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Entenda como a logística pode reduzir o CAC da sua empresa

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Entenda como a logística pode reduzir o CAC da sua empresa

Entenda como a logística pode reduzir o CAC da sua empresa

O acompanhamento de métricas é uma atividade indispensável para qualquer empresa. É por meio dele que o gestor consegue compreender a efetividade das suas ações ou se a estratégia precisa ser melhorada (ou mesmo redirecionada).

É aí que entra o Custo de Aquisição de Cliente (CAC), uma análise mais voltada para as áreas de vendas e marketing, mas que pode ser melhorada com o auxílio da logística.

Quer conhecer esse conceito, sua importância para o negócio e como uma boa gestão logística pode influenciar na redução do número? Então continue conosco e confira agora mesmo!

O que é Custo de Aquisição de Cliente (CAC)?

O CAC — Custo de Aquisição de Cliente — é uma métrica que ajuda a entender qual é o valor médio que uma empresa investe em marketing para conseguir conquistar um cliente.

Sendo assim, para conseguir medir esse número, é necessário conhecer todo o processo de venda em todas as etapas (desde o momento em que o cliente é prospectado até o fechamento do negócio). Além disso, também se deve conhecer qual é o gasto destinado a essas conversões, bem como o investimento que cada etapa requer.

Quanto maior for a quantidade de informações, mais fácil se tornará o cálculo do CAC. Entre os gastos que podem ser considerados, podemos citar:

  • salários;
  • comissões de vendas;
  • treinamentos;
  • aquisição de softwares e outras ferramentas;
  • anúncios;
  • materiais impressos;
  • contatos telefônicos​.

Por que essa métrica é tão importante para um negócio?

A relevância do acompanhamento do CAC é maior para a área financeira da empresa, visto que a análise revela se a estratégia adotada para atrair e converter clientes tem sido eficaz e se vale a pena mantê-la — ou se é preciso buscar outras formas de conquistar o público.

O seu principal objetivo é comparar o retorno financeiro que se obtém por meio dos investimentos realizados na área. Se o CAC for menor que o investimento, é sinal de que as ações adotadas têm trazido benefícios para o negócio.

Caso contrário, é sinônimo de que conquistar um cliente tem saído mais caro do que o ideal e, provavelmente, o retorno com as vendas não é tão satisfatório quanto deveria ser.

Afinal, como a logística pode ajudar a reduzir esse número?

Apesar de ser uma métrica das áreas de vendas e de marketing — e do interesse financeiro — é possível contar com a logística para reduzir o número e fazer com que a aquisição de clientes seja mais barata para uma empresa.

Entre as principais dicas que podemos oferecer para tornar isso possível, estão:

Acompanhe e melhore o nível de serviço de entregas

Um dos principais motivos de desgaste no relacionamento com os clientes é o serviço de transporte, visto que os maiores índices de reclamações estão ligados a atrasos e faltas de informações sobre o status das entregas.

O indicador de nível de serviço de entrega revela qual é o percentual de pedidos que foram entregues no cliente dentro do prazo, em comparação ao volume total de pedidos enviados no mesmo período.

Quanto maior for esse número, maiores serão as chances de alcançar a satisfação dos consumidores e de se consolidar no mercado como uma empresa confiável.

Sendo assim, solucionar (ou minimizar) esses problemas é a melhor solução para deixar o seu público mais satisfeito com o serviço. Entre as medidas que podem ser adotadas, podemos citar:

  • incluir cláusulas de penalidade por atrasos, avarias e extravios no contrato (descontando o valor em fatura);
  • investir no desenvolvimento dos transportadores, estabelecendo uma relação de parceria — em que ambas as partes saem ganhando com as melhorias nos processos;
  • procurar novas transportadoras.

Concentre os esforços na redução do índice de reclamações

Outro ponto em que vale a pena focar a solução de problemas é a redução dos índices de reclamações, que, além dos atrasos, podem envolver avarias, extravios e pedidos errados, por exemplo.

Para isso, deve-se contar com o treinamento dos colaboradores (para o tratamento correto das cargas), embalagens reforçadas para transporte, conferência dos pedidos antes do envio e, principalmente, uma política de trocas e devoluções clara e eficaz — que não apenas evita o problema, mas, se bem implementada, também ajuda a diminuir o desgaste na relação.

Otimize o atendimento aos clientes

O atendimento na logística também é fundamental para melhorar o nível de satisfação dos clientes. Isso quer dizer, principalmente, deixar o SAC munido de informações atualizadas a respeito dos pedidos.

Para isso, o ideal é contar com sistemas integrados, que fazem o intercâmbio de informações automaticamente.

Reduza custos

A redução de custos é um dos maiores objetivos de qualquer gestor dentro de uma empresa e se faz ainda mais necessária em períodos em que a economia não está favorável. A diminuição dos gastos ajuda a aumentar a margem de lucro e é sinônimo de eficiência nos processos (haja vista que desperdícios são reduzidos e a produtividade é aumentada).

Conte com bons parceiros de negócio

Contar com bons parceiros de negócio também é fundamental para garantir a satisfação dos clientes. Desenvolver uma cadeia de abastecimento eficaz e integrada é o caminho para proporcionar um atendimento mais eficaz e de qualidade.

Uma opção é contar com transportadoras especialistas, com boa reputação e tradição no mercado. Sendo assim, vale a pena planejar melhor o processo de seleção de fornecedores, sempre considerando a relação custo-benefício.

Mantenha seus clientes satisfeitos

Falamos bastante sobre o que pode manter os clientes satisfeitos e, portanto, o foco deve sempre estar voltado para compreender as necessidades deles e o que pode ser feito para satisfazê-las. Lembrando que, quanto mais feliz o seu público estiver, melhor será a imagem que a sua empresa projeta no mercado.

Diminuir o CAC é preciso para que as empresas consigam o melhor retorno financeiro possível ao efetuar uma venda. Nesse sentido, investir na felicidade dos clientes pode ser a melhor saída, e o motivo disso é que um público feliz se torna o seu maior vendedor — transmitindo uma boa imagem do seu negócio para outras pessoas e, consequentemente, atraindo novos consumidores (diminuindo, assim, o gasto necessário com marketing).

Gostou do post de hoje? Então aproveite para saber quais são os benefícios da logística contratada para a sua empresa!

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