Rastreie
sua carga
Clique para rastrear sua carga

Tudo sobre logística: conheça os 5 pilares do sucesso

752 Visualizações

Tudo sobre logística: conheça os 5 pilares do sucesso

Tudo sobre logística: conheça os 5 pilares do sucesso

Saber tudo sobre logística é o maior objetivo de um gerente logístico, não é mesmo? Pode parecer uma missão impossível, mas não há nada que não possamos aprender com um pouco de disposição e dedicação.

Pensando em auxiliar você a se tornar um profissional de excelência e, com isso, ser mais produtivo e eficiente, preparamos um post sobre os 5 pilares que garantem o sucesso para a logística de uma empresa. Assim, mais do que informar quais são, vamos apresentar algumas dicas para que você garanta um bom funcionamento de cada um deles.

Preparado para aprender mais? Então continue a leitura!

1. Planejamento inteligente

Sendo um dos setores mais importantes de uma empresa, a logística não pode se dar ao luxo de não planejar suas ações. Ou seja, um bom gerente logístico tem tudo sob controle, pois é um planejador nato.

Claro, não basta apenas planejar estratégias: é preciso que o planejamento se dê de maneira inteligente, abordando os seguintes níveis:

1.1 Nível estratégico

Nesse nível, temos o desenho de toda a rede logística da empresa. Ou seja, há o mapeamento de galpões, fábricas, centros de distribuição e identificação e localização de fornecedores e parceiros.

É aconselhável que seja feito revisões periódicas nesse aspecto para que a equipe tenha sempre dados atualizados para trabalhar.

1.2 Nível tático

No nível tático, é definida a melhor maneira de se utilizar os recursos para atender à demanda do cliente. Além disso, é nesse nível de planejamento que se analisa a capacidade e a disponibilidade da empresa para satisfazer o cliente caso haja mudanças em seu pedido.

1.3 Nível operacional

Já no nível operacional, a equipe produz relatórios de inventários e movimentações de produtos, de acordo com as restrições da frota. Nessa fase, também são estabelecidas estratégias para solucionar problemas que possam surgir, como quebra de equipamentos e cancelamentos de pedidos.

2. Otimização dos níveis do estoque

O segundo pilar da logística é, sem dúvidas, a otimização dos níveis do estoque. Afinal, conhecer todos os produtos disponíveis, encontrá-los de maneira rápida e fazer com que eles cheguem ao destino final no prazo determinado e com custos controlados é essencial para o sucesso de um negócio.

A otimização do estoque baseia-se em estabelecer um limite da quantidade de cada insumo disponível e acompanhar toda a sua movimentação até chegar ao consumidor.

Assim, para que você entenda melhor, caso sua empresa trabalhe com equipamentos tecnológicos, você definirá a quantidade ideal de cada item no estoque e gerenciará a entrada e a saída de cada um deles, a fim se assegurar que nunca falte e que nunca fiquem produtos parados na prateleira.

Para isso, é essencial que o gestor conheça o ponto de pedido — quantidade de itens no estoque que, quando atingido, sinaliza a necessidade de se reabastecer. Para defini-lo, usa-se a seguinte fórmula:

PP = (CM x TR) + ES

  • PP: ponto de pedido
  • CM: consumo médio
  • TR: tempo gasto para reposição
  • ES: estoque de segurança

3. Visibilidade

Quando falamos que a visibilidade é um dos pilares para o sucesso da logística, estamos nos referindo à necessidade de se ter um inventário preciso, um conhecimento detalhado do cliente e uma técnica de rastreabilidade eficaz de todo o material em movimento.

Nesse sentido, para que você não sofra com problemas relacionados aos materiais no estoque, é importante que sua frota seja bem visível, fazendo com que você reduza custos e torne a entrega mais rápida e segura.

Mas como fazer isso? Simples! Existem algumas estratégias que são extremamente eficazes no alcance de uma boa visibilidade:

  • uso de sistemas de monitoramento interno;
  • rastreio integrado com parceiros e fornecedores, com notificações via web e XML.
  • aperfeiçoamento da gestão de frotas;

4. Redução nas perdas e nos custos de distribuição

Quando uma empresa possui uma logística de sucesso, ela, necessariamente, conseguiu encontrar o ponto de equilíbrio entre uma entrega rápida e de baixo custo, com poucas perdas. Isso porque não basta que você faça o processo de maneira rápida, é preciso que ele seja de qualidade, e isso envolve não afetar a integridade da carga.

Alguns excelentes exemplos existentes no mercado são a Amazon e a Netshoes. Essas empresas estão sempre inovando em logística e buscando aperfeiçoar seus processos de entrega ao consumidor, sempre surpreendendo pela rapidez e segurança com que as mercadorias chegam ao destinatário final.

Desse modo, como gestor logístico, você deve observar os fatores que podem gerar perdas e aumentar o custo de distribuição e traçar estratégias para neutralizar tais falhas. Por exemplo, a contratação de uma empresa especializada em transporte de carga fracionada torna o seu trabalho muito mais eficiente e reduz significativamente os custos logísticos da empresa.

5. Monitoramento: um pilar essencial para quem sabe tudo sobre logística

O último pilar aqui apresentado não poderia ser outro. Afinal, o monitoramento de cargas é essencial para assegurar que a carga chegue ao destino dentro do prazo, além de fornecer importantes dados para a empresa, facilitando a tomada de decisões.

Um monitoramento bem realizado é pautado em medições e indicadores úteis, pois permite que o gestor localize as encomendas e avalie como tem sido o processo, tanto em relação ao prazo, quanto à qualidade da entrega como um todo.

Para isso, aconselha-se que se faça uso de um sistema de monitoramento eletrônico. Esse tipo de ferramenta permite que o gestor acompanhe a movimentação em tempo real da carga e até entre em contato com o motorista, caso surja algum imprevisto que possa comprometer a entrega ao consumidor.

Além disso, conforme dissemos, ter um sistema de rastreio de cargas integrado com a transportadora é muito importante para o correto funcionamento de seu setor, pois permite que você tenha total controle dos deslocamentos, mesmo o transporte sendo realizado pela terceirização do serviço de entregas.

Com o post de hoje, você deu mais um passo para saber tudo sobre logística. Como você percebeu, as informações abordadas são de suma importância para o dia a dia do setor de logística e contribuem para um trabalho mais produtivo e focado em metas. Assim, não perca tempo e comece agora mesmo a aplicar os conhecimentos adquiridos!

Antes disso, temos mais uma dica para você. Siga a Patrus no Facebook e no YouTube e fique por dentro de todas as nossas novidades!

 

CTA_Patrus_Checklist saiba como avaliar a sua transportadora!_final

Deixe um comentário

Open chat