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Entenda a importância da previsão de vendas para a logística

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Entenda a importância da previsão de vendas para a logística

Entenda a importância da previsão de vendas para a logística

Você compreende a importância da previsão de vendas para o sucesso dos processos logísticos? A perfeita harmonia entre os setores de vendas e de logística contribui de maneira significativa para o crescimento de um negócio e é por isso que o post de hoje falará um pouco mais sobre essa relação.

Para que uma empresa tenha uma boa lucratividade, é necessário que suas vendas sejam satisfatórias. No entanto, vender muito sem dispor de uma logística eficiente inviabiliza todo o processo, colocando a empresa em uma situação difícil.

Nesse cenário, é importante que você compreenda a importância de um trabalho em conjunto dos dois setores e consiga usufruir dos benefícios que tal interação traz ao negócio.

Quer aprender mais? Acompanhe a seguir!

Por que a previsão de vendas é importante para o planejamento logístico?

Quando analisamos o funcionamento de uma empresa, percebemos que a divisão em setores e núcleos é uma excelente estratégia para se assegurar produtividade e agilidade na execução de tarefas.

Entretanto, um negócio só consegue se desenvolver quando todos os setores e funcionários sabem trabalhar em conjunto. Em outras palavras, se cada núcleo resolve trabalhar por conta própria, a engrenagem não funciona, e a empresa não consegue se manter no mercado.

No caso específico dos setores de vendas e de logística, a necessidade de um trabalho conjunto é muito evidente. O planejamento adequado e eficiente de vendas e operações é primordial para o negócio, já que uma venda só se concretiza quando o produto é entregue ao consumidor final.

Podemos afirmar, então, que a previsão de vendas é o ponto de partida de toda a cadeia de abastecimento de um negócio. Ou seja, é ela que indicará a necessidade de estoque e as atividades necessárias para que o produto esteja sempre disponível e chegue até o cliente.

Portanto, de nada adianta ter vendedores motivados e trabalhando em alto nível, se o setor de logística não está ciente e preparado para um aumento na demanda. É preciso planejar e trabalhar para que o diálogo e os objetivos dos dois setores estejam alinhados.

Como identificar que os setores de vendas e de logística não estão em sintonia?

Dentro do cotidiano corporativo, algumas ocorrências deixam claro que os dois setores não estão em sintonia e que há alguma falha em seu planejamento interno.

Enquanto consumidor, você já se deparou com a situação de tentar efetivar uma compra e descobrir que o produto está indisponível? Esse é um erro muito comum — especialmente no e-commerce — que revela a falta de previsão de vendas do negócio.

Tenha em mente que, se você não começar a adotar estratégias para integrar esses dois núcleos de seu negócio, esse tipo de problema também pode atingi-lo, e as consequências são sempre graves, pois elas:

  • afetam a credibilidade do negócio;
  • deixam o cliente insatisfeito ao não conseguir solucionar a demanda;
  • desestimulam a concretização da compra;
  • geram perda de clientela;
  • aumentam o prazo de entrega das mercadorias.

Como fazer esses dois setores trabalharem em conjunto?

Agora que já sabemos a importância de conquistar o equilíbrio e harmonia entre esses dois setores, vamos ajudá-lo a fazer com que eles trabalhem juntos em prol do sucesso da empresa.

Quer aprender? Acompanhe as dicas infalíveis que preparamos para você:

1. Tenha sempre dados atualizados

O planejamento empresarial, em qualquer setor, deve ser pautado em dados concretos e reais. Assim, deixar que a logística trabalhe com base em especulações é um erro que pode causar sérios problemas — entre eles, a falta de mercadoria nos estoques.

Por isso, nossa primeira dica é que você realize a atualização dos dados com certa frequência — o ideal é que isso seja feito com o fechamento das vendas de cada mês.

Assim, procure ter em mãos o volume de vendas nesse período, a demanda específica de cada produto e os níveis de estoque atualizados.

Essas informações são essenciais para que a logística consiga se programar e se preparar para mais um mês de trabalho, cumprindo com o seu papel no processo de crescimento do negócio.

2. Compartilhe metas

Estabelecer metas em conjunto é outra estratégia bastante interessante, que apresenta resultados bem satisfatórios para os dois setores.

Desse modo, imagine que, ao analisar os níveis de seu estoque, você percebeu a presença de produtos que estão com o prazo de vencimento se aproximando. Seria interessante, junto com a equipe de vendas, promover uma liquidação desses produtos, nesse caso.

Para isso, seria necessário que os dois setores trabalhassem em sintonia e que a logística estivesse preparada para todo o processo de separação, distribuição e envio dos produtos em tempo hábil.

3. Aprimore a comunicação promovendo reuniões entre os setores

Você tem se reunido com o setor de vendas de sua empresa? Se esse ainda não é um hábito, procure introduzir em sua agenda um tempo para conversar com o gestor de vendas de sua empresa.

Essas reuniões são essenciais para que você conheça as previsões de vendas e as estratégias adotadas por essa equipe, a fim de planejar como sua equipe pode contribuir com elas e, assim, executar um bom trabalho.

4. Monitore os resultados

Não basta se esforçar para que os setores de vendas e logística trabalhem juntos, é preciso avaliar se essa interação tem sido relevante e o que ainda pode ser aprimorado.

Lembre-se de que o segredo para o sucesso é sempre buscar melhorar os resultados e jamais se acomodar quando algo ainda não está adequado.

Desse modo, monitore os resultados alcançados e encontre as falhas existentes nesses processos. A partir disso, procure estudar estratégias para trabalhar esse problema e desenvolver uma comunicação mais produtiva entre os setores.

Como você percebeu, a previsão de vendas é uma estratégia essencial para o sucesso de um negócio e, especialmente, para o correto funcionamento do setor de logística.

Aliás, se a comunicação entre vendas e logística não estiver fluindo de maneira saudável, certamente o negócio enfrentará problemas e dificuldades para crescer. Por isso, aproveite os conhecimentos adquiridos hoje para harmonizar esses dois setores em sua empresa.

E, para não parar por aqui, separamos um material completo para vocês com os 5 maiores desafios da gestão logística e como resolvê-los. É um e-book gratuito que está disponível para download agora mesmo.

5 maiores desafios da gestão logística e como resolvê-los