Você possui um negócio escalável? Atualmente, esse tem sido um dos grandes objetivos das corporações, especialmente em razão da dificuldade de se manterem ativas e rentáveis em um cenário de crise e alta concorrência no mercado.
Na busca por escalabilidade, inúmeros aspectos podem ser fundamentais, momento em que se destaca a importância da logística.
Como gerente logístico, você consegue entender a importância do seu setor e de suas atividades na conquista de um negócio escalável? Ainda tem dúvidas sobre o tema e quer aprender um pouco mais? Então, continue atento aos tópicos a seguir!
Afinal, o que é um negócio escalável?
Apesar de ser um conceito simples de ser compreendido, ainda é comum encontramos dúvidas sobre o tema e, por isso, iniciaremos este conteúdo falando um pouco mais sobre escalabilidade.
De maneira resumida, um negócio escalável é aquele que consegue ampliar seus rendimentos sem que isso, necessariamente, aumente suas despesas. Ou seja, os custos da empresa — mão de obra, produção, manutenção etc. — não crescem na mesma proporção de suas receitas.
Ainda que você sequer tenha ouvido falar em escalabilidade, é certo que um de seus objetivos sempre foi fazer com que a empresa alcançasse uma taxa de faturamento bem superior à taxa de despesas.
Desse modo, mesmo que inconscientemente, esse pode ser entendido como um dos grandes objetivos das empresas contemporâneas. Afinal, ser escalável revela o seu potencial perante o mercado em que atua.
Como alcançar a escalabilidade?
Conforme dito, todo negócio deseja ser escalável, mas, é fato, que alguns não conseguem alcançar esse objetivo. Então, em que eles estão errando? Como se tornar escalável?
O primeiro passo para que uma empresa consiga se tornar escalável é o desenvolvimento e produção de um produto ou serviço que atenda às expectativas do mercado. Ou seja, encontrar o seu diferencial e entregar ao consumidor algo que seja bom e inovador.
Superada essa fase, podemos nos voltar para questões internas da empresa. Se a essência da escalabilidade é aumentar o faturamento sem aumentar suas despesas, gestores e administradores devem agir com estratégia e inteligência.
Nesse sentido, é interessante observar que certas atividades e setores são fundamentais para o sucesso do negócio e contribuem significativamente com o alcance dessa meta, como é o caso da logística.
Continue com a leitura e compreenda melhor o seu papel nesse contexto!
Por que a logística é fundamental em um negócio escalável?
Em um mundo cada dia mais globalizado e com consumidores mais críticos e seletivos, não restam dúvidas de que uma empresa precisa muito mais do que uma ideia inovadora para alcançar o sucesso.
Desenvolver um bom produto e serviço é apenas o primeiro passo de uma longa jornada rumo ao crescimento empresarial. Conforme mencionado, muitas empresas não conseguem ser escaláveis e, assim, não sobrevivem a essa disputa por mercado.
Nesse cenário, não podemos deixar de analisar o papel crucial desempenhado pela logística. Apontada como um setor estratégico para qualquer empreendimento, não há como um negócio desenvolver-se sem uma logística eficiente e de qualidade.
Processos logísticos eficientes são a base para que uma empresa alcance a escalabilidade, e as razões para isso são bem simples: se a logística é a responsável por coordenar toda a operação de um negócio — desde os processos internos e externos — é certo que, quando bem-estruturada, a empresa alcança melhores resultados por um baixo custo.
Em outras palavras, quando a logística consegue entregar ao consumidor um produto de qualidade, por meio de um setor de vendas eficiente, uma gestão de estoque otimizada e uma entrega no tempo certo e com segurança, naturalmente os resultados alcançados pela empresa serão mais expressivos.
Como conquistar processos logísticos eficientes?
Como você sabe, uma empresa que possui processos logísticos eficientes consegue reduzir seus custos e aumentar sua produtividade. Portanto, pode-se concluir que essa é uma estratégia eficiente para alcançar a escalabilidade.
Mas, então, o que é preciso fazer para melhorar a eficiência e qualidade dos processos logísticos? Preparamos algumas dicas infalíveis! Confira!
Invista em planejamento
Todo gerente logístico já deve ter lido o quanto o planejamento é crucial para o sucesso de seu setor. Sem metas e estratégias definidas, o trabalho se torna muito mais complexo, e isso tende a afetar a produtividade dos colaboradores.
Portanto, invista em planejamento. Nossa dica é ter uma agenda semanal com todos os objetivos e metas a serem cumpridos no período. Na segunda-feira, perca parte do seu dia elencando e planejando esses afazeres e, claro, dividindo as tarefas entre a equipe.
Monitore os resultados
Aquilo que não é medido e acompanhado dificilmente passará por um processo de melhoria. Afinal, como saber que algum processo pode e deve ser melhorado sem um monitoramento eficiente de seus resultados?
Desse modo, a dica é estabelecer bons indicadores de desempenho e KPIs que sejam úteis e possam ajudá-lo a manter o setor sempre produtivo e econômico.
Envolva os colaboradores
Alcançar um negócio escalável é uma meta comum entre empreendedores e gestores, no entanto, ela só é alcançada quando os funcionários e colaboradores se empenham para isso.
Portanto, faça de sua equipe uma grande aliada. Comece a distribuir as funções de acordo com as qualidades e potenciais de cada um e deixe claro como todos podem ser beneficiados pelos bons resultados da empresa.
Aprenda a gerar economia sem perder qualidade
Conforme dito, uma empresa escalável é aquela em que a rentabilidade cresce muito além de seus gastos. Assim sendo, deve-se buscar reduzir custos sem que isso afete a qualidade do serviço ou produto entregue ao consumidor final.
Resta claro que o alcance de tal meta exige estratégia e decisões inteligentes e, em relação ao setor de logística, algumas opções se destacam.
Dentre as várias alternativas que levam a esse resultado, podemos destacar a contratação de uma transportadora de cargas como uma das que mais trazem benefícios ao negócio, como:
- redução de gastos com frota e mão de obra;
- redução dos custos do frete;
- profissionalização dos processos de entrega;
- aumento da satisfação do cliente;
- ganho na qualidade e rapidez do frete.
Portanto, após a leitura do post de hoje, podemos concluir que ter um negócio escalável é um objetivo que pode ser alcançado por qualquer empresa e que, certamente, a colocará em posição de vantagem sobre suas concorrentes.
Mas, para isso é preciso apostar em uma logística de qualidade, fazendo dela o seu grande diferencial no mercado.
Agora que você leu nossas dicas, aproveite para descobrir o que analisar na hora de escolher fornecedores logísticos!