Desenvolver boas práticas de liderança e motivação é um desafio constante para o gestor de compras e logística na atualidade.
Diante de um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, é preciso desempenhar a função de líder com segurança, sempre orientando os colaboradores rumo ao sucesso.
Confira agora 6 dicas especiais para otimizar o seu desempenho junto à equipe e promover os melhores resultados para o seu setor de logística!
1. Cultive a habilidade da escuta atenta
A primeira habilidade essencial para o gestor de logística que quer desenvolver boas práticas de liderança e motivação é a escuta atenta.
Todo líder deve ter em mente que, no relacionamento com os colaboradores, é preciso estabelecer o diálogo como base para o crescimento coletivo. Nesse processo, no entanto, a capacidade de ouvir as necessidades de cada membro e da equipe como um todo deve preceder a assertividade ao transmitir informações.
Através disso, ao estabelecer prazos ou repassar orientações sobre tarefas, o gestor deve se propor a conversar com a sua equipe e ouvir continuamente as dúvidas, as sugestões e as dificuldades. Em outros momentos, quando surgir um problema, envolva toda a equipe na busca por soluções, estimulando o compartilhamento de ideias.
Essas atitudes permitirão otimizar os processos e aproveitar, inclusive, as melhores contribuições que cada colaborador pode fazer rumo ao sucesso dos processos em logística.
2. Reconheça os talentos e as boas iniciativas
Uma boa equipe de logística é formada por colaboradores com os mais variados talentos. Cada um deles terá talentos únicos que, quando somados, permitem que os objetivos do setor sejam alcançados.
O gestor que exerce sua liderança de maneira estratégica consegue coordenar o uso das habilidades de acordo com a demanda das tarefas, permitindo que cada colaborador alcance o melhor desempenho possível. Para isso, é preciso dominar bem as especificidades da rotina em logística e conhecer bem o perfil de cada colaborador.
Além disso, cabe ao líder promover a motivação da equipe, reconhecendo o crescimento individual e coletivo e mantendo o comprometimento do setor de logística com o sucesso do negócio.
Por outro lado, quando for o momento de corrigir erros ou comentar resultados negativos da avaliação de desempenho, é importante adotar uma postura responsável, deixando claro para a equipe que o seu líder está pronto para ajudar na superação das dificuldades.
3. Faça as correções com responsabilidade
Alcançar bons resultados ao exercer a liderança e motivação à frente de um setor de logística exige dos gestores a capacidade de apontar erros e solicitar mudanças de maneira colaborativa e responsável.
Quando algum colaborador cometer equívocos na realização de uma tarefa qualquer, ou quando os resultados da avaliação de desempenho não for tão satisfatório, procure entender todas as razões que ocasionaram a situação.
Identifique os fatores que dificultam o bom desempenho, reconhecendo o que cabe aos colaboradores resolver e o que pode ser modificado nos processos em si. Com isso, sua equipe conseguirá encontrar meios de melhorar a execução de todas as tarefas.
Para isso, coloque-se à disposição dos colaboradores, seja para esclarecer dúvidas, seja para demonstrar como cada ação ou estratégia deve ser conduzida, lembrando-se sempre de exercer a escuta atenta.
Essa prática permite o reconhecimento das individualidades existentes na equipe, possibilitando que cada colaborador alcance o crescimento e contribua para o sucesso do negócio no seu próprio ritmo.
4. Permita que cada colaborador cresça no seu próprio ritmo
O reconhecimento das potencialidades e limites individuais por parte do líder da equipe promove a confiança do grupo na figura do gestor e aumenta a motivação para o trabalho. É como se cada colaborador se sentir compreendido e empoderado, percebendo-se como parte essencial para o alcance dos objetivos traçados pelo setor de logística, contribuindo de maneira fundamental para o sucesso do negócio.
Nesse sentido, cabe ao gestor explicar, com clareza e assertividade, todos os pontos importantes para o desempenho da equipe, garantindo que todos os colaboradores entendam o que a empresa espera deles. Tal esclarecimento é fundamental, inclusive, para manter a motivação da equipe, estimulando todos a buscarem o cumprimento de novas metas cada vez que um determinado objetivo estratégico for alcançado.
De fato, o gestor de logística deve aprimorar a sua visão estratégica e conhecer bem a realidade organizacional, buscando a melhoria das práticas em liderança e motivação.
5. Aprimore a sua visão estratégica
Na atualidade, a gestão integrada em logística é uma forte exigência para as empresas que querem se destacar perante a concorrência e garantir a satisfação de seus clientes.
Apesar dessa tendência, coordenar as ações da equipe e garantir que todas as tarefas sejam realizadas de acordo com o que foi estabelecido no planejamento inicial é um desafio diário para as lideranças.
Nesse sentido, o gestor de logística deve ter uma visão ampliada de todos os processos fundamentais para a existência do negócio, compreendendo a relação dos processos logísticos com o restante da dinâmica organizacional.
O aprimoramento da visão estratégica dos gestores garante bons resultados não apenas para a liderança e motivação dos colaboradores, mas também para o próprio líder, que consegue desenvolver um fluxo gerencial orientado para os melhores resultados possíveis.
Por isso, o estudo contínuo é a nossa última dica para o gestor que quer se destacar como líder da equipe de logística.
6. Amplie os seus conhecimentos sobre liderança e motivação
O aprendizado sobre liderança e motivação é um processo gradual. Ele acontece tanto na rotina de trabalho, por meio das experiências vivenciadas à frente da equipe, quanto nos conhecimentos adquiridos por meio da formação continuada.
Na atualidade, graças aos diversos recursos da comunicação digital, é possível ter acesso a conteúdos valiosos sobre gestão empresarial e sobre logística, entre outros temas fundamentais para o bom desempenho de gestores e colaboradores.
Além desses materiais, o gestor de logística deve estar atento às práticas de parceiros e de concorrentes, buscando identificar as iniciativas de sucesso e os equívocos que precisam ser evitados.
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