Já faz um tempo que o conceito de logística estratégica tem dominado as empresas. Ou seja, ela deixa de estar ligada somente à parte operacional — estoques e transporte, por exemplo — e começa a contribuir para que as empresas alcancem resultados melhores.
No artigo de hoje vamos falar mais sobre essa definição, os processos que fazem parte dessa gestão e como ela auxilia no crescimento do negócio. Quer saber mais? Então continue com a leitura e confira agora mesmo!
O que é a logística estratégica, afinal?
De maneira geral, podemos definir a logística estratégica como a área responsável por auxiliar na otimização dos processos, redução de custos, criação de vantagem competitiva e elaboração de soluções diferenciadas.
Por meio da logística, torna-se possível manter os clientes e suas necessidades com foco e planejamento das atividades que realmente vão agregar valor ao resultado final. Com isso, sua empresa torna-se mais eficiente e competitiva no mercado.
Quais processos e investimentos devem fazer parte dessa gestão?
Para implementar a logística estratégia em sua empresa, é necessário observar alguns aspectos necessários. Dentre eles:
Redução de custos e aumento da vantagem competitiva
A redução de custos é um dos aspectos mais básicos da logística estratégica. Para transformar sua gestão, é preciso investir na criação de ações que o ajudem a reduzir os custos e tornar os processos eficientes.
Essa diminuição pode ser feita de diversas formas:
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eliminação de desperdícios (tempo, recursos, mão de obra, materiais, entre outros);
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eliminação de etapas desnecessárias (que não agregam valor ao resultado);
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melhorias nos processos que proporcionam aumento da produtividade.
Só é preciso ter o cuidado de planejar esses cortes, já que alguns aspectos podem impactar na qualidade do produto ou serviço oferecido e trazer um custo maior a longo prazo. Um bom exemplo disso é a utilização de embalagens mais baratas, mas que não protegem os produtos, causando avarias e insatisfação nos clientes.
Como o gasto é um fator que influencia diretamente na lucratividade do negócio, podemos afirmar que promover essas reduções ajuda a aumentar os lucros, ou a oferecer preços mais atraentes, o que ajuda tornar sua empresa mais competitiva.
Investimento em tecnologia
O investimento em tecnologia também é fundamental para promover a logística estratégia. O uso de sistemas de gestão e automatização de processos ajuda a aumentar a produtividade, diminuir o índice de erros e diminuir retrabalho, além de centralizar as informações e torná-las mais confiáveis.
Com a criação de relatórios, facilita-se o processo de análise da produção, uma vez que consegue-se aprimorar suas operações, além de possuir um suporte à gestão, já que torna-se possível acompanhar indicadores de desempenho dos processos, identificar as falhas e criar ações mais precisas de correção de problemas.
Logística enxuta e criação de valor
O conceito de logística enxuta é baseado no sistema de produção enxuta — criado e desenvolvido pela Toyota. A ideia é fazer com que os processos se tornem mais eficientes, eliminando quaisquer desperdícios que podem ocorrer ao longo das etapas.
A logística enxuta envolve, principalmente, o mapeamento dos processos e identificação das falhas e melhorias que precisam ser realizadas. Com isso, consegue-se reduzir custos e eliminar as tarefas que são desnecessárias, criando valor para os clientes.
Vale lembrar que valor e preço são duas coisas distintas e que os clientes estão dispostos a pagar um pouco mais por aquilo que percebem que realmente pode satisfazer suas necessidades, ou trazer um diferencial — comparado aos que os concorrentes oferecem — ou seja, estão dispostos a pagar um preço um pouco mais alto para agregar valor ao produto.
Melhorias contínuas
A implantação de uma rotina de melhorias contínuas também está ligada à logística estratégica. Ela é alcançada a partir do momento em que os processos são constantemente analisados e aprimorados.
Uma das melhores práticas para promover as mudanças é o ciclo PDCA, que consiste na avaliação das atividades e a criação de planos de ação que ajudam a aperfeiçoar os métodos de trabalho.
Como o nome sugere, trata-se de um ciclo, ou seja: os resultados da última etapa é o que servirá como base para iniciar uma nova passagem.
Logística integrada
A logística integrada consiste na integração entre os processos, áreas e até mesmo os parceiros do negócio. Ou seja, a troca de informações é constante e a comunicação é sempre clara e fluida.
Dessa forma, o gestor consegue acompanhar o desenvolvimento dos processos, mesmo quando eles ainda não iniciaram. Por exemplo, sabe-se quando os produtos estão saindo do fornecedor e tem-se uma previsão de quando chegarão no destino final. Assim, cria-se um plano todo baseado na demanda e na disponibilidade de materiais.
Por meio dessa gestão, é possível melhorar o planejamento das atividades, ganhar eficiência e alcançar resultados ainda melhores. Além do fato de que se consegue maior sinergia nas relações de trabalho, controlando as atividades de ponta a ponta.
Quais são os impactos da logística estratégica no crescimento da empresa?
Com a adoção da logística estratégica, a possibilidade do negócio entrar em processo de expansão é maior, já que os resultados dessa gestão ajudam a melhorar as operações e o relacionamento com os clientes. Confira alguns dos motivos:
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Processos mais eficientes: Como dito anteriormente, ações são adotadas para reduzir os desperdícios que ocorrem ao longo das etapas. Ou seja, sua empresa consegue produzir mais (ou a mesma quantidade), usando uma parcela de recursos menor — o que se traduz em maior eficiência.
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Aumento da qualidade: Com todas as melhorias que são aplicadas na rotina, é seguro afirmar que a qualidade dos produtos e serviços que são oferecidos aos clientes é maior. Soma-se isso ao fato que o foco sempre está nos resultados que realmente vão agregar valor.
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Satisfação dos clientes: Com o foco voltado para as necessidades que seu público possui e a melhoria da qualidade, os clientes se tornam mais satisfeitos e sua empresa consegue melhorar a imagem que possui no mercado.
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Ganho em competitividade: O aumento da competitividade pode ser alcançado pela adoção das melhores práticas de mercado, redução dos custos operacionais, aumento da lucratividade e a satisfação dos clientes.
Como você pode ver, a logística estratégica proporciona os meios necessários para otimizar suas operações e fazer com que sua empresa consiga ser mais eficaz e eficiente, obtendo resultados cada vez melhores. Assim, é possível crescer sempre mais e conquistar mais espaço nesse mercado cada dia mais competitivo.
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