Rastreie
sua carga
Clique para rastrear sua carga

O guia básico do monitoramento de cargas!

685 Visualizações

O guia básico do monitoramento de cargas!

O guia básico do monitoramento de cargas!

Na atualidade, a importância da logística e de processos como o monitoramento de cargas já é amplamente reconhecida pela grande maioria das empresas brasileiras, sejam qual for o seu porte e o seu segmento.

Uma vez que a distribuição está cada vez mais relacionada à capacidade que as empresas têm de se destacar da concorrência e obter sucesso junto aos seus clientes, é preciso desenvolver estratégias cada vez mais eficientes em logística.

De fato, em um cenário extremamente dinâmico e competitivo, a logística assumiu uma importância fundamental, sendo que o monitoramento de cargas é um dos fatores que mais preocupam as empresas e seus gestores nos dias atuais.

Para que você possa esclarecer todas as suas dúvidas sobre monitoramento de cargas, preparamos este artigo especial.

Trata-se de um guia completo, que reúne todas as informações importantes sobre esse processo tão definitivo para o sucesso no transporte de cargas.

Vamos começar explicando o que é o monitoramento de cargas. Você vai entender os conceitos e as definições que determinam como essa etapa do transporte de cargas deve ser compreendida dentre os demais processos logísticos. Boa leitura!

1. Entenda o que é monitoramento de cargas

O monitoramento de cargas é o processo logístico que possibilita o acompanhamento em tempo real da situação da carga, do veículo que a transporta e do motorista responsável pelo transporte, desde o momento do carregamento até a entrega no destino final.

Assim, o monitoramento de cargas permite a coleta e análise de informações sobre a rota seguida pelo veículo, prevendo desvios de trajeto para evitar atrasos ou direcionando o motorista para um ponto de apoio quando necessário.

Nesse sentido, é possível ter conhecimento imediato sobre congestionamentos, roubos, avarias no veículo e outros problemas possíveis durante o transporte.

Além disso, o monitoramento de cargas promove maior proximidade entre o cliente e a transportadora, na medida em que as informações sobre o transporte podem ser repassadas ao vivo e online para todos os interessados.

Trata-se de um processo importante para a gestão de riscos, que é possível graças ao uso combinado de alguns equipamentos.

1.1 Conheça os dispositivos que possibilitam o monitoramento de cargas

As câmeras de vídeo são instaladas nos veículos para fazer o registro de imagem ao longo do trajeto percorrido.

Os celulares e outros equipamentos de telefonia permitem a comunicação entre o motorista e a central da transportadora que faz a gestão do monitoramento de cargas.

Já os sistemas GPS e GPRS são os responsáveis pelo fornecimento de dados sobre a localização geográfica da carga transportada e sobre as ações realizadas durante o transporte, tais como abertura de portas do veículo ou outras.

Além desses equipamentos, os aplicativos e softwares desenvolvidos pela tecnologia da informação possibilitam a gestão integrada de todos os processos envolvidos no monitoramento de cargas.

Talvez devido ao uso de tecnologias similares, muitos gestores costumam equiparar o monitoramento de cargas ao rastreamento, o que é um equívoco, como vamos explicar agora.

1.2 Entenda a diferença entre rastreamento e monitoramento de cargas

Quando comparado ao monitoramento de cargas, o rastreamento é um processo mais simples, que faz parte do conjunto de ações de acompanhamento em tempo real de uma carga, desde o ponto de partida até o momento posterior à entrega.

O rastreamento é o processo de sinalização desenvolvido para localizar uma carga ou um objeto, utilizado nas situações de desaparecimento ou roubo, utilizando, para isso, sinais de radiofrequência.

Assim, o rastreamento se apresenta como um complemento para o monitoramento de cargas, sobretudo em relação ao tipo de tecnologia utilizada.

No caso de roubo, as quadrilhas de assaltantes utilizam inibidores de sinais, que impedem o funcionamento do sistema de GPS usado para monitorar a carga.

Nesse momento, entra em cena a vantagem da tecnologia de radiofrequência, que continua emitindo a localização exata do caminhão e da carga, facilitando o trabalho de recuperação dos itens roubados.

A ação de assaltantes é beneficiada pelas dimensões continentais do Brasil e pela dificuldade que as autoridades responsáveis têm para fiscalizar e manter a segurança de toda a malha rodoviária brasileira.

Na verdade, esse é um dos principais desafios para a gestão em logística e o monitoramento de cargas, como vamos mostrar na próxima seção do nosso artigo. Confira!

2. Conheça os 4 maiores desafios do monitoramento de cargas

2.1 Ação de assaltantes

Nos últimos anos, as ocorrências de roubos de carga e de veículos utilizados no transporte têm preocupado gestores e empresários de todo o país.

