Rastreie
sua carga
Clique para rastrear sua carga

Saiba como montar uma equipe de logística realmente eficiente

396 Visualizações

Saiba como montar uma equipe de logística realmente eficiente

Saiba como montar uma equipe de logística realmente eficiente

Ter uma equipe de logística de alta performance é um dos maiores objetivos de qualquer gerente da área. Afinal, o capital humano é um fator indispensável para os bons resultados do setor.

Apesar de tamanha relevância, montar um time eficiente e produtivo pode se transformar em um desafio, já que é preciso entender um pouco sobre comportamento e possuir habilidades em gestão de pessoas.

Diante desse cenário, o post de hoje foi elaborado para que você aprenda de uma vez por todas a montar uma boa equipe de logística e, assim, consiga ser reconhecido e valorizado dentro da empresa. Quer aprender um pouco mais? Fique atento aos tópicos a seguir!

Conheça os perfis indispensáveis à sua equipe de logística

A primeira dica para montar uma equipe de sucesso é conhecer os perfis de funcionários ideais para uma equipe de logística. Como você sabe, esse setor é bem dinâmico e demanda profissionais que tenham capacidade para lidar com desafios.

Assim, existem três perfis imprescindíveis à sua equipe:

Proativo

Indivíduo que executa seu trabalho sem necessitar de grande supervisão e se antecipa a problemas e desafios.

Comunicativo

Profissional com bom relacionamento interpessoal, sabendo se comunicar com os outros setores e os colegas de profissão.

Organizado

Essencial para rotinas que exigem concentração e organização, como a gestão de estoque e frota, esse profissional mantém os processos, documentos e relatórios em dia e prontos para serem consultados.

Seja estratégico ao selecionar e recrutar talentos

Os processos seletivos de funcionários são a porta de entrada para a sua empresa. Portanto, é aconselhável que o gerente logístico participe ativamente da seleção e recrutamento de talentos.

Além de estar em contato com o setor de recursos humanos, é importante que você promova entrevistas e se esforce para identificar habilidades que sejam interessantes e proveitosas para o seu time.

Procure saber o nível de capacitação, as experiências profissionais anteriores, a disponibilidade para o trabalho e a capacidade para trabalhar sob pressão — o setor de logística não pode parar, e o funcionário ideal sabe que terá que cumprir rotinas importantes para o sucesso da empresa.

Procure profissionais com especialização em logística

Encontrar profissionais que possuam graduação ou especialização na área de logística pode ser um bom diferencial competitivo. Em regra, essas pessoas dominam as melhores técnicas, estão atualizadas com as tendências de mercado e são especialistas na área.

Uma mão de obra qualificada está praticamente pronta para os desafios do cotidiano corporativo, podendo assumir posições de destaque e até mesmo auxiliar o gestor a implementar novas soluções e gerenciar a equipe.

Por isso, avalie os currículos com atenção e preste atenção nesses profissionais. Eles podem ser o segredo para o seu sucesso!

Avalie a possibilidade de terceirizar algumas atividades

Nem sempre ter todos os processos logísticos sob a sua responsabilidade é a melhor opção. Na verdade, terceirizar algumas atividades no setor de logística é uma estratégia inteligente e pode contribuir para maior eficiência da empresa.

O transporte, por exemplo, é um dos processos mais indicados para a terceirização, pois gerir uma equipe de motoristas e uma frota própria é algo que demanda tempo, dedicação e dinheiro.

Dessa maneira, se você procura mais eficiência, avalie a possibilidade de contratar uma transportadora e conquistar entregas rápidas, seguras, produtivas e muito mais econômicas. Em geral, essa decisão afeta positivamente não apenas a logística, como todos os setores da empresa.

Seja um bom líder

A liderança é uma das grandes habilidades que se espera que um gestor possua. Afinal, apenas conhecimento, poder e formação acadêmica serão insuficientes para manter um grupo engajado e pronto para trabalhar em prol da sua empresa.

É preciso se policiar e ter o cuidado de não se tornar um mero chefe, que apenas dita ordens e metas a cumprir. É fundamental que o gerente logístico seja um líder e trabalhe junto com seus colaboradores em busca de um mesmo objetivo.

Por isso, aprenda a ouvir sugestões e críticas, fique atento a atritos e problemas internos, saiba cobrar resultados e dar feedbacks e, claro, elogiar e recompensar os bons resultados obtidos.

Aprenda a traçar boas metas de trabalho

Tão importante quanto a figura do líder em uma equipe logística são as metas de trabalho. Isso porque, sem objetivos, o time se torna acomodado e não sabe por que trabalha, perdendo produtividade e eficiência.

Então, aprenda a planejar e traçar metas de trabalho que sejam desafiadoras na medida certa. É sempre positivo ver o time empenhado em buscar uma meta que a tire de sua zona de conforto, mas objetivos inalcançáveis podem comprometer o trabalho, desmotivando a equipe.

Estimule o intraempreendedorismo

Você já ouviu falar em intraempreendedorismo? Trata-se de um dos maiores recursos das empresas que desejam alcançar máxima produtividade e mais competitividade no mercado.

Em resumo, é o estímulo ao empreendedorismo interno, ou seja, dar aos colaboradores condições para que inovem e trabalhem para aprimorar os processos da empresa. Assim, os seus funcionários poderão desenvolver a criatividade, inovando e contribuindo com o crescimento empresarial.

Dentro do setor de logística isso pode ser muito relevante. Como você sabe, o mercado não é mais o mesmo, e a inovação é uma exigência para quem deseja se manter competitivo e alcançar a satisfação de seus clientes. Mas, para que um negócio consiga desenvolvê-lo, são necessários três aspectos importantes:

  • perfil dos colaboradores;
  • cultura organizacional;
  • estímulo da liderança.

Por isso, trabalhe para que o clima dentro do setor de logística seja propício para que os talentos se desenvolvam e fique atento aos funcionários que se destacam pelas ideias inovadoras e vontade de contribuir com o sucesso do negócio.

Montar uma equipe de logística eficiente é uma das missões confiadas ao gerente logístico e, conforme demonstrado, depende muito de como ele se comporta e gerencia seus colaboradores.

Por isso, aproveite estas dicas e comece a se tornar um líder diferente, atento à sua equipe e às habilidades e características que podem contribuir para a melhoria de seus resultados.

Gostou deste post? As dicas foram úteis? Então, continue aprendendo e não deixe de conferir os 7 principais investimentos em logística para a sua empresa!

Deixe um comentário

Open chat