Rastreie
sua carga
Clique para rastrear sua carga

Quanto custa o frete fracionado de cargas? Entenda aqui!

327 Visualizações

Quanto custa o frete fracionado de cargas? Entenda aqui!

Quanto custa o frete fracionado de cargas? Entenda aqui!

Quando o assunto é transporte de cargas, o frete fracionado é uma das modalidades de entrega que mais tem se destacado nos últimos anos. Devido às suas características, tal modelo possibilita que empresas de todos os portes possam aumentar suas vendas e entregar suas encomendas com segurança e eficiência.

Mas você sabe como é definido o valor do frete da carga fracionada? Conhecer as variáveis que interferem na precificação desse tipo de frete é essencial para que o seu trabalho seja produtivo e vantajoso.

Um bom gerente logístico precisa estar sempre atualizado sobre tendências de mercado, principalmente quando sua empresa pode ser beneficiada por elas.

Sendo a logística uma das áreas mais relevantes no contexto empresarial e com tantas empresas atuando no mercado, conseguir entregar seus produtos a um preço justo e compatível sem deixar de lado a segurança e qualidade desse procedimento pode ser o seu grande diferencial competitivo.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo repleto de informações e dicas para ajudá-lo a compreender o processo e todas as questões que afetam o custo final de um frete.

Quer aprender? Acompanhe!

Como é feito o frete fracionado?

Como você sabe, o frete fracionado é uma modalidade de transporte de cargas em que as empresas podem enviar suas mercadorias para consumidores de todos os cantos do país, ainda que a carga não preencha o compartimento total do caminhão.

Nesse caso, a carga é fracionada, e diversas empresas compartilham o mesmo veículo. Por meio de uma logística eficiente e de uma rota de deslocamento otimizada, todos os clientes recebem seus pedidos em tempo hábil e em segurança.

Pelas características, fica claro que esse modelo de transporte é um grande aliado de empresas varejistas, já que pequenos pedidos podem ser enviados aos clientes, e o custo é definido de acordo com o espaço utilizado no caminhão — o que é mais justo.

Assim, se um de seus clientes faz um pedido de apenas um par de tênis, o frete fracionado será a modalidade de entrega com melhor custo-benefício.

Diversos veículos menores recolhem as mercadorias nos centros de distribuição e os organizam em um único galpão até que se reúna a carga necessária para preencher o compartimento de um caminhão maior.

Dessa maneira, a transportadora cuidará de todo o processo até a chegada da mercadoria ao destino final.

Quais são as vantagens do frete fracionado?

Muito se fala sobre como o frete fracionado colabora com o crescimento das empresas. Mas você sabe quais são os benefícios dessa modalidade de frete? Saiba mais a seguir:

1. Economia com o frete

Sem dúvidas, a maior vantagem de aderir ao frete fracionado é a economia que essa decisão estratégica traz ao negócio.

Em resumo, como sua empresa arcará apenas com o custo proporcional ao volume e peso da mercadoria transportada, naturalmente, pagará bem menos por esse transporte.

2. Segurança nos processos de transporte

Outro ponto positivo que merece destaque nesse modelo de frete é a segurança proporcionada às cargas.

Via de regra, um caminhão é preenchido apenas com produtos similares. Isto é, teremos um caminhão repleto de produtos eletrônicos, outro com alimentos e outro com cargas frágeis.

Esse cuidado reduz as chances de contaminação da carga e evita possíveis acidentes e extravios que possam comprometer a integridade de sua mercadoria.

3. Prazos de entrega cumpridos

Com a propagação dos e-commerces no país, o consumidor está a cada dia mais acostumado em adquirir produtos pela internet. No entanto, isso exige uma logística eficiente, principalmente no que diz respeito ao prazo de entrega das mercadorias.

De modo geral, o cliente não tolera atrasos em sua entrega, e esse é um problema que afeta consideravelmente a credibilidade do negócio e a confiança de sua clientela.

Por isso, contar com o auxílio de uma transportadora séria e com experiência em cargas fracionadas reduz esse problema.