Os criminosos organizam ações cada vez mais detalhadas, amparados pela dificuldade que as instituições de segurança pública enfrentam para coibir a ação dos bandidos.

Os prejuízos para o setor são enormes, o que torna a contratação de seguradoras e de serviços de escolta armada uma opção cada vez mais frequente para os gestores.

Embora não possa impedir a ação de assaltantes, o monitoramento de cargas oferece condições para que as empresas possam prevenir os roubos e furtos, com estratégias relacionadas ao planejamento de rota ou à informações sobre a localização do veículo e dos produtos roubados, as quais podem ser úteis nas investigações.

2.2 Acidentes de trânsito

Os acidentes de trânsito são outro desafio constante para o monitoramento de cargas e o transporte eficiente.

Devido às condições precárias da estrada, à fatores meteorológicos e, infelizmente, à imprudência ou ao estado de vigília dos motoristas, tombamentos, choques entre veículos e outros acidentes acontecem com frequência, causando enormes prejuízos.

O treinamento e orientação dos motoristas sobre as condições de saúde ao volante, a manutenção periódica da frota e a direção defensiva são algumas das ações que o monitoramento de cargas pode ajudar a implementar.

Isso é possível porque o acompanhamento do transporte em tempo real fornece várias informações relevantes, seja em relação às condições da estrada e dos veículos, seja em relação ao bem-estar dos motoristas.

Além da ação de assaltantes e dos acidentes de trânsito, existem alguns fatores internos que também constituem enormes dificuldades para o sucesso no monitoramento de cargas. Um deles diz respeito aos erros na cadeia de distribuição.

2.3 Equívocos na cadeia de distribuição

Extravio, danos aos produtos e atrasos na entrega. Essa tríade de equívocos na cadeia de distribuição constitui uma enorme preocupação para os gestores responsáveis pelo monitoramento de cargas.

Quase sempre, um equívoco leva ao outro, causando prejuízos para as empresas e deixando os consumidores insatisfeitos, o que é péssimo para a imagem e reputação organizacionais.

Para evitar esses problemas, é fundamental investir na otimização das estratégias relacionadas ao monitoramento de cargas, implementando ações como treinamento de motoristas e demais funcionários e análise de resultados.

Outro fator interno que se constitui como desafio para o monitoramento de cargas diz respeito ao aproveitamento da tecnologia.

A tecnologia, que pode ser uma grande aliada do monitoramento de cargas, nem sempre é utilizada pelas empresas da melhor maneira possível, o que pode resultar em prejuízos e dificuldades no transporte de cargas.

2.4 Falhas no aproveitamento da tecnologia

Na seção anterior do nosso artigo, já esclarecemos que o monitoramento de cargas é possível graças ao uso combinado de alguns equipamentos e tecnologias que permitem o acompanhamento online e em tempo real do transporte.

Porém, muitas empresas e seus gestores não conseguem aproveitar todos os recursos tecnológicos disponíveis no mercado atual e que podem fazer a diferença no desempenho no transporte de cargas.

A automatização é uma tendência cada vez mais definitiva em gestão empresarial, perpassando todas as áreas do negócio, inclusive a logística e o monitoramento de cargas.

É preciso buscar atualização constante, tanto em termos de emprego da tecnologia à serviço da logística quanto em termos de capacitação da equipe de funcionários, para que possam executar e coordenar bem todos os processos.

Agora que você já sabe o que é monitoramento de cargas e quais são os principais desafios do monitoramento de cargas na atualidade, vamos falar sobre os diversos benefícios para a logística e o transporte. Confira!

CTA_Patrus_Checklist saiba como avaliar a sua transportadora!_final

3. Saiba quais são os benefícios do uso de monitoramento de cargas para o transporte

Nas seções anteriores do nosso artigo, já foram apresentados alguns benefícios do monitoramento de cargas. Vamos recordar quais foram esses benefícios:

  • o acompanhamento de ocorrências com a carga em tempo real;
  • a possibilidade de fazer a rota com a carga já em movimento, para evitar atrasos;
  • a prevenção de roubos e de acidentes de trânsito e
  • a melhoria da comunicação com motoristas e clientes.

No entanto, existem outras vantagens promovidas pelo monitoramento de cargas, as quais merecem destaque devido à amplitude do reflexos positivos sobre o setor de logística e sobre os negócios como um todo. Confira!

3.1 Análise de desempenho

O monitoramento de cargas permite a análise de desempenho tanto da equipe de motoristas e demais responsáveis pelo transporte quanto dos veículos, softwares, aplicativos e outros equipamentos colocados à serviço da logística de qualidade.

É possível corrigir falhas individuais e coletivas da equipe de trabalho, bem como identificar a necessidade de manutenção ou troca de peças e acessórios da frota ou gerenciais.

