Rastreie
sua carga
Clique para rastrear sua carga

Terceirização de serviços logísticos: 6 benefícios que você tem que conhecer

442 Visualizações

Terceirização de serviços logísticos: 6 benefícios que você tem que conhecer

Terceirização de serviços logísticos: 6 benefícios que você tem que conhecer

Não é segredo para ninguém que a terceirização de serviços é uma prática cada vez mais comum entre empresas, seja qual for o seu porte.

E o motivo para isso é simples: ao transferir a responsabilidade de tarefas como limpeza, segurança e atendimento ao cliente para um provedor terceirizado, sobram mais tempo e investimentos para focar no core business dos seus negócios.

Nesse contexto, uma das principais soluções para as organizações que querem reduzir custos é a terceirização de serviços logísticos. Quer saber por quê?

Conheça, a seguir, 6 grandes benefícios da terceirização de serviços logísticos e entenda como isso pode alavancar os resultados da sua empresa:

1. Flexibilidade e escalabilidade

Manter um sistema logístico próprio não é fácil. Antes de mais nada, é preciso dispor de recursos e estrutura para lidar com operações complexas, treinamento de pessoal, aquisição de equipamentos e sistemas, manutenção e gestão de toda a logística.

Uma vez que você terceiriza os serviços logísticos da sua empresa, é possível escalar os recursos contratados sempre que for preciso, pagando apenas pelo que você usa. Isso evita a ociosidade de equipamentos e sistemas em negócios que lidam com demandas sazonais (feriados e datas comemorativas, por exemplo).

Por outro lado, você também pode enxugar os recursos terceirizados nos períodos de menor movimentação, caso seja necessário — processo simples e rápido em comparação com o redimensionamento de um departamento de logística interno.

2. Expertise

De modo geral, provedores de serviços de logística são especialistas no que fazem. Ao terceirizar esse setor para uma organização competente, você está contando com profissionais capacitados para utilizar as tecnologias, práticas e técnicas mais modernas do mercado.

Daí a importância de encontrar um parceiro de qualidade, que consiga suprir consistentemente as verdadeiras necessidades da sua empresa.

Porém, se optar por manter um sistema logístico próprio, todas as tarefas relacionadas com capacitação de funcionários, aquisição de tecnologias modernas e pagamento de encargos trabalhistas ficarão por sua conta.

3. Economia de tempo e dinheiro

Essa costuma ser a principal razão para a terceirização de serviços logísticos entre as empresas. Isso porque, na prática, você dispensa os investimentos em transporte próprio, aquisição de novas tecnologias, manutenção de equipamentos, gestão de armazéns e contratação de pessoal, por exemplo.

Outro detalhe é que, como os provedores de serviços trabalham com base em Acordos de Nível de Serviço (SLA) robustos, você tem a garantia de que receberá um trabalho de qualidade, sem surpresas inesperadas no orçamento.

Além disso, a contratação de uma transportadora reduz significativamente a quantidade de tarefas burocráticas, contratos e auditorias necessárias para manter o setor de logística da sua empresa funcionando.

Em outros termos, a terceirização dos serviços logísticos:

  • exige menor custo inicial que a criação de um setor de logística in house;

  • evita o pagamento de encargos trabalhistas pela contratação direta de profissionais;

  • libera recursos para focar no core business.

4. Inovação

Como você já sabe, terceirizar as operações logísticas da sua empresa implica contar com toda capacidade de um parceiro especialista no assunto, apto para trabalhar com as tecnologias mais atualizadas do mercado.

Um bom provedor vai oferecer soluções inovadoras, alinhadas com as últimas demandas da área e com as necessidades e objetivos do seu negócio.

E, sem precisar se dedicar às questões secundárias de logística, sobra mais tempo para seus colaboradores focarem em tarefas relevantes para as metas da organização — o que estimula a produtividade das equipes e a criação de soluções, produtos e serviços mais inovadores.

5. Monitoramento e gestão

Por mais confiável que seja a empresa contratada para terceirizar as suas operações de logística, é fundamental que você siga monitorando os serviços prestados para verificar se os resultados atingem o que foi estabelecido em contrato.

O ideal é que o acordo da prestação de serviços explique exatamente quais são as responsabilidades do provedor e da empresa em questão, estabelecendo as normas para a administração da logística antes mesmo de a parceria começar.

E, no caso de contratos com níveis de serviço baseados em Indicadores Chaves de Desempenho (KPIs), você terá em mãos informações valiosas para acompanhar a eficácia dos processos terceirizados e o andamento dos seus negócios.

Indo mais além, a maioria dos fornecedores de serviços logísticos terceirizados também oferece recursos e ferramentas para monitoramento de frotas e controle de cargas, otimizando a gestão da logística e facilitando o monitoramento de todo o setor.

6. Simplicidade

Outra grande vantagem da terceirização de serviços logísticos é a simplificação da Supply Chain, ou cadeia de suprimentos. Mas o que isso significa?

Para um determinado produto chegar até um cliente final, é preciso que a empresa lide com diversos fatores — como a disponibilidade do produto em questão, as formas de estocagem ou o número de fases necessárias para a sua fabricação.

E, para atender às demandas do cliente a tempo, é indispensável conhecer o lead time de entrega, os períodos de alta ou baixa no consumo e os métodos de produção e distribuição dos fornecedores, entre outros aspectos.

Todas essas variáveis podem tornar a articulação do processo de logística uma tarefa bastante complicada, não acha?

Com a terceirização do setor logístico, sempre que você precisar cumprir um projeto, encaminhar pedidos rapidamente ou mesmo alterar produtos ou serviços existentes, vai contar com o trabalho de profissionais capacitados, desde a fase de armazenamento até a distribuição e transporte.

Agora que você conhece as vantagens da terceirização de serviços logísticos, fica mais fácil de identificar se este é o melhor modelo para o seu negócio. Quer preparar a sua empresa para essa transição? Veja algumas dicas e cuidados a seguir:

  • o funcionamento e gerenciamento eficientes dos serviços logísticos podem ser um grande diferencial competitivo entre a sua empresa e os concorrentes, portanto, prefira um provedor de serviços que melhor atenda os seus objetivos estratégicos;

  • mapeie todos os processos que podem ser terceirizados e conheça em detalhes a forma como a logística será administrada pela empresa parceira;

  • planeje a transição com calma e não tenha medo de monitorar a performance do fornecedor: acompanhar o desenvolvimento das operações é uma peça chave para entender se esta é a escolha certa.

E então, tem interesse em saber mais sobre o assunto? Aproveite seu tempo e confira também o nosso manual do Lean Manufacturing no transporte de cargas!

CTA_Patrus_Manual do Lean Manufacturing no transporte de cargas_final (1)

Deixe um comentário

Open chat