Como os processos são rigorosamente cumpridos, e a logística é toda planejada para cumprir com as entregas, seu negócio poderá ter a tranquilidade de conseguir cumprir com o prazo acordado com o cliente.

4. Otimização do estoque da empresa

Não se pode deixar de citar que a carga fracionada favorece a otimização do estoque da empresa.

Por ser mais ágil, esse modelo de frete favorece uma rotatividade maior no estoque da empresa. A rapidez na logística de despacho das mercadorias contribui para que a empresa opere com um estoque reduzido e, assim, economize espaço e dinheiro com o armazenamento de produtos.

5. Adequação a empresas de todos os portes

Seja qual for o porte de seu negócio, é possível desfrutar de todos os benefícios citados anteriormente.

Um pequeno negócio virtual (e-commerce), por exemplo, pode fazer uma parceria com uma boa transportadora e entregar aos seus clientes um serviço de excelência e, com isso, encontrar condições de crescer.

Da mesma forma, grandes empresas que possuem uma reputação a manter e se preocupam com a segurança e qualidade de suas entregas podem e devem avaliar essa opção.

Que variáveis interferem no custo final desse frete?

Agora que já relembramos como funciona o frete fracionado e todas as vantagens que ele proporciona às empresas que precisam entregar pequenos lotes de mercadorias, é o momento de entendermos melhor como se calcula o seu custo.

Lembrando que um bom gerente de logística precisa adquirir esse tipo de conhecimento para conseguir fechar sempre as melhores parcerias para sua empresa.

Mas, como essas informações ainda podem não estar tão claras, resolvemos abordar o assunto de maneira mais detalhada aqui no blog. Portanto, acompanhe a seguir os fatores que interferem no custo final desse transporte:

1. Distância a ser percorrida

A primeira questão que interfere no valor do frete fracionado é a distância que será percorrida.

Nesse sentido, caso você contrate a transportadora para retirar a mercadoria em sua empresa localizada na cidade de São Paulo e entregá-la na cidade de Belo Horizonte pagará uma determinada quantia.

Por outro lado, caso a entrega seja para a cidade de Recife, obviamente, o custo será maior. Assim, quanto maior a distância a ser percorrida, maior o valor do frete.

É importante lembrar que esse custo ainda será repartido entre as empresas conforme a utilização de espaço no compartimento do veículo de transporte.

2. Peso da mercadoria

O peso da mercadoria é outro fator que influencia no custo do frete, afinal, esse item afeta diretamente a quantidade de carga que poderá ser transportada em uma única viagem.

Como você sabe, o peso dos caminhões é fiscalizado durante todo o trajeto percorrido nas rodovias. Essa é uma norma de segurança, e uma transportadora de qualidade deve obedecer às normas legais.

Ademais, o descumprimento de tal norma pode atrapalhar toda a logística de entrega, já que, caso seja pego em uma fiscalização, o caminhão pode ser multado e retido juntamente com toda a carga, atrasando suas entregas.

Resumindo, o valor é dividido proporcionalmente, e pacotes mais pesados têm um valor de frete superior aos mais leves.

3. Valor do produto transportado

O valor do produto transportado também pode influenciar o custo final desse frete. Isso acontece porque a maioria das empresas cobra uma porcentagem sobre o valor da nota fiscal.

Esse tipo de cobrança leva o nome de taxa de gerenciamento de riscos e é muito importante para o sucesso do processo, já que os valores recolhidos são utilizados para aprimorar a proteção e investir em prevenção de roubo de cargas — um dos crimes que mais afeta esse serviço no país.

Nesse caso, cargas com alto valor costumam ter um frete mais caro do que produtos simples e mais baratos.

4. Custo operacional

Fazer com que o transporte fracionado de cargas funcione de maneira eficiente é uma tarefa que exige muito esforço, investimento e treinamento de equipe por parte das transportadoras — e tais valores são embutidos no valor do frete.

Assim, para que elas continuem a investir em tecnologia, inovação e em funcionários mais capacitados para o serviço, essa contribuição é cobrada como taxa de despacho nas operações.