De fato, a avaliação de resultados é um procedimento muito importante dentre as etapas do planejamento estratégico.

Trata-se da etapa que permitirá a otimização de todos os processos, pois é por meio das informações sobre desempenho coletadas que passa a ser possível identificar as lacunas e determinar as correções necessárias.

Com isso, ações como o treinamento de funcionários, a manutenção dos veículos da frota e a própria definição de metas de monitoramento de cargas serão mais bem sucedidas, contribuindo para a excelência em logística e distribuição.

Esse padrão de excelência em logística começa com o melhor aproveitamento do tempo e a otimização dos processos de acompanhamento da entrega.

3.2 Otimização do tempo necessário para o acompanhamento da entrega

Com o monitoramento de cargas é possível reduzir a quantidade de processos necessários para que os clientes — sejam as empresas produtoras, sejam os consumidores que esperam a encomenda — tenham informações atualizadas sobre o status da entrega.

Quem espera a chegada de um produto pode acompanhar online as informações sobre o seu pedido por meio de códigos personalizados, ao invés de ter que entrar em contato com a transportadora.

Isso gera uma economia de tempo, que tem reflexos positivos também para a própria transportadora, na medida em que ela pode propor soluções para ocorrências durante o transporte de maneira mais rápida, evitando, por exemplo, atrasos na entrega.

Desse modo, o monitoramento de cargas contribui para a fidelização de clientes e a construção de uma reputação positiva tanto para a transportadora contratada quanto para as empresas produtoras.

3.3 Mais credibilidade junto aos clientes

O monitoramento de cargas melhora as experiências de comunicação entre a empresa e seus clientes e, consequentemente, o relacionamento entre eles.

Trata-se do benefício da transparência. A possibilidade de acompanhar em tempo real tudo que acontece com o seu pedido promove o aumento da confiança dos clientes — e das empresas junto às transportadoras.

Como se sabe, é um risco enorme deixar de lado o investimento em logística, uma vez que os atrasos e os cancelamentos de entregas têm um impacto bastante negativo sobre a imagem e a reputação organizacionais, seja qual for o segmento e o porte da empresa.

De fato, todo o esforço de uma empresa para fornecer produtos de qualidade aos seus clientes pode ser desperdiçado se a experiência da distribuição e entrega não for bem sucedida.

Além desses benefícios, é importante destacar que uso da tecnologia no monitoramento de cargas também promove vantagens significativas para a logística e a gestão empresarial.

É sobre esse assunto que falaremos agora, na próxima seção do nosso artigo. Veja!

4. Entenda o impacto positivo da tecnologia no monitoramento de cargas

Conforme já vimos anteriormente, o emprego da tecnologia no monitoramento de cargas ainda é um desafio para algumas empresas.

Por outro lado, o uso de aplicativos, softwares e programas cada vez mais eficientes está otimizando todas ações relacionadas ao acompanhamento de todas as etapas do transporte de cargas, desde o local de origem até a chegada ao destino final.

O uso combinado dos sistemas de radiofrequência, GPS e GPRS possibilita o conhecimento sobre a localização da carga — mesmo se ela estiver em locais fechados, túneis ou espaços no subsolo.

Além disso, é possível coletar informações sobre a velocidade da entrega e o estado da mercadoria, assim como saber detalhes sobre as condições do motorista e ter acesso a inúmeros outros dados, fundamentais para o gerenciamento de todos os processos de transporte e logística.

Mas quais são os impactos positivos da tecnologia no monitoramento de cargas? Vamos entender melhor essa questão agora!

4.1 Mais eficiência na gestão integrada dos processos

Graças à tecnologia, o monitoramento de cargas e a gestão em logística podem ser feitos de maneira totalmente integrada.

Dessa forma, os dados coletados isoladamente são organizados pelos programas e softwares de maneira estratégica, facilitando a tomada de decisões para corrigir desvios de rota, engarrafamentos, atrasos devido ao mau tempo e outros problemas no percurso.

Desde as informações sobre o posicionamento dos veículos, a movimentação da carga nas estradas ou no pátio das transportadoras e até as condições de saúde do motorista, nenhum detalhe passa despercebido.

Tudo isso é reunido pelos dispositivos tecnológicos e colocado à disposição dos gestores para agilizar a resolução de problemas e garantir a entrega em tempo hábil e com o mínimo possível de intercorrências indesejadas.

A gestão integrada em logística em monitoramento de cargas desencadeia mais um impacto positivo da tecnologia sobre esses processos, que é o combate ao roubo de cargas.

4.2 Mais eficiência no combate ao roubo de cargas

A prevenção e o combate ao roubo de cargas também são beneficiados pelo uso da tecnologia no monitoramento de cargas.

