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Logística e meio ambiente: por que a sua empresa precisa investir nisso

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Logística e meio ambiente: por que a sua empresa precisa investir nisso

Logística e meio ambiente: por que a sua empresa precisa investir nisso

O mundo e a sociedade estão sempre em constante mudança, o que faz com que empresas tenham que, de tempos em tempos, se adaptar a diferentes realidades e se manter conectadas com novas demandas.

Se por muito tempo a prioridade das empresas era basicamente o fator econômico, atualmente, muitas organizações passaram a se preocupar mais com questões socioambientais e com o impacto de suas operações na natureza.

A logística, assim como diversos segmentos, possui um grande potencial poluente. Nesse sentido, reduzir a emissão de ruídos e gases e lidar com o descarte de materiais são alguns dos desafios que precisam ser contornados por gestores da cadeia de distribuição.

Contudo, como falamos, os tempos são outros, e a adoção de práticas sustentáveis pode beneficiar e muito sua empresa — além de fazer bem ao planeta!

Quer entender melhor a relação entre logística e meio ambiente e ver por que você precisa começar a pensar nisso agora mesmo? Continue a leitura deste post e saiba mais!

A ligação entre logística e meio ambiente

Financeiramente falando, a logística é um dos setores que mais demanda investimento de recursos. Ao mesmo tempo, ela também demanda o máximo de eficiência operacional. Por conta dos impactos que ela gera no desenvolvimento e nos processos de uma empresa, é possível perceber rapidamente as vantagens que as iniciativas sustentáveis possibilitam.

Práticas ambientalmente responsáveis estão ligadas à redução de desperdícios e resíduos. Além disso, elas promovem iniciativas de reaproveitamento e economia de tempo e recursos.

A sustentabilidade apoia a incorporação de processos mais enxutos e ágeis, que geram menos impacto na cadeia de distribuição. Consequentemente, a empresa, além de enxugar custos, consegue agregar mais valor e qualidade às operações graças às melhorias no processo de produção.

Reforço da marca

É sabido que os clientes atualmente são muito mais exigentes e bem informados. Ao agir de forma sustentável, empresas têm a oportunidade de reforçar sua reputação diante dos consumidores, passando uma imagem mais sólida e séria.

Com essa medida, a instituição pode conquistar um novo público — que busca produtos e serviços mais qualificados —, além de reter seus consumidores atuais.

Ademais, é importante ressaltar o quanto o conceito de sustentabilidade vem crescendo em todo o mundo, de tal forma que o mercado internacional valoriza empresas que investem em ações a favor do meio ambiente.

Assim, além de ganhar um diferencial competitivo, organizações ecologicamente responsáveis têm mais espaço para conquistar mercados externos e fazer parcerias que favoreçam o crescimento do negócio.

O impacto da sustentabilidade nos custos

Ao contrário do que se pensa, ações sustentáveis não implicam aumento nas despesas de uma empresa. Longe disso, elas podem ajudar instituições a reduzir gastos.

Iniciativas de responsabilidade ambiental favorecem processos mais econômicos e eficientes, livres de erros, retrabalhos e desperdícios. Todos esses itens geram custos desnecessários. Sem contar que políticas de reaproveitamento e reciclagem promovem a longevidade do uso dos recursos.

Ao mesmo tempo, empresas que já incorporam práticas sustentáveis em seus processos não correm o risco de ter problemas com o governo e sofrer com multas ou embargo na produção por conta de problemas com o meio ambiente.

Boas ideias para uma logística mais sustentável

Práticas sustentáveis contribuem muito para o sucesso em logística, além de fazerem muito bem para a sociedade e para a natureza. Conheça a seguir 5 ideias e entenda por que sua empresa tem muito a ganhar com elas:

1. Logística reversa

A logística reversa é uma iniciativa criada para fazer diferença na natureza e na sociedade, uma vez que ela proporciona o reaproveitamento de materiais. Essa prática exige que os fabricantes e consumidores compartilhem a responsabilidade de dar o destino correto aos resíduos de produtos ou serviços.

No momento do seu descarte ou devolução, os clientes devem conduzir o material de volta à empresa — por meio de postos de coleta, por exemplo. Esta, por sua vez, deve se responsabilizar por dar um destino ecologicamente correto para os resíduos, podendo reciclá-los e incorporá-los novamente na cadeia produtiva.

Dessa forma, a logística reversa promove não somente a diminuição de resíduos no meio ambiente, como proporciona uma oportunidade de redução de consumo de matérias-primas por meio do reaproveitamento.

2. Modernização da frota

Uma frota antiga consome mais combustível e ainda emite mais poluentes. Por outro lado, caminhões modernos são produzidos com uma tecnologia capaz de minimizar em até 80% a emissão de gases, além de realizar um gasto otimizado de gasolina e diesel.

3. Controle de emissão de gases poluentes

O Ministério do Meio Ambiente lidera campanhas para controlar a emissão de gases poluentes e realiza um acompanhamento rígido da fumaça emitida por veículos.

Por isso, a fim de respeitar a legislação e contribuir para a saúde ambiental, é essencial que empresas adotem medidas para monitorar a performance dos seus caminhões, nesse sentido, para evitar problemas e multas.

Ferramentas como o opacímetro podem ser utilizadas para medir e analisar a densidade da fumaça, ajudando empresas a verificar se suas emissões estão dentro dos padrões permitidos.

Outras boas práticas são a instalação do GNV (Gás Natural Veicular) — menos poluente — em alguns veículos e até mesmo a adoção de carros movidos à energia elétrica que dispensam o uso de combustíveis.

4. Otimização das rotas

A tecnologia usada para criação de mapas inteligentes capazes de otimizar rotas de entrega é uma ferramenta que traz grandes benefícios para as empresas. O sistema permite o melhor aproveitamento dos trajetos e a redução do tempo de transporte das mercadorias.

Consequentemente, a instituição consegue fazer entregas mais rápidas — o que aumenta a satisfação dos clientes. Ao mesmo tempo, rotas curtas impactam na redução dos gastos com combustível e na menor emissão de gases poluentes. Dessa maneira, todos saem ganhando.

5. Processos otimizados

Operações logísticas mais enxutas e simplificadas — conforme os preceitos da Metodologia Lean — são também sustentáveis, uma vez que elas prezam pela agilidade e redução de desperdícios e gargalos.

Assim, ao investir em práticas mais eficientes para otimizar a armazenagem — baseadas em soluções reutilizáveis —, a movimentação e o transporte de produtos, a empresa se beneficia com a diminuição de erros, perdas, despesas e etapas desnecessárias. Como resultado, consome menos recursos e gera menos lixo, ajudando o meio ambiente.

Atuar de forma sustentável e contribuir para melhorar a qualidade de vida da população integram a lista de prioridades das empresas do futuro.

Sua empresa tem muito a lucrar se assumir uma posição consciente e fazer sua parte. Portanto, não perca tempo e faça da ligação entre logística e meio ambiente uma meta importante para o seu negócio!

Você gostou de ler sobre logística e meio ambiente? Então, continue conosco e confira como a logística tem grande impacto no crescimento da sua empresa. Assim, você se torna um especialista no assunto!