Rastreie
sua carga
Clique para rastrear sua carga

Serviços logísticos: saiba o que analisar antes de contratar!

345 Visualizações

Serviços logísticos: saiba o que analisar antes de contratar!

Serviços logísticos: saiba o que analisar antes de contratar!

Sua empresa está pensando em contratar serviços logísticos para aprimorar a qualidade de seus processos internos? Sendo a logística uma ciência preponderante para o sucesso das organizações, a escolha da empresa parceira ideal deve ser bem embasada.

Como essa decisão costuma gerar insegurança e dúvidas em gerentes logísticos, resolvemos reunir algumas dicas importantes para que você contrate um bom serviço e desfrute de todas as vantagens que a terceirização de serviços pode trazer à sua empresa.

Portanto, se você está passando por essa fase e busca por conhecimentos que o ajudem a fazer uma contratação de sucesso, não deixe de ler o post de hoje! Acompanhe!

Por que a terceirização é uma boa opção no setor de logística?

Você já deve ter ouvido falar bastante sobre a terceirização de serviços. Aliás, existem inúmeros setores em uma empresa que podem ser executados por parceiros com mais eficiência, como a segurança, a limpeza e a logística empresarial.

Sim! A terceirização em logística tem se mostrado uma alternativa inteligente e extremamente proveitosa para as empresas. Afinal, esse tipo de estratégia pode gerar benefícios importantes, como:

  • redução de custos com funcionários;

  • exclusão da necessidade de adquirir frota própria de veículos;

  • transporte de cargas mais seguro e profissionalizado;

  • adoção de uma logística inovadora e moderna;

  • estabelecimento de processos logísticos mais ágeis e eficazes.

Assim, observando algumas dessas vantagens, é possível concluir que contratar uma empresa especializada em logística pode ajudar o seu setor a alcançar melhores resultados, refletindo positivamente na produtividade de toda a empresa.

Como fazer uma boa contratação de serviços logísticos?

Agora que você já compreendeu as razões para contratar serviços logísticos, vamos ajudá-lo a firmar uma parceria de sucesso. Afinal, para que você desfrute das vantagens apresentadas, é necessário se unir a uma empresa séria e responsável.

Portanto, fique atento às questões que você precisa analisar antes de firmar uma parceria:

1. Compreenda melhor as necessidades de sua empresa

O primeiro passo a ser dado antes de contratar serviços logísticos é analisar e avaliar as necessidades de sua empresa. Em outras palavras, é importante que você defina o que sua empresa espera com esse tipo de contratação.

Assim, tenha uma visão global dos seus processos logísticos atuais e avalie suas capacidades, limitações, custos e até mesmo necessidades futuras. Isso tudo precisa estar bem claro para que você encontre a parceria ideal.

2. Defina o nível de controle dos processos que você deseja ter

Uma das características da terceirização é a transferência da responsabilidade de certa tarefa a uma empresa especializada. Sendo assim, de modo geral, a sua empresa abre mão do controle dos processos para que a outra consiga desempenhar um bom trabalho.

Nesse caso, você não terá poder de comando sobre motoristas, por exemplo, pois eles estão subordinados à empresa contratada e não a você.

Diante disso, é importante que você defina o nível de controle que você quer ter sobre os processos. Afinal, pela relevância da atividade, você pode precisar acompanhar de perto o trabalho executado pela empresa contratada.

3. Adapte a forma de seleção de empresas ao tipo de serviço que será terceirizado

Para que você faça uma boa seleção no mercado e encontre uma empresa que se adapta às suas demandas, é importante que o processo de seleção esteja de acordo com o tipo de serviço a ser contratado.

Assim, quanto maior for a responsabilidade e controle da contratada, mais complexa e detalhista deve ser a sua seleção.

4. Escolha uma empresa capacitada e com credibilidade no mercado

Como você percebeu, a terceirização de serviços pode ser muito proveitosa para as empresas. No entanto, a parceria escolhida deve possuir capacitação suficiente para o tipo de trabalho que desempenhará.

Lembre-se de que se unir a outra empresa com pouca experiência nesse tipo de atividade é um risco, já que a terceirização deve visar uma maior especialidade e profissionalismo na execução dos serviços.

Dessa maneira, faça uma pesquisa ampla no mercado, buscando por empresas que tenham um bom tempo de atuação e credibilidade — empresas com boa reputação são, quase sempre, mais preparadas para lidar com os trabalhos de maneira eficiente.

5. Observe a infraestrutura e o aparelhamento da contratada

A infraestrutura da contratada é mais um ponto que trazemos como essencial a ser analisado na contratação de serviços logísticos. A logística é uma área muito dinâmica, e empresas que trabalham no setor precisam investir em inovação e modernização para acompanharem os movimentos do mercado.

Sendo assim, é aconselhável que você conheça a estrutura e o aparelhamento das selecionadas, observando a qualidade e conservação de seus equipamentos e ferramentas, além dos padrões e técnicas utilizadas para execução do trabalho.

Além disso, no que diz respeito às transportadoras, é essencial que você visite a empresa e conheça de perto as condições dos veículos utilizados no transporte. Isso acontece porque veículos antigos e sem manutenção costumam apresentar problemas, e isso pode atrasar o prazo de entrega de suas encomendas e ainda gerar perda de cargas.

6. Avalie a qualidade técnica da equipe

A última questão que você deve analisar é a qualidade técnica da equipe de funcionários da empresa contratada. Apostar em parcerias que valorizam e incentivam o aperfeiçoamento profissional é fundamental para o sucesso de seu negócio.

Assim, é importante observar se os funcionários possuem formação técnica para desempenhar o trabalho, se passam por treinamentos e cursos de aperfeiçoamento com frequência, bem como se a empresa adota um processo de seleção e recrutamento eficiente.

Lembre-se de que motoristas e funcionários bem treinados e capacitados exercem suas funções com mais zelo e profissionalismo, e isso reflete positivamente nos seus resultados.

Saber quais quesitos analisar ao contratar serviços logísticos é uma grande responsabilidade. Afinal, como você viu, existem inúmeros aspectos que precisam ser observados para que a logística contratada seja realmente vantajosa para sua empresa.

Portanto, agora que você já sabe o que precisa ser considerado ao firmar uma parceria, basta colocar em prática o que aprendeu!

Antes disso, o que você acha de aprender um pouco mais? Conheça 6 oportunidades de crescimento para sua empresa através da logística!

CTA_Patrus_Checklist saiba como avaliar a sua transportadora!_final

Deixe um comentário

Open chat