Rastreie
sua carga
Clique para rastrear sua carga

Entenda por que Lean Manufacturing otimiza o trabalho das transportadoras!

316 Visualizações

Entenda por que Lean Manufacturing otimiza o trabalho das transportadoras!

Entenda por que Lean Manufacturing otimiza o trabalho das transportadoras!

Na atualidade, a logística tem se apresentado como uma das áreas mais importantes para o sucesso dos negócios.

Prova disso é o impacto que o transporte de mercadorias tem sobre a experiência de compra dos consumidores, que esperam receber seus produtos com rapidez e segurança.

Nesse sentido, o Lean Manufacturing está revolucionando o trabalho das transportadoras, permitindo que as empresas alcancem resultados cada vez melhores junto a seus clientes.

Quer saber como isso é possível? Acompanhe o nosso post de hoje e conheça os benefícios do Lean Manufacturing!

O que é Lean Manufacturing?

Reduzir os desperdícios e garantir a eficiência dos processos: essas são as bases do Lean Manufacturing (Manufatura Enxuta, na tradução para o português), uma filosofia de gestão desenvolvida pela Toyota e implantada em diversas empresas ao redor do mundo.

Em se tratando da gestão de transportes, o Lean Manufacturing orienta a implementação de operações logísticas baseadas em uma demanda ideal.

Isso significa que as entregas podem ser feitas dentro do prazo e com o mínimo de gastos possíveis, uma vez que somente as ações viáveis no tempo presente são executadas — ou seja, nada além do necessário é transportado.

Dessa forma, a metodologia Lean pode ajudar as empresas a solucionar os problemas relacionados a um dos principais gargalos logísticos, que é o transporte de cargas.

De fato, o Lean Manufacturing permite que as transportadoras conquistem bons resultados na redução dos custos e na otimização dos processos logísticos, garantindo a qualidade, a segurança e a agilidade das operações de transporte e distribuição.

Entretanto, para alcançarem a excelência em todos os processos, as transportadoras precisam identificar e vencer alguns desafios impostos pelo Lean Manufacturing. Saiba quais são eles agora!

Quais são os desafios do Lean Manufacturing para as transportadoras?

Por se tratar de um conjunto de práticas baseadas em uma única filosofia — que prevê a melhoria contínua dos processos —, os maiores desafios do Lean Manufacturing estão relacionados à adaptação da cultura organizacional.

As transportadoras precisam quebrar alguns paradigmas e fazer as mudanças necessárias para que todas as operações e ferramentas estejam em sintonia com a metodologia Lean.

Além disso, o nível de excelência dos processos e a redução de custos propostos pelo Lean Manufacturing exigem que as transportadoras invistam no monitoramento de resultados e na avaliação constante do fluxo de trabalho.

É preciso sistematizar as melhorias alcançadas e garantir que o time de gestores e colaboradores tenha acesso a todas as informações necessárias para a padronização dos processos operacionais e gerenciais.

Por essa razão, o Lean Manufacturing força as empresas a investirem na implementação de um bom planejamento estratégico em logística, no intuito de padronizar as estratégias e ações tendo como objetivo principal a simplificação da rotina organizacional e a otimização de resultados.

Para driblar esses desafios, as transportadoras precisam investir em boas práticas, as quais podem aumentar a qualidade da experiência de compra dos consumidores, conforme vamos explicar a seguir.

Como driblar as dificuldades?

O primeiro passo para vencer os desafios impostos pelo Lean Manufacturing é garantir que a equipe de trabalho domine as bases da metodologia enxuta de gestão dos processos.

Sendo assim, é preciso investir na capacitação do time de gestores e colaboradores, explorando as competências individuais e coletivas e estimulando a autonomia da equipe na resolução de problemas.

Uma vez que o alinhamento com o conceito Lean tenha sido alcançado, chega o momento de mapear os processos logísticos para identificar as oportunidades de melhoria na rotina de trabalho.

Em seguida, os gestores devem desenvolver os planos de ação, sem abrir mão da análise contínua de resultados, implementando as operações que resultarão na forma mais simples, segura e econômica de realizar todos os processos.

Nesse momento, o investimento em tecnologia e a automação do fluxo de trabalho podem oferecer muitas vantagens para as empresas, facilitando a conquista dos objetivos estratégicos propostos.

Entretanto, é preciso manter o foco na satisfação dos consumidores e na melhoria da experiência de compra, promovendo a evolução da cadeia de distribuição e entrega.

De fato, uma vez que as transportadoras alcancem a excelência em suas ações amparadas pela metodologia Lean, é possível promover vários benefícios para os clientes.

É sobre esse assunto que vamos falar agora, finalizando o nosso post. Confira e saiba como o Lean Manufacturing pode ser um aliado na relação com o consumidor.

Quais são os benefícios para os clientes?

O Lean Manufacturing permite que as empresas identifiquem exatamente as atividades que não agregam valor à experiência dos clientes com os produtos e serviços oferecidos, estabelecendo, a partir de então, ações corretivas.

Por outro lado, a metodologia Lean promove a especialização das operações, possibilitando aos gestores o fortalecimento das práticas que aumentam a satisfação do consumidor.

Dessa forma, é possível aumentar a rapidez das entregas, facilitar o acompanhamento do status do pedido e investir na criação de canais de comunicação eficientes, sempre buscando oportunidades para conquistar a confiança do consumidor.

Para alcançar esses objetivos, o investimento no monitoramento de cargas, aliado à implementação do Lean Manufacturing, é uma estratégia fundamental.

Por fim, a metodologia Lean prega o respeito às pessoas como um dos pilares para o sucesso dos negócios, não importando, para isso, o tamanho da empresa ou o segmento no qual ela atua.

Como fazer dos clientes bons parceiros?

Dessa forma, as empresas tendem a considerar os consumidores como parceiros na otimização dos processos, passando a aproveitar o feedback dos clientes sobre a experiência de compra na construção de ações de relacionamento cada vez mais qualificadas.

Assim, chegando ao final do nosso post, fica claro o quanto o emprego do conceito Lean pode otimizar o trabalho das transportadoras, melhorando a relação entre as empresas e seus clientes por conferir mais agilidade e segurança às entregas.

Por isso, ao optar pela terceirização do transporte, as empresas devem procurar prestadores de serviço capazes de atuar com eficiência em todas as etapas da metodologia Lean.

Quer descobrir outros benefícios do Lean Manufacturing para os consumidores ou entender melhor as práticas que as transportadoras têm adotado na atualidade? Assine a nossa newsletter e fique por dentro das mais recentes inovações em logística e transporte de cargas!

CTA_Patrus_Manual do Lean Manufacturing no transporte de cargas_final (1)

Deixe um comentário

Open chat