Rastreie
sua carga
Clique para rastrear sua carga

Conheça os benefícios e saiba como contratar um seguro de cargas

623 Visualizações

Conheça os benefícios e saiba como contratar um seguro de cargas

Conheça os benefícios e saiba como contratar um seguro de cargas

Atualmente, os desafios que envolvem os processos logísticos de uma empresa são inúmeros, principalmente quando o transporte rodoviário é o mais utilizado.

De rodovias em mau estado de conservação, risco de acidentes, até graves problemas como o furto e roubo de cargas, tudo deve ser considerado na hora de planejar os transportes. Por isso, medidas voltadas para garantir a segurança e eficiência nos deslocamentos devem estar sempre em pauta dentro das transportadoras.

Nesse contexto, o ideal é agir preventivamente, antecipando riscos e minimizando seus possíveis danos. Desse modo, contratar um seguro de cargas, por exemplo, é uma medida indispensável, mesmo que outras sejam adotadas.

Afinal, é impossível tornar os transportes imunes a quaisquer problemas e prejuízos. Assim, caso aconteçam, a empresa está resguardada com o seguro.

Você conhece os benefícios de se contratar um seguro de cargas? Sabe como contratar um? Não? Então o post de hoje pode lhe ser muito útil. A seguir, explicaremos todos estes detalhes para você! Acompanhe!

O que é o seguro de cargas?

É uma modalidade de seguro de transportes que abre duas categorias:

  • transporte — contratada pelo vendedor ou pelo comprador da carga;

  • responsabilidade civil — contratada pelo transportador.

A primeira categoria (de transporte) se divide em transportes nacionais e transportes internacionais. Por outro lado, a categoria de responsabilidade civil comporta diversos tipos de seguros que garantem à empresa transportadora o ressarcimento de indenizações que porventura seja obrigada a pagar pela reparação de danos à carga transportada.

O seguro de cargas cobre danos causados a bens e mercadorias que circulam sobre a água, vias terrestres (rodovias e ferrovias) e vias aéreas.

Em regra, os transportes devem dispor das duas modalidades de seguro (de transporte e responsabilidade civil), contudo, somente a contratação desse último é obrigatória por parte do transportador.

Quais os benefícios de ter um seguro de cargas?

Os benefícios envolvidos na contratação são inúmeros, dos quais podemos citar:

1. Maior segurança

Esse é reflexo lógico da contratação de um seguro de cargas. O seguro garante uma segurança maior para as operações de transporte, pois a empresa não corre o risco de suportar, sozinha, os prejuízos decorrentes de algum tipo de problema.

Como sabemos, ocorrências de acidentes nas estradas, assim como os relatos de furtos e roubos de cargas, são cada vez mais comuns. Desse modo, é preciso se resguardar desse tipo de ocorrência para que a empresa não se veja obrigada a desorganizar suas finanças para contornar o problema.

2. Garante a continuidade das atividades da empresa

A contratação de um seguro de carga também atinge esse viés. Afinal, mesmo que a empresa sofra algum dano pela perda de uma carga valiosa, por exemplo, a cobertura do sinistro permite que tais danos possam ser minimizados, a ponto de a empresa não ser obrigada a interromper o restante das suas operações — seja pelo fato de não ter prejuízos ou por não ter de se complicar em meio à burocracia que o fato pode gerar para ser solucionado.

3. Reduz os riscos de insolvência

A depender do porte da empresa, os prejuízos pela perda de uma carga valiosa podem ser fatais para a companhia. Em caso de acidente, por exemplo, é bastante comum haver a perda da carga e também do veículo que a transportava, de modo que os danos podem ser extremamente altos e ainda não eram previstos.

Por isso, contratar um seguro de cargas acaba sendo indispensável para garantir não só os itens listados anteriormente, mas também para evitar que a empresa desorganize as suas finanças para cobrir os prejuízos e não consiga, por exemplo, honrar as suas dívidas, obrigações, etc.

4. Diferencial competitivo

Muitas empresas acabam recorrendo ao transporte mais barato e negligenciando alguns pontos importantes. Preço não é tudo, existem variáveis que devem ser consideradas e que, certamente, influirão no preço do transporte. O seguro de cargas é um exemplo.

Mesmo que a sua empresa pague mais por serviços de transportadoras contratadas, o fato de elas contarem com seguro reduz drasticamente os riscos de prejuízos nos deslocamentos, o que acaba compensando muito a sua contratação.

De maneira geral, as transportadoras que utilizam o seguro de carga têm um diferencial competitivo frente àquelas que se preocupam apenas com custos e negligenciam a segurança da carga do cliente.

Como contratar um seguro de cargas?

Agora que você já conhece um pouco sobre essa modalidade de seguro e alguns dos seus benefícios, já deve estar se perguntando como é feita a sua contratação. 

A contratação de um seguro de cargas exige o cumprimento de alguns passos e a ciência de algumas informações. Atualmente, diversas seguradoras já disponibilizam a opção de simulação e contratação online — o que facilita e agiliza muito o processo.

Em geral, os passos e informações necessárias serão as seguintes.

Dados do embarque

Nesse item será necessário descrever os detalhes da carga, como tipo de mercadoria, valor a ser transportado, peso, local de saída e destino final, metodologia de transporte utilizada (rodoviário, aéreo, etc.), data de despacho, entre outras informações.

Cobertura

Fase em que é selecionado o tipo de cobertura desejado para o seguro. Aqui devem ser avaliados os principais riscos envolvidos no deslocamento e adequar aos tipos de seguro, conforme a necessidade da empresa contratante.

Pagamento

Assim como acontece na contratação, o pagamento do seguro deve ser efetuado em momento anterior ao embarque da mercadoria. Assim, o serviço só se efetiva e passa a vigorar após a concretização da parte financeira entre os envolvidos.

É importante mencionar que os seguros podem ter os seus valores consultados — por meio de simulação — nos sites das seguradoras.

Por fim, o ideal é que a empresa consulte, pesquise bem as empresas prestadoras de seguros e escolha sempre a modalidade que seja mais compatível com o modelo de transporte realizado.

É importante que esse serviço esteja sempre presente e, ainda que a sua empresa opte pela logística contratada, é recomendado escolher os serviços de transportadoras confiáveis e que se preocupam com esse importante item. Então, fique atento!

Gostou do post de hoje? Restou alguma dúvida ou quer nos contar as suas impressões? Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário