uma maior eficiência empresarial.

A consequência direta disso é, obviamente, uma redução de custos expressiva. Sempre que uma empresa atua de maneira mais rápida, otimizada e segura, minimiza gastos excessivos, reduz os desperdícios e, claro, aumenta sua produção.

Troca de custos fixos por variáveis

A velha preocupação em manter os custos fixos e variáveis controlados também pode ser minimizada por meio da terceirização do transporte de cargas.

Como seu negócio pagará apenas pelo trabalho executado, não precisará arcar com um custo fixo mensalmente sem usufruir de toda a sua capacidade. Dessa maneira, há a troca desse custo fixo por um variável, de acordo com a demanda da empresa, além de reduzir a ociosidade da equipe e da frota.

Economia com a compra de equipamentos logísticos

Conforme mencionado, adquirir bons equipamentos logísticos exige um alto investimento, e isso nem sempre é interessante para a empresa. Mas, ao contratar a terceirizada, você reduz esse tipo de gasto.

No caso de uma transportadora, por exemplo, ela arca com a aquisição de veículos modernos e adequados a cada tipo de mercadoria, livrando seu negócio da compra e manutenção dos mesmos.

Redução da estrutura de RH e Departamento Pessoal

Por último, é interessante ressaltar que a terceirização reduz a necessidade de contratação de uma grande estrutura de RH e Departamento Pessoal, já que a terceirizada é quem deve cuidar de grande parte desses detalhes.

Desse modo, você poderá reduzir o número de funcionários ou até mesmo redistribuí-los para outros setores mais estratégicos, como o estoque e o setor financeiro.

Quais cuidados você deve tomar ao contratar um prestador de serviços logísticos?

Por tudo o que foi apresentado até aqui, é possível concluir que a terceirização é, de fato, uma estratégia inteligente e eficiente para sobreviver e se destacar em um mercado cada vez mais exigente e seletivo.

Entretanto, a contratação de um bom parceiro logístico é algo que merece atenção — caso contrário, trará muitos problemas ao seu negócio. Para que a terceirização retorne com bons frutos e o ajude a aprimorar a gestão de custos logísticos, deve-se ter o cuidado de selecionar os parceiros certos para o seu negócio.

Sendo assim, vale a pena observar alguns pontos fundamentais, dentre os quais podemos destacar:

Realização de cotação com diversas empresas

Por mais que seja tentador fechar com uma terceirizada por meio de indicação, ou ao constatar preços satisfatórios, o ideal é fazer um processo seletivo com pelo menos 3 candidatos.

A pesquisa de mercado é um cuidado essencial para quem deseja fechar uma boa parceria. Não seja induzido ao erro por pressa ou indicações de outros parceiros. Tenha o cuidado de avaliar todas as possíveis empresas, atentando para os detalhes.

Frisa-se que, na maioria das vezes, você encontra uma boa prestadora de serviços logísticos avaliando detalhes que vão além do preço oferecido. A qualidade deve ser seu grande objetivo, já que ajuda a aumentar sua atuação no mercado e conquistar uma boa reputação.

Análise da reputação e tradição da empresa no mercado

Conforme dito, o preço não deve ser o maior parâmetro ao contratar uma empresa terceirizada. A reputação e a tradição são um ponto fundamental nesse processo.

Ao realizar esse tipo de análise, o gestor se sente mais seguro e preparado para escolher um parceiro mais confiável. Apesar de não ser sinônimo de excelência, é algo que proporciona uma garantia maior de que a empresa é realmente especializada no ramo de atuação.

Avaliação dos preços praticados

Obviamente, o preço deve ser levado em consideração na busca por uma boa prestadora de serviços logísticos e tem um grande peso em sua decisão final.

Como o objetivo dessa estratégia é trazer mais competitividade e economia ao seu empreendimento, é importante que os valores cobrados pela empresa terceirizada sejam compatíveis com a atividade, tecnologia aplicada e qualidade do serviço desempenhado.

Portanto, analise com atenção e verifique se os valores estão de acordo com o padrão de mercado e se justificam pela estrutura e eficiência logística prometida.

Verificação da qualidade do serviço

Além dos demais aspectos, a qualidade do serviço é um fator determinante para o sucesso dessa contratação, haja vista que tem influência direta sobre a satisfação dos clientes.

Não há como deixar de analisar situações como segurança e monitoramento do transporte, suporte fornecido à empresa, eficiência nas entregas e respeito ao cliente.

Tudo isso impacta na relação de sua empresa com os seus consumidores, e deixar que uma parceira inadequada a afete é um erro fatal. Portanto, o ideal é verificar a relação entre custo e benefício da contratação.

Quais as consequências de uma contratação inadequada?

Finalizando o post de hoje, é necessário deixar claro o quanto uma decisão equivocada pode afetar negativamente os resultados da empresa e prejudicar a imagem que ela tem no mercado — ainda que os processos sejam externos.

Escolher um parceiro logístico ruim afeta toda a gestão de custos logísticos, principalmente quando não se consegue atingir o planejamento estratégico traçado e todos os objetivos empresariais. Ou seja, “o barato pode sair caro”.

Sendo assim, é necessário que os gestores tenham o máximo de atenção ao realizar a seleção das empresas terceirizadas que os auxiliarão. No setor de logística, isso é ainda mais relevante, já que se trata de uma área extremamente estratégica para o crescimento empresarial.

Como se pôde ver, quando a terceirização de serviços é bem implementada, pode proporcionar diversos benefícios para o negócio, inclusive a melhora da gestão dos custos logísticos, atividade essencial para se alcançar uma boa lucratividade e tornar a empresa mais competitiva. Por isso, utilize todas as informações apresentadas neste material a seu favor e encontre a parceira logística ideal para o seu negócio!

O que achou deste post? Suas dúvidas foram esclarecidas? Quer aproveitar e saber como avaliar sua transportadora? Então baixe o nosso e-book agora mesmo e confira a checklist!

Deixe um comentário