Graças aos dispositivos de localização, é possível determinar a posição exata de uma carga roubada, mesmo que ela esteja escondida em depósitos de difícil acesso, determinando inclusive o cômodo de uma edificação na qual os produtos monitorados se encontram.

Essa funcionalidade da tecnologia aplicada ao monitoramento de cargas não só colabora com as investigações policiais, mas também permite o melhor planejamento de rotas, evitando locais e trechos mais perigosos.

Além disso, a identificação dos locais nos quais os assaltos são mais frequentes possibilita mais eficiência nos trabalhos de patrulhamento das estradas.

As condições da estrada, no que diz respeito à obras ou eventos climáticos, são informações importantes também para a segurança dos motoristas e o cumprimento dos prazos de entrega.

Com o emprego da tecnologia no monitoramento de cargas, é possível gerenciar melhor esses fatores e promover maior segurança durante as viagens.

4.3 Mais eficiência na promoção da segurança ao volante

Graças aos aplicativos e programas desenvolvidos pela indústria tecnológica nos últimos anos, é possível calcular a velocidade máxima que um veículo deve obedecer, considerando o tipo de carga e de veículo e as características da estrada que será percorrida.

Isso diminui o risco de acidentes e promove mais segurança para o transporte de cargas. Por outro lado, o consumo de combustível pode ser otimizado com o uso da tecnologia no monitoramento de cargas.

A economia de recursos pode ser proporcionada pelo uso otimizado dos freios, já que limites de velocidade e condições da estrada são previamente conhecidos e respeitados.

No entanto, é preciso lembrar que o monitoramento de cargas diz respeito não apenas às informações sobre a carga, os veículos ou a estrada, mas também, e de maneira cada vez mais exata, sobre os motoristas.

Graças aos recursos tecnológicos disponíveis, é possível acompanhar as reações do motorista quando obedece ou não ao limite de velocidade e também enquanto ele dirige em trechos sinuosos ou sob chuva forte ou neblina.

Já existem dispositivos capazes de analisar, inclusive, a dosagem de álcool no sangue dos motoristas, inibindo a direção perigosa.

Com base nessas informações, é possível aprofundar a análise de desempenho e fornecer um feedback mais completo aos motoristas, estimulando melhores práticas individuais e coletivas.

A análise de desempenho é uma etapa importante do planejamento estratégico aplicado ao monitoramento de cargas.

É sobre esse assunto que falaremos agora, na última seção do nosso guia básico do monitoramento de cargas.

5. Saiba qual é a importância do planejamento para o monitoramento de cargas

Para que o monitoramento de cargas possa de fato promover todos os benefícios que listamos aqui, é preciso que a etapa inicial contemple um processo bem feito de planejamento em logística.

Com base na análise de todas as variáveis, internas e externas, capazes de interferir nos processos logísticos relacionados ao acompanhamento da carga desde o ponto de partida até o destino de entrega, é possível estabelecer estratégias e ações bem articuladas e capazes de otimizar o monitoramento de cargas.

A tecnologia também é uma grande aliada do planejamento aplicado ao monitoramento de cargas, na medida em que fornece programas específicos que permitem integrar diversos sistemas e agilizar a troca de informações relevantes entre a equipe de funcionários.

Desse modo, é possível implementar o gerenciamento de riscos, a redução de gastos com o transporte, a prevenção dos episódios de roubo de cargas, a agilidade na entrega e tantas outras vantagens do monitoramento de cargas para a logística e o desempenho das empresas perante seus clientes e concorrentes.

E assim, chegamos ao final do nosso guia básico do monitoramento de cargas!

Com o nosso artigo, você aprendeu o que é monitoramento de cargas e quais são os desafios e os benefícios desse processo para a gestão em logística, incluindo os impactos positivos que o uso da tecnologia promove para o acompanhamento do transporte de cargas.

Além disso, você descobriu qual é a importância do planejamento estratégico em logística, com destaque para o monitoramento de cargas.

É importante reforçar que um dos aspectos mais importantes de um bom planejamento, não apenas no monitoramento de cargas mas na logística como um todo, é a avaliação de resultados.

É preciso analisar cada tarefa em si e o desempenho dos responsáveis pela execução de cada uma delas, incluindo aqui as transportadoras contratadas pelas empresas.

Quer saber quais itens devem ser avaliados e quais os benefícios de uma boa relação com as transportadoras? Baixe agora o nosso e-book “Checklist: saiba como avaliar a sua transportadora!”.

 

CTA_Patrus_Checklist saiba como avaliar a sua transportadora!_final

Comentários (1)

  • Avatar

    Josineudo de sousa

    |

    Todas as informações são bastante eficaz e bem atualizadas.

    Reply

Deixe um comentário

Open chat