Atrair o olhar de um consumidor é apenas o primeiro passo para conquistar um negócio de sucesso. A retenção de clientes é, atualmente, um dos grandes desafios das empresas contemporâneas e demanda boas estratégias de atuação.
Em um mercado cada dia mais concorrido é certo que a logística — um dos setores mais estratégicos de uma empresa — desempenha um papel fundamental na busca por essa meta.
Se você ainda não compreende muito bem a influência da logística na retenção de clientes e quer aprender mais sobre o tema, fique atento às informações presentes neste conteúdo. Hoje você entenderá por que seu trabalho é tão importante para a empresa! Boa leitura!
O consumidor contemporâneo e a sua relação com as empresas
Provavelmente, você já deve ter ouvido falar sobre o novo padrão comportamental do consumidor contemporâneo. De maneira resumida, pode-se perceber que o maior acesso a tecnologias e à informação fez com que o consumidor se tornasse mais exigente e seletivo.
O consumidor atual é mais exigente, maduro, seletivo e consciente sobre seu poder no mercado.
Esse cenário transformou a forma como as empresas devem interagir com sua clientela. Se as necessidades mudaram, é claro que o negócio precisa entregar ao seu público aquilo que ele demanda.
O novo consumidor se mostra mais exigente quando o assunto é qualidade do produto e serviço prestado. O preço não é mais o único fator de convencimento e, por isso, as empresas precisam se dedicar para entregar sempre o melhor ao seu cliente.
Por outro lado, é evidente que essa mudança também impactou nos processos empresariais. Atualmente, gestores e empreendedores trabalham para que a empresa funcione em harmonia e com eficiência e que isso se reflita em um maior nível de satisfação de sua clientela.
A logística como fator de retenção de clientes
Após compreender a dinâmica do mercado atual, é possível observar uma necessidade real por processos empresariais mais eficientes.
Um negócio só sobrevive se, além de atrair o consumidor, conseguir retê-lo — e isso só é alcançado por meio de uma logística moderna e eficaz. Afinal, é ela a responsável por interligar setores, negociar e dialogar com fornecedores e, claro, ser o elo entre a empresa e seu cliente.
No que diz respeito aos processos de transporte e entrega de mercadorias, por exemplo, conseguimos visualizar com facilidade o quanto o setor de logística pode contribuir ou atrapalhar o processo de fidelização de um cliente.
Se a entrega ocorre conforme o planejado, dentro do prazo acordado, com segurança, qualidade e previsibilidade, certamente o consumidor se sente mais satisfeito e suas chances de voltar a fazer negócio são maiores.
De outro modo, caso a transportadora seja ineficiente, não cumpra com o prazo ou entregue a mercadoria com avarias, é provável que você enfrente problemas e tenha que se preocupar com o aumento de reclamações.
Ademais, sobre as reclamações, é sempre bom reforçar o fato de que a tecnologia permitiu que o consumidor insatisfeito compartilhasse com outras pessoas os problemas e inconvenientes enfrentados, e isso acaba prejudicando ainda mais a reputação de quem não se preocupa em desenvolver uma logística empresarial de excelência.
Boas práticas para fidelizar clientes por meio da logística
Apontar o problema não seria de grande ajuda e, por isso, preparamos um tópico com boas práticas que podem e devem ser aplicadas em sua empresa em prol da fidelização da clientela.
Você verá que a logística pode ser sua grande aliada quando o assunto é reter clientes e conquistar um negócio escalável. Acompanhe:
Invista em logística reversa
As compras online já se tornaram uma realidade no mercado brasileiro, exigindo que a logística evoluísse para acompanhar essa nova demanda, dando espaço ao que chamamos de logística reversa.
De maneira resumida, a logística reversa, responsável pelo processo de devolução de mercadorias, tem se mostrado fundamental na retenção de clientes, especialmente por solucionar grandes problemas do consumidor, como:
- defeito no produto recebido;
- falha no equipamento dentro do prazo de garantia;
- avarias provocadas durante o transporte;
- recebimento de um produto que não atenda à necessidade do cliente.
Trabalhe por um transporte eficiente
Outro ponto fundamental para a retenção de clientes e que está diretamente ligado à logística empresarial é o processo de transporte.
Conforme dito, nos dias de hoje, o consumidor compra mais pela internet, e isso acabou aumentando a necessidade de frete para entrega de mercadorias. Junto com essa demanda surgiram alguns desafios e obstáculos que exigem muita estratégia dos profissionais da área.
Assim, se esforce para contratar uma boa empresa prestadora de serviços logísticos, que seja responsável e empenhada em entregar suas mercadorias em tempo hábil e em segurança. Avalie com atenção a opção da carga fracionada e busque por uma entrega mais barata, porém eficiente.
Aposte em tecnologias
A tecnologia é uma grande aliada do mundo empresarial. Nos dias de hoje, atuar sem o auxílio de recursos tecnológicos é um erro e um risco à execução dos processos.
Nesse contexto, é essencial que sua empresa aposte em ferramentas que contribuam para o aprimoramento das atividades empresariais e fortaleça a imagem de uma empresa séria e comprometida em satisfazer as necessidades de seu público.
Existem inúmeras opções no mercado, mas podemos citar algumas que, por seus benefícios, não podem deixar de estar presentes no cotidiano do setor de logística de uma empresa:
- software de gestão empresarial;
- software de gestão de estoque;
- programas para monitoramento de carga;
- sistema de gerenciamento do transporte.
Com a leitura do post de hoje é possível concluir que a logística desempenha, de fato, um papel muito importante na retenção de clientes. Como gerente logístico é interessante que você compreenda a relevância das atividades desempenhadas em seu setor e, assim, trabalhe para que toda a empresa consiga desenvolver um trabalho mais planejado, eficiente e livre de erros e imprevistos que prejudiquem sua relação com o consumidor.
Portanto, não perca tempo e comece a colocar em prática as dicas apresentadas. Lembre-se de que uma logística alinhada e de qualidade é o primeiro passo para se conquistar um negócio de sucesso!
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