Rastreie
sua carga
Clique para rastrear sua carga

Inventário rotativo: entenda o que é e conheça os benefícios!

501 Visualizações

Inventário rotativo: entenda o que é e conheça os benefícios!

Inventário rotativo: entenda o que é e conheça os benefícios!

Você já ouviu falar em inventário rotativo? Esse processo é muito importante nos dias de hoje, pois é um facilitador da gestão de estoque que confere mais eficiência e economia às empresas.

Como uma das grandes responsabilidades de um gerente logístico é conquistar um bom controle do estoque, mantendo-o organizado e atualizado, resolvemos ajudá-lo a fazer isso de maneira rápida, segura e produtiva.

Portanto, acompanhe a seguir tudo o que você precisa saber sobre essa técnica e veja como ela pode ser útil à sua empresa. Ficou curioso? Continue com a leitura!

O que é um inventário rotativo?

Se você ainda não conhece a técnica do inventário rotativo, a primeira informação que precisa compreender é que estamos falando de um processo de conferência periódica do estoque de uma empresa.

De modo geral, adota-se uma frequência para a realização de inventários, que podem ocorrer diariamente, semanalmente ou mensalmente. Tal escolha varia de acordo com o fluxo no setor e com a demanda da empresa. Ou seja, você definirá a periodicidade do seu inventário de acordo com as suas necessidades.

Assim, ele é bastante útil para empreendimentos que sentem uma maior necessidade em controlar e detalhar com exatidão os níveis de seu estoque, pois, conforme você percebeu, é feita uma contagem física contínua dos produtos.

Quais os benefícios de se contar com tal estratégia?

Como gerente logístico, certamente, uma de suas maiores preocupações é manter o seu estoque adequado à demanda de sua empresa. Não é raro ver negócios enfrentando problemas como falta de mercadorias e até mesmo prejuízos por perda da validade de produtos.

Por outro lado, empresas que passam a adotar um processo de inventário rotativo conquistam vantagens competitivas interessantes. Veja a seguir os principais benefícios desse procedimento:

1. Aumenta a precisão do estoque

Sem dúvidas, uma maior precisão do estoque é uma grande vantagem advinda do inventário rotativo. Como você realiza conferências periódicas em suas prateleiras, fica muito mais simples observar a rotatividade dos produtos e especificar a quantidade de cada item em estoque.

Dessa maneira, você tem um controle maior sobre seus insumos, e a equipe de vendas consegue trabalhar com mais segurança e tranquilidade, pois tem total apoio do estoque para realizar as entregas em um bom prazo.

2. Facilita a identificação de falhas no estoque

Se você avalia os níveis de seu estoque com periodicidade, consequentemente tem uma facilidade maior de encontrar e corrigir falhas nos galpões e centros de distribuição.

Assim, é possível identificar de maneira rápida problemas como avarias em mercadorias e armazenamento inadequado, por exemplo. Esse controle é essencial para evitar perdas no estoque, diminuindo o volume de itens a serem descartados por falhas no processo.

3. Melhora o controle dos prazos de validade das mercadorias

Perder produtos devido à expiração do prazo de validade é um problema sério e que gera grandes prejuízos às corporações, principalmente aquelas que trabalham com produtos perecíveis.

No entanto, a adoção de uma estratégia de inventário rotativo é capaz de reduzir consideravelmente os índices dessas perdas, pois é possível visualizar melhor os produtos que estão mais perto de vencer e, desse modo, adotar estratégias para utilizá-los com mais rapidez.

4. É mais rápido e produtivo para o negócio

Fazer um grande inventário mensal, trimestral ou semestral é bem mais caro e demorado do que realizar esse procedimento periodicamente.

Dessa maneira, quando há um grande lapso de tempo entre um inventário e outro, certamente a tarefa será mais difícil de ser executada e demandará mais funcionários para a conclusão do inventário.

Ademais, essa técnica permite que sejam realizados inventários por produtos e setores — o que é mais rápido e fácil do que inventariar todo o estoque de uma só vez.

Já imaginou ter que parar o funcionamento da empresa para realizar balanços no estoque? Apesar de ser uma situação prejudicial ao negócio, esse tipo de problema acontece com frequência em empresas que não se preocupam em realizar inventários periódicos.

Que erros podem prejudicar a realização do seu inventário rotativo?

Apesar de ser uma técnica fácil e muito produtiva para a empresa, algumas situações podem acarretar o fracasso desse processo. Por isso, é importante que você conheça os erros que podem levá-lo a enfrentar problemas e não obter bons resultados.

Confira a seguir os principais riscos que sua empresa pode correr ao realizar esse procedimento de maneira inadequada:

1. Não investir no treinamento da equipe

O inventário rotativo deve seguir um planejamento bem preciso. Portanto, para que tudo saia conforme o esperado, é essencial que os profissionais responsáveis pelo procedimento sejam bem-treinados e conheçam todas as etapas que isso envolve.

Os riscos que você corre ao não observar essa questão são grandes, já que a falta de conhecimento e experiência podem inviabilizar todo o processo e comprometer os resultados.

2. Não traçar estratégias de prevenção de falhas

Prevenir uma falha é sempre mais barato e fácil do que corrigi-la. Ou seja, se você não adota uma estratégia de prevenção de erros integrada com o inventário rotativo, certamente terá mais custos e perderá mais tempo tentando solucionar problemas.

Desse modo, o ideal é utilizar as informações coletadas para prevenir futuros erros e, a partir disso, conquistar um estoque mais controlado e organizado.

3. Não contar com o auxílio da tecnologia

Apesar de o inventário rotativo ser mais rápido e simplificado, é importante que você utilize programas que o auxiliem com essa tarefa.

Aplicar tecnologia significa reduzir ainda mais o tempo gasto com o processo e conquistar mais segurança e precisão nos dados coletados. Por isso, invista em um software que tenha funcionalidades interessantes e que possa auxiliá-lo a gerir seu estoque de maneira mais eficiente.

Como você sabe, o desafio de alcançar um bom patamar na gestão de estoques é um dos que mais demandam sua atenção e dedicação. No entanto, técnicas como a do inventário rotativo podem transformar o seu dia a dia, tornando essa missão muito mais rápida e segura. Com isso, você conquistará maior controle sobre seus produtos e contribuirá para o crescimento do negócio.

E você, gostou deste post? Essas informações lhe foram úteis? Então, que tal aprender um pouco mais e conhecer os 5 erros fatais para os processos de sua empresa?

 

Deixe um comentário

Open chat