A todo momento surgem inovações que fazem das soluções em logística um dos recursos fundamentais para garantir a competitividade e os bons resultados de uma empresa no mercado atual.
No post de hoje, você vai conhecer 7 processos logísticos que estão ditando um novo ritmo para as ações gerenciais e operacionais das empresas.
Confira e garanta os benefícios dessas práticas para sua empresa!
1. Logística reversa
A logística reversa é uma das mais recentes inovações em logística e pode ser definida como o acompanhamento sistematizado do fluxo do produto, desde a sua fabricação até o consumidor final, incluindo o descarte de resíduos provenientes do consumo.
Além de contribuir para a otimização da cadeia produtiva, por meio da reutilização e da reciclagem de materiais, a logística reversa melhora o relacionamento das empresas com seus clientes, pois possibilita soluções mais rápidas em casos de devolução de produtos.
Com isso, a gestão empresarial é favorecida pelo recebimento de informações estratégicas que podem contribuir para o crescimento organizacional, criando uma rede entre todos os setores da empresa.
Assim, a logística reversa está diretamente relacionada a uma grande tendência da gestão empresarial, sobre a qual falaremos a seguir.
2. Gestão integrada
O mercado atual, cada vez mais dinâmico e competitivo, exige das empresas a capacidade de adaptação rápida às demandas no intuito de fidelizar clientes e conquistar uma posição de destaque perante a concorrência.
Os processos logísticos e todas as ações gerenciais e operacionais das empresas precisam funcionar de maneira coordenada, favorecendo a simplificação das tarefas e o aumento da produtividade.
É a esse processo que chamamos de gestão integrada — o que se firmou como uma das mais fortes tendências da gestão empresarial na atualidade.
Em se tratando da logística integrada, as vantagens para a empresa incluem a possibilidade de manter um controle maior sobre todos os processos — desde a armazenagem até a entrega dos produtos, favorecendo a eficiência dos colaboradores — e a satisfação dos clientes.
A gestão integrada tornou-se possível graças à automação dos processos, como você verá neste próximo tópico.
3. Automação dos processos
Na atualidade, a logística é amparada por uma série de ferramentas digitais, que tornam todos os processos mais ágeis e eficientes e resultam em economia e produtividade para as empresas.
Os gestores têm à sua disposição desde softwares especialmente desenvolvidos para o setor logístico — tais como programas de rastreamento de cargas, de controle de estoques ou de planejamento de rotas — até dispositivos que servem igualmente a todos os setores da empresa, como Cloud Computing, PABX e outras ferramentas de gestão mobile.
Esse fenômeno beneficia não apenas as empresas, mas também os consumidores e a sociedade como um todo, que passam a contar com produtos e serviços cada vez mais qualificados.
A automação dos processos engloba soluções em logística bastante específicas, como o uso do inventário inteligente.
4. Inventário inteligente
O conceito de inventário inteligente baseia-se na ideia de que o armazenamento organizado é fundamental para um controle de estoque eficiente.
Novamente, a tecnologia é um dos agentes principais dessa solução em logística, graças aos softwares e dispositivos capazes de integrar e disponibilizar informações sobre os produtos e sua rotatividade.
O uso do sistema RFID (em substituição ao código de barras tradicional), a adoção do backup em nuvem e a utilização de embalagens equipadas com chips para o monitoramento da carga são algumas das inovações possíveis.
O emprego das técnicas de inventário inteligente promove a redução de gastos e agiliza os processos organizacionais, assim como a terceirização da frota.
5. Terceirização da frota
Cada vez mais, as empresas fazem da terceirização da frota uma maneira de otimizar os processos logísticos, especialmente para garantir que os consumidores recebam seus produtos sem atrasos na entrega ou danos à mercadoria.
Porém, optar pela contratação de fornecedores para realizar o transporte e a entrega dos produtos exige a observação de alguns cuidados essenciais para garantir a qualidade da transportadora parceira.
Entre os cuidados necessários na terceirização da frota estão:
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a inexistência de irregularidades fiscais no histórico da transportadora a ser contratada;
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a capacidade real para atender às demandas da sua empresa com agilidade e dinamismo;
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a qualidade operacional da equipe de motoristas e demais colaboradores da transportadora.
Por simplificar processos e reduzir custos, a terceirização da frota pode ser compreendida como uma estratégia que está de acordo com os pilares da Metodologia Lean, outra solução em logística sobre a qual falaremos agora.
6. Metodologia Lean
A Metodologia Lean (termo originado do inglês e que pode ser traduzido como “enxuto”) é baseada na simplificação de todos os processos gerenciais e operacionais visando a combater o desperdício de tempo e de recursos.
Essa proposta engloba todas as etapas da cadeia produtiva, desde a fabricação dos produtos até o transporte e entrega, estabelecendo padrões para a execução de cada tarefa.
A ideia central é fazer a logística funcionar de maneira exata, pronta para atender especificamente às demandas estabelecidas no planejamento estratégico de forma eficiente e rápida.
Com isso, a satisfação dos clientes aumenta, pois a taxa de atrasos ou outros problemas nas entregas é praticamente nula.
A empresa, por sua vez, aumenta o faturamento — devido à fidelização de clientes — e vê a redução de gastos crescer — graças à economia de recursos promovida pela Metodologia Lean.
Por fim, a última solução em logística sobre a qual falaremos aqui é focada na gestão do estoque. Entenda!
7. Pick to Light
Pick to Light é uma inovação em logística criada nos EUA. No sentido literal, ela pode ser entendida como a utilização de indicadores luminosos em cada produto armazenado no estoque.
O seu uso é mais indicado para empresas que desejam otimizar o processo de separação das mercadorias para cargas fracionadas.
Nesse caso, as luzes indicam tanto a localização do produto quanto a quantidade a ser separada, baseando-se em três aspectos fundamentais para estabelecer a importância da manutenção de cada produto no estoque. São eles: o giro, o faturamento e a lucratividade.
O próprio conceito de carga fracionada representa uma inovação importante em logística. No início dos anos 1980, as empresas passaram a dar preferência para a contratação dos serviços de transporte, gerando demanda para o compartilhamento de veículos e rotas.
Como você pôde perceber, são inúmeras as soluções em logística que se encontram à disposição das empresas para otimizar processos e garantir bons resultados.
Por isso, é preciso que os gestores acompanhem as inovações relacionadas não apenas aos processos logísticos, mas também à gestão empresarial como um todo.
Desse modo, eles serão capazes de planejar e efetivar as estratégias mais adequadas à realidade da sua empresa.
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