Rastreie
sua carga
Clique para rastrear sua carga

Como funciona um centro de distribuição? 5 dúvidas comuns

1754 Visualizações

Como funciona um centro de distribuição? 5 dúvidas comuns

Como funciona um centro de distribuição? 5 dúvidas comuns

Na atualidade, entender como funciona um centro de distribuição e o que deve ser feito para executar processos logísticos eficientes nesse contexto ainda é um desafio para muitos gestores.

Dentre os processos logísticos desenvolvidos pelas empresas, o centro de distribuição (CD) pode ser definido como um espaço de armazenamento de mercadorias localizado em pontos estratégicos, destinado ao recebimento, à separação e ao envio de produtos.

Sendo assim, a estruturação de um CD tem como objetivo principal oferecer mais agilidade às entregas, aumentando a satisfação dos consumidores com sua experiência de compra.

Considerando os desafios do mercado atual, a rapidez e a eficiência nas operações logísticas relacionadas ao transporte se apresentam como um grande diferencial competitivo.

Além disso, o funcionamento adequado de um centro de distribuição permite que as empresas experimentem uma economia de recursos considerável graças à otimização do transporte de produtos.

Para que você possa entender como funciona um centro de distribuição, o artigo de hoje reúne as cinco dúvidas mais comuns sobre o funcionamento de um CD. Confira e saiba como otimizar as práticas da sua empresa!

1. Por que a automatização dos processos é essencial?       

O emprego qualificado da tecnologia em logística é um imperativo do mercado atual, que exige das empresas mais eficiência nas operações de transporte e na distribuição das mercadorias.

Nesse sentido, os gestores precisam estar atentos às oportunidades e aos benefícios oferecidos pela automatização dos processos gerenciais e operacionais relacionados à rotina de um CD.

Trata-se do uso de softwares e aplicativos desenvolvidos para facilitar o recebimento de mercadorias ou o acesso aos itens armazenados com mais precisão e rapidez, conferindo o máximo de eficiência com o mínimo de desperdício.

Além disso, a distribuição automatizada facilita o gerenciamento de riscos e promove a segurança dos processos logísticos como um todo. Entretanto, para que as ferramentas tecnológicas possam simplificar as tarefas no CD, é preciso investir na capacitação e no treinamento do time de colaboradores.

Dessa forma, é possível alcançar os melhores resultados, por exemplo, no recebimento e na movimentação de mercadorias do CD — afinal, uma equipe qualificada é fundamental para o sucesso do seu negócio.

2. Quais são as melhores práticas em recebimento e movimentação de mercadorias?

Entre os processos logísticos mais importantes para um centro de distribuição, o recebimento e a movimentação de mercadorias merecem uma atenção especial por parte dos gestores.

De fato, o sucesso das operações logísticas realizadas no CD depende, em grande parte, da eficiência na conferência dos produtos que chegam e da agilidade de mobilização desses itens.

Por isso, é preciso garantir a máxima dedicação dos colaboradores quanto à execução de tarefas como: a emissão de notas fiscais, o lançamento de dados no sistema e a atualização da situação do estoque a cada remessa recebida.

Em relação à movimentação das mercadorias, os gestores devem implementar um bom plano operacional, que garanta a economia de tempo e de recursos ao mesmo tempo em que promove a eficiência na prevenção de acidentes de trabalho.

Nesse sentido, a organização espacial do CD precisa ser feita de modo a facilitar o trabalho dos colaboradores, garantindo rapidez e segurança em todas as atividades realizadas.

Por outro lado, as operações relacionadas à gestão de estoque também costumam ser uma fonte constante de dúvidas, conforme explicaremos a seguir.

3. Como otimizar a gestão de estoque e evitar gastos?

A compreensão de como funciona um centro de distribuição passa, necessariamente, pelo entendimento da importância estratégica de um controle de estoque eficiente.

Trata-se de um dos processos logísticos mais desafiadores, que exige o comprometimento de toda a equipe com o combate ao desperdício de recursos e com a integração do estoque com os outros setores da empresa

Entre as principais ações implementadas pelas empresas para garantir a eficiência na gestão de estoque estão a categorização das mercadorias, a previsão de demanda e a atualização constante do inventário.

Entretanto, promover os melhores resultados por meio do controle de estoque é ainda mais importante para o funcionamento de um centro de distribuição, sobretudo, quando o volume de vendas aumenta e é preciso acelerar a rotina de trabalho.

4. Como lidar com o volume excessivo de pedidos em grandes janelas de venda?

O centro de distribuição de uma empresa precisa estar preparado para garantir a entrega dos produtos aos consumidores nas grandes promoções ou durante as épocas mais favoráveis para o mercado varejista e atacadista — como no Natal ou no Dia das Mães, por exemplo.

Nesse contexto, a previsão de vendas passa a ter um papel ainda mais estratégico para o sucesso das operações logísticas.

É fundamental conectar os setores de vendas e logística, para garantir a satisfação dos clientes em todas as etapas da jornada de compra, oferecendo o máximo de agilidade nas entregas.

Para conseguir atender ao aumento da demanda, algumas empresas apostam na estruturação de um CD capaz de operar durante as 24 horas do dia, estabelecendo um revezamento entre as equipes de trabalho.

No entanto, de nada adianta ampliar a jornada de trabalho se a equipe não estiver totalmente capacitada para executar a expedição dos produtos com efetividade.

5. Como evitar erros na expedição de produtos?

O primeiro passo para alcançar a eficiência na expedição de produtos está no controle das ações de separação e de retirada dos pedidos, conhecido como picking.

Nesse momento, o emprego dos recursos tecnológicos especialmente desenvolvidos para dar suporte a essa etapa das operações logísticas pode ser o grande diferencial para o sucesso ou para o fracasso das operações de entrega.

Desde a validação dos pedidos, passando pela separação dos produtos e chegando ao carregamento e à liberação dos veículos de transporte, os gestores podem aproveitar as vantagens oferecidas pela automatização.

Com o planejamento certo e o uso qualificado da tecnologia, é possível diminuir os erros no envio das mercadorias e evitar os custos relacionados à correção de entregas incorretas, otimizando os resultados do trabalho no centro de distribuição.

Quer saber um pouco mais sobre como funciona um centro de distribuição? Confira mais um artigo do nosso blog e descubra quais são os processos logísticos nesse contexto

CTA_Patrus_Manual 5 maiores desafios da gestão logística e como resolvê-los_final

Deixe um comentário

Open chat