Rastreie
sua carga
Clique para rastrear sua carga

Transportes de cargas especiais: conheça os cuidados necessários

275 Visualizações

Transportes de cargas especiais: conheça os cuidados necessários

Transportes de cargas especiais: conheça os cuidados necessários

Em um mercado tão amplo como o brasileiro, podemos encontrar produtos de várias espécies, e um ponto em comum entre eles é o uso do transporte rodoviário nas entregas. Por outro lado, os transportes de cargas especiais, assim como sugere o nome, exigem cuidados extras, e um gerente logístico precisa atentar a esse fato.

Com uma infinidade de produtos e materiais a serem transportados, assegurar que cada um deles chegue ao destino final sem sofrer danos é um grande desafio. E a escolha da transportadora é um dos fatores que mais influenciam no sucesso desse processo.

No post de hoje, falaremos um pouco mais sobre os cuidados necessários nos transportes de cargas especiais e sobre como o sucesso de sua empresa depende disso. Quer entender melhor? Continue com a leitura!

Que tipo de carga exige cuidados extras?

Conforme dito, diariamente, inúmeros produtos atravessam o país até chegarem ao destino final, e, no atual cenário brasileiro, o transporte rodoviário ainda é o mais importante e o que concentra um maior volume de carga a ser transportada.

Mas, para que todo o processo ocorra conforme o planejado, diversos cuidados devem ser tomados, especialmente quando a mercadoria demanda por atenção e cuidados especiais.

Confira a seguir quais são esses cuidados:

1. Eletroeletrônicos

São produtos mais sensíveis e que exigem uma certa estrutura e tecnologia maior nos veículos utilizados. É aconselhável que os caminhões tenham suspensão a ar — reduzindo os impactos das trepidações — e, claro, que a transportadora adote uma estratégia eficiente contra o roubo de cargas.

2. Bebidas

No caso de bebidas, o principal risco está relacionado aos danos às embalagens que, normalmente, são fabricadas em vidro.

Assim, cuidados simples como a colocação de paletes e proteções nos compartimentos para evitar quedas e impactos já garantem bons resultados. Ademais, a luz solar pode alterar a coloração e sabor do produto e, por isso, instalar proteções contra raios solares também é uma boa alternativa.

3. Produtos farmacêuticos

Quando falamos em produtos farmacêuticos, muitos cuidados devem ser tomados. Esse tipo de carga exige um controle intenso de higiene dos caminhões, além do monitoramento da temperatura, uma vez que o calor excessivo pode afetar a composição dos produtos.

4. Louças, cristais e demais produtos de vidro

Transportar produtos de vidro ou que possuem embalagem desse material exige uma logística muito eficiente. As condições das estradas e o próprio material são os grandes obstáculos desse processo, que exige uma atenção redobrada tanto da empresa quanto da transportadora escolhida.

5. Produtos perecíveis

Os produtos perecíveis também demandam cuidados especiais. Como você sabe, transportar alimentos refrigerados, frutas e verduras exige uma logística diferenciada, já que é preciso assegurar que a carga chegue ao destino intacta e apta ao consumo.

Que cuidados se deve ter nos transportes de cargas especiais?

Agora que você já conhece as principais cargas especiais transportadas no país, é preciso se informar melhor sobre os cuidados que se deve ter ao planejar a entrega de tais produtos. Ou seja, caso sua empresa precise enviar alguma dessas mercadorias, é essencial que você leia as informações a seguir. Acompanhe:

1. Escolha da transportadora

A escolha da transportadora não pode deixar de ser citada nesse primeiro momento, afinal, ela é a responsável por conduzir a mercadoria até o seu cliente.

Desse modo, fique atento à sua credibilidade e à infraestrutura que ela oferece. Conforme já mencionado, alguns produtos requerem adaptações nos veículos, e você precisa conferir se a empresa atende a esses requisitos ou se está preparada para adaptar-se a tais exigências.

Lembre-se de que ter a tranquilidade de que o transporte será devidamente executado e de que seus produtos chegarão ao consumidor sem grandes perdas é um ponto muito positivo para a logística e para a empresa, uma vez que assegura uma maior satisfação de seus clientes.

2. Escolha da embalagem adequada

Além da escolha da transportadora adequada, é importante investir em embalagens adequadas a cada tipo de produto.

Assim, por exemplo, no caso dos produtos fabricados em vidro, é importante acondicioná-los corretamente, utilizar plástico bolha, caixas de papelão etc. Já no caso dos medicamentos, observe se as embalagens são seguras e impedem a contaminação por outras substâncias.

Dê uma especial atenção às embalagens, pois, além de serem um instrumento de marketing, elas protegem o produto e facilitam sua logística de transporte.

3. Planejamento de rotas

O planejamento de rotas é outra estratégia que contribui para o sucesso no transporte de cargas especiais. As razões são simples: quando o caminhão sai do centro de distribuição já com uma rota otimizada, reduz-se o tempo de viagem e, consequentemente, a exposição desses produtos aos riscos inerentes a esse deslocamento.

Ademais, por meio de informações geográficas, é possível evitar trechos mais perigosos e com condições precárias — e isso contribui para que a carga chegue ao destino final intacta.

4. Motoristas treinados para o trabalho

Os motoristas são alguns dos principais atores do transporte de cargas em nosso país. Atualmente, existem milhares de caminhoneiros, e é preciso assegurar que somente aqueles que sejam responsáveis e bem-treinados executem essa tarefa.

Para que suas cargas especiais não sofram danos e sejam expostas a riscos desnecessários por imprudência e imperícia dos motoristas, fique atento ao nível de formação, experiência e histórico desses colaboradores.

Relembrando que, caso aposte na terceirização do transporte de cargas, essa responsabilidade será transferida à transportadora, e você poderá se dedicar a outros detalhes mais estratégicos.

5. Cuidados no embarque e desembarque

Além dos cuidados apresentados acima, ressalta-se a importância de se estabelecer protocolos no momento de embarque e desembarque das mercadorias.

Esse processo exige muita atenção e cuidado por parte dos funcionários responsáveis, especialmente porque a maneira como os produtos são organizados nos compartimentos dos caminhões e os cuidados no momento de sua movimentação podem reduzir as perdas e danos.

Sendo assim, tenha um plano operacional completo que englobe os protocolos a serem seguidos e garanta que todos os seus colaboradores saibam o que fazer e como fazer.

Conforme demonstrado ao longo do texto, os transportes de cargas especiais exigem uma atenção maior do gerente logístico. Por outro lado, desde que alguns cuidados sejam tomados, as dicas aqui apresentadas demonstram que é possível que esses produtos cheguem ao seu destino final com segurança e qualidade.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Está com dificuldades de realizar o transporte de cargas especiais? Deixe o seu comentário abaixo! Teremos o prazer em ajudá-lo!

 

Comentários (1)

  • Anônimo

    |

Deixe um comentário