Muitas empresas buscam atender o máximo de mercados possíveis, já outras objetivam se especializar em um único produto ou serviço. Estes empreendimentos estão querendo atingir aquele público que busca itens customizados e que exige eficiência nos serviços prestados.
A concorrência está cada vez mais acirrada, por isso, muitos negócios estão se aperfeiçoando em determinados ramos com o foco de atender melhor os seus consumidores. E é isto que se denomina como logística de nicho: a empresa se consolida como uma especialista, criando uma excelente estratégia, além de garantir boa reputação e atrair mais clientes.
Desse modo, preparamos este post para que você entenda realmente o que é esse segmento e por que ele vem crescendo tanto no mundo empresarial. Confira agora!
Funcionamento da logística de nicho
A ideia por trás da logística de nicho envolve a ocupação em apenas uma espécie de produto ou serviço ou o foco no atendimento de setores que outros negócios não o fazem. A meta é alcançar os clientes de forma customizada e da melhor maneira possível.
Para isso, é preciso investir em conhecimento sobre as mercadorias e, ainda, buscar o reconhecimento do mercado como sendo o melhor no tratamento de algum produto. Outra possibilidade é conseguir arquitetar uma logística de entrega em locais onde o acesso é muito difícil.
Além do mais, é preciso estudar bastante o mercado no qual você almeja atuar. O ideal é que já se tenha um determinado conhecimento em relação ao assunto ou contatos no mercado. Na logística de nicho, são as particularidades que fazem toda a diferença. Então, antes de iniciar, tenha a certeza de que está capacitado para prestar um serviço único.
Com o conhecimento estabelecido, treine as equipes para trabalhar com a logística de nicho. No caso do transporte de mercadorias em locais de risco, por exemplo, o ideal é que os colaboradores sejam moradores do próprio local, por já conhecerem como é o comportamento daquele ambiente.
Outra questão importante é verificar o ROI da operação. Pode ocorrer de não ser vantajoso atuar com logística de nicho em certo mercado por conta dos altos gastos e o baixo potencial de clientes.
Como aplicar a logística de nicho
A logística de nicho retrata muitas vantagens. Entre elas, está a expectativa de ser mais bem-sucedido e transparente no manuseio e transporte de produtos, já que pressupõe-se que a empresa de logística conhece totalmente o mercado e as especificidades das mercadorias trabalhadas naquele tipo de segmento.
Simultaneamente, estruturas e veículos podem ser adequados para receber as cargas conforme suas peculiaridades, diminuindo problemas e ampliando a qualidade do serviço prestado.
A fim de ser considerada autoridade em um certo nicho, a empresa de logística necessita, dessa forma, conhecer a fundo o mercado que pretende atingir e ser reconhecida como a melhor fornecedora naquela área.
Isso inclui atividades de armazenamento e transporte, além de suportes como modais e mecanismos tecnológicos efetivos, que devem ser personalizados para atender as exigências específicas dos itens fabricados pelo nicho.
Em contrapartida, a logística de nicho também é conveniente para a entrega de mercadorias em lugares diferenciados, onde a maior parte dos outros empreendimentos não consegue chegar.
Como já dito, no geral, locais de difícil acessibilidade possuem alta demanda por empresas que realizam entrega de itens, representando um mercado de alto desempenho para a logística.
No entanto, mesmo apresentando várias vantagens, a logística de nicho também exige determinados cuidados daqueles que querem se especializar. Antes de começar em algum tipo de mercado, é necessário fazer estudos de viabilidade e realizar pesquisas na área. Algumas particularidades podem ser o diferencial.
Então, assegure-se de que seu negócio consegue atender a demanda com propriedade e segurança e tenha bons contatos dentro do segmento. Uma vez garantida a atuação naquele nicho, treine sua equipe para realizar um serviço de qualidade e mantenha meios de mensuração dos resultados, a fim de constatar se a atuação naquele nicho está realmente sendo satisfatória financeiramente para o negócio.
Dicas essenciais para a logística de nicho
1. Delimite seu público-alvo e a mercadoria a ser vendida
Determinar o que será vendido e o público a ser alcançado são aspectos fundamentais para delimitar o seu nicho de mercado. Assim, defina quais serão os itens comercializados e para quem você pretende vendê-los: essa segmentação é vital para seu sucesso. Quanto mais preciso for seu nicho, maiores serão as possibilidades de dar certo.
Então, faça uma análise da extensão desse público, sua força de compra, seus interesses, idade e outras características essenciais para elaborar o perfil do seu cliente. No momento de definir o tipo de mercadoria a ser vendido, assegure-se de estudar seus custos de compra/fabricação e distribuição, a quantidade de mercadorias semelhantes que já existem no mercado e quais as vantagens de trabalhar com o produto.
2. Guie-se por aquilo que você conhece e se interessa
Gostar e compreender o básico sobre seu nicho é essencial para ter êxito em qualquer negócio. Portanto, na hora de determinar a natureza da sua empresa, procure assuntos que sejam adaptáveis aos seus gostos, entendimento e experiências — tanto pessoais quanto profissionais.
Ter conhecimento e interesse sobre algum segmento já é um começo favorável. De fato, tais questões facilitam bastante o surgimento de um negócio rentável. A partir daí, é interessante buscar os itens mais impactantes para o seu público, os melhores fornecedores e um atendimento especializado que valorize quem consome suas mercadorias ou serviços.
3. Saiba o que o mercado precisa
Outra questão importante para quem está atrás de um nicho de mercado lucrativo é saber lidar com a necessidade e o desejo do seu público-alvo. Esses pontos podem ser reconhecidos por meio de uma conversa com essas pessoas e de uma análise mais aprofundada de mercado.
Enfim, é muito importante realizar um estudo completo de mercado antes de iniciar uma logística de nicho, visto que os detalhes podem fazer muita diferença.
E aí, gostou do nosso post sobre o que é logística de nicho? Então, que tal saber agora por onde começar e como não errar ao realizar o corte de gastos em logística?!