Novamente, é importante lembrar que trata-se de uma taxa que visa melhorar o serviço de transporte prestado e, portanto, é revertido em benefícios para sua empresa.

5. Prazo de entrega

O frete fracionado é uma modalidade de entrega que possui o prazo de entrega um pouco mais dilatado que a carga completa — ressalta-se que isso decorre da própria logística e sistemática do modelo.

No entanto, é possível contratar o frete fracionado com um prazo de entrega reduzido e, obviamente, essa situação ocasionará em um maior custo final.

Via de regra, a urgência em se entregar determinada mercadoria implica um aumento no valor do frete, já que será necessária uma logística que a priorize em detrimento dos demais pacotes.

Sendo assim, caso você precise transportar um pacote de Curitiba a São Paulo no prazo de um dia, certamente pagará mais do que se essa entrega pudesse ser realizada em cinco dias, por exemplo.

6. Outras taxas

Além dos custos indicados acima, existem outras taxas que podem ser embutidas no valor final do frete fracionado, como pedágios e seguro de mercadorias.

No caso dos pedágios, o valor é dividido proporcionalmente entre as mercadorias dentro do caminhão.

O seguro, apesar de ser um valor a mais, é um grande benefício à empresa, já que confere ainda mais segurança à carga, evitando que a transportadora e seus clientes sofram prejuízos em razão dos inúmeros riscos dessa atividade.

Como escolher a melhor empresa de frete fracionado?

Como você percebeu, a carga fracionada precisa de uma logística muito bem estruturada e eficiente para atender adequadamente a demanda de sua empresa e assegurar que o produto chegue ao destino final.

Com tantas empresas atuando nesse segmento, contratar uma boa transportadora pode ser um grande desafio, já que encontrar uma empresa com credibilidade e experiência é essencial para o sucesso da logística de seu negócio.

Lembre-se de que, ainda que o custo desse processo seja mais barato que uma carga completa, é preciso primar por um serviço de excelência e com respeito ao consumidor.

Portanto, ao pesquisar e escolher uma empresa parceira, observe alguns aspectos, como:

  • manutenção e qualidade da frota de caminhões;

  • experiência no mercado;

  • investimento em inovação;

  • suporte eficaz;

  • uso de programas de monitoramento de cargas;

  • cuidado com treinamento de motoristas e demais funcionários;

  • respeito ao consumidor;

  • bom nível de reconhecimento no mercado;

  • baixo índice de reclamações de clientes e outras empresas;

  • valor cobrado de acordo com os parâmetros informados.

Em resumo, uma boa transportadora de carga fracionada deve reunir inúmeras qualidades e se esforçar diariamente para entregar um serviço de qualidade aos seus clientes.

É sempre oportuno ressaltar que firmar uma parceria de sucesso ajudará você a manter o nível de satisfação de sua clientela em alta, reduzindo reclamações e perda de espaço no mercado.

Portanto, tenha o cuidado de realizar uma pesquisa detalhada no mercado e observar se a empresa de frete a ser contratada reúne todas as características acima informada, dando especial atenção aos comentários e avaliações de outros clientes dessa transportadora. Afinal, é importante assegurar que você está se unindo a uma empresa séria e comprometida com um transporte seguro e de qualidade.

Ao longo do post de hoje foi possível conhecer melhor o frete fracionado e as diversas vantagens que esse modelo de transporte possui. Além disso, conforme visto acima, a formação do custo final se dá de maneira mais justa e objetiva, levando em consideração questões que realmente interferem no transporte, o que é mais um ponto positivo para esse modelo.

Conhecer todas essas variáveis é importante para que você compreenda o processo e consiga aproveitar uma logística que vem crescendo a cada dia no país, repassando aos seus consumidores um preço justo e razoável pelo frete de suas mercadorias.

E você, se interessou pelo modelo de frete fracionado e quer entender melhor como sua empresa pode utilizá-lo de maneira segura e produtiva? Entre em contato com a Patrus Transportes. Temos uma equipe preparada para atuar em conjunto com o seu negócio e, juntos, alcançarmos resultados ainda mais expressivos!

Deixe um comentário