As operações logísticas exigem um cuidado especial, até porque só é possível conquistar a satisfação do cliente se a entrega da mercadoria acontecer da forma esperada, sem surpresas desagradáveis. Infelizmente, muitas vezes é preciso trocar de transportadora para oferecer um serviço de qualidade.
Afinal, você não pode comprometer a reputação da sua empresa por conta da ineficiência de terceiros. Leve em consideração que a pessoa que compra o seu produto vai associar a experiência negativa diretamente com você — e não com a prestadora do serviço.
Sendo assim, todas as vezes em que for preciso ouvir queixas e dar uma explicação para o cliente, reflita se esses problemas não poderiam ter sido evitados. Se for o caso, busque outros profissionais para cuidar do que é seu.
Conheça 7 sinais de que você precisa trocar de transportadora
1. A carga não chega ao destino
Esse inconveniente pode acontecer por vários motivos, como erro de endereço ou falha do motorista. Quanto mais demora, maiores são as chances de perda e roubo.
2. Cliente reclama frequentemente do tempo de entrega
Se a transportadora não está conseguindo cumprir os prazos de entrega, estude os motivos e avalie a necessidade de mudanças.
3. Itens que chegam danificados
O que dizer para o cliente quando um produto chega amassado, quebrado ou sem uma de suas partes? É preciso mais do que um pedido de desculpas: o problema tem que ser resolvido imediatamente.
4. Produto que está faltando
Você só tem condições de saber se o produto foi roubado se a transportadora oferecer um controle automatizado da carga. Caso contrário, o que mais pode ser feito?
5. Mau atendimento da transportadora
Se a empresa não atende bem você, que a está contratando, imagine como o seu cliente será recebido por ela? O bom atendimento é requisito básico para o sucesso de um negócio.
6. Coleta programada não efetuada
A coleta não efetuada, assim como a chegada para a coleta após o expediente, são dois aborrecimentos que não podem ser tolerados. Você não pode ficar sujeito a receber multas ou notificações por conta da inoperância de outros.
7. Cargas mal protegidas
Quando a carga está mal protegida dentro de contêineres, navio, avião ou caminhões, isso pode resultar em danos e desperdícios.
Agora que você conhece os principais motivos para dizer adeus a um serviço ruim, confira algumas dicas para lidar melhor com a transportadora que você escolher como parceira e, em seguida, saiba como fazer a escolha ideal.
4 dicas de como lidar melhor com a transportadora
1. Formalize um contrato
Se a prestação de serviço com uma transportadora se tornar frequente, é recomendável formalizar um contrato. Especifique os termos descritos de forma clara e objetiva. Inclua informações sobre horários de atendimento, a alocação de recursos, multas e penalizações no caso da quebra do acordo.
O mais simples dos contratos ainda é muito melhor que combinar as regras verbalmente. Esse documento pode livrar a empresa de muitas situações indesejadas que acontecem no segmento de cargas. Assim, você tem mais segurança e respaldo para garantir o perfeito funcionamento do seu negócio.
2. Mantenha os pedidos organizados
Para que a transportadora atenda às suas demandas de forma rápida e eficiente, é preciso manter pedidos e remessas (emitidas e recebidas) de forma organizada. Por isso, monte um cronograma com os futuros envios e recebimentos e arquive os que já foram realizados.
Isso vai ajudar você a ter uma visão abrangente das ações pendentes e, ao mesmo tempo, dar mais prazo e espaço para a transportadora providenciar os recursos necessários para fazer um bom trabalho.
3. Negocie a melhor opção de frete
Preço não é tudo. Por isso, avalie as melhores condições do frete. Dê preferência para empresas com tradição e boa reputação no mercado. Verifique quais clientes ela tem em sua carteira e qual é a opinião geral a respeito dos serviços prestados.
Outro ponto importante é a logística operacional, pois a pontualidade resulta em qualidade e cumprimento de prazos.
4. Faça uma verificação geral
Sempre é bom conferir se está tudo certinho. Adquira o hábito de verificar se as embalagens e os produtos estão bem dispostos. Também é importante saber se estão corretamente discriminados na documentação ou se há equívoco nos lotes isolados.
Muitas vezes, os problemas que acontecem não são de responsabilidade da transportadora. Sabendo disso, faça uma checagem geral antes de repassar o serviço para a empresa de logística. Esse cuidado é necessário para que não seja cometida nenhuma injustiça com o fornecedor.
Como acertar na escolha da transportadora
Não adianta contratar um serviço que vai fazer você se estressar e ter noites mal dormidas. A logística é uma das etapas mais importantes da venda. Mesmo que o cliente fique satisfeito com o atendimento, qualquer falha na entrega pode causar descontentamento ou até frustração.
Isso faz com que o relacionamento entre você e ele fique prejudicado. Sem contar que todos os seus esforços para fidelizá-lo vão por água abaixo. Além de ser um desperdício de tempo, isso representa um enorme risco para o seu negócio.
Hoje, as empresas que estão se destacando da concorrência são aquelas que buscam soluções inovadoras para driblar as dificuldades. Então, na hora de escolher a transportadora que vai ser responsável pela distribuição da sua carga, prefira aquela que oferece segurança com suporte tecnológico.
Pesquise informações sobre a reputação da empresa, procure saber no próprio site oficial se ela tem experiência no mercado. As organizações mais comprometidas com o atendimento costumam ser exigentes com elas mesmas no sentido de proporcionar um serviço de qualidade.
A gestão de frota mais moderna contempla o planejamento das rotas, monitoramento eletrônico das cargas e seguro contra roubos e acidentes. Com uma parceria assim, você nunca mais vai ouvir reclamação de clientes e, mesmo que haja algum imprevisto, sabe que tem alguém competente para resolver.
Percebeu a importância de saber a hora certa de trocar de transportadora? Não hesite em tomar uma atitude quando os seus clientes estão reclamando de problemas que não foram causados pela sua empresa. Analise cada caso isoladamente e busque a solução mais viável para atender às suas necessidades.
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