Não faz muito tempo, ouvíamos nas mídias termos como a “versão 2.0” — e posteriormente até mesmo a 3.0 — de processos, máquinas, metodologias, entre muitas outras coisas.
De fato, o modo como pessoas e empresas realizam diversas atividades passou por — e continua sofrendo — constantes modernizações. Essas atualizações impactam fortemente a vida em sociedade e o estilo de vida dos indivíduos, bem como a economia e o mercado.
Atualmente, fala-se muito sobre assuntos como Big Data, Internet das Coisas e diferentes inovações e como esses elementos moldam um novo jeito de gerenciar negócios e, sobretudo, a logística.
Nesse contexto, surge o conceito de logística 4.0, um modelo que é produto da revolução tecnológica e que incorpora em suas operações as tendências e fenômenos que surgem a cada dia no mundo moderno.
Para manter sua empresa competitiva e relevante no mercado, é extremamente importante que você, como gestor de logística, entenda mais desse tema e saiba a diferença que ele vai fazer no seu negócio. Portanto, não perca tempo, acompanhe esse conteúdo e fique por dentro agora mesmo!
Qual é a proposta da logística 4.0?
No século XVIII, a Revolução Industrial, na Inglaterra, marcou o início da mecanização de processos nas indústrias. A adoção em larga escala de máquinas e equipamentos a vapor permitiu uma rápida expansão de negócios e fabricação de bens de consumo.
Posteriormente, nos séculos XIX e XX, o aperfeiçoamento das técnicas de manufatura provocaram novas revoluções industriais. Assim, a indústria 2.0 e a 3.0 viabilizaram transformações como, respectivamente, a implementação de linhas de produção — o que possibilitou a produção em massa — e a incorporação de computadores, robótica, softwares e outros dispositivos digitais nos processos.
Nesse caminho, em pleno século XXI, a realidade é a indústria 4.0, que fala sobre a automatização total das atividades em fábricas e empresas por meio de sistemas cibernéticos ultrainteligentes.
Graças a recursos como o Cloud Computing (computação na nuvem), a Internet das Coisas e outras inovações, hoje é possível colocar em prática modelos de produção superavançados e dar um verdadeiro upgrade nas operações fabris comuns.
O impacto na logística
Investir pesado na tecnologia e potencializar resultados com o uso de recursos como a análise de dados e sistemas inteligentes — que tem a capacidade de auto-otimização e autoconfiguração — são práticas essenciais da logística 4.0, e indispensáveis para empresas que desejam sair na frente da concorrência.
A logística 4.0 é ultraconectada, rápida, tecnológica e otimizada. Para tal, é necessário promover uma mudança na cultura corporativa e apostar na integração: a inclinação no momento é a adoção de sensores e programas que interliguem máquinas, pessoas, redes, entre outros elementos da cadeia de suprimentos, formando um fluxo operacional autônomo e eficiente.
Vale sublinhar que a logística 4.0 e seus impactos não são uma tendência futura, mas sim uma realidade. Para conseguir maximizar resultados, atingir a alta performance e elevar um negócio a níveis globais, esse processo de transformação e inovação é imprescindível.
O que faz parte da logística 4.0?
Modelos tradicionais de logística operam, em diversas vezes, com grandes estoques e centros de distribuição obsoletos e desconectados. Como consequência, empresas que trabalham dessa maneira experimentam problemas com erros, grandes perdas e desperdícios, o que também acomete o faturamento do negócio.
Sem o uso de uma tecnologia qualificada e boas práticas, outros exemplos de desafios comuns também são:
- falta de controle do estoque e das informações;
- aumento do lead time;
- falhas com entregas e atrasos;
- processos de carregamento e acondicionamento das cargas não otimizado;
- mau aproveitamento da frota e dos equipamentos.
Na logística 4.0, o foco é total na estratégia de negócio. O objetivo é modernizar e otimizar a gestão da cadeia de distribuição, eliminar desperdícios e gargalos, ganhar tempo e reduzir custos da melhor maneira possível.
Para isso, é preciso contar com a alta conectividade, por meio de softwares que monitorem com precisão todos os processos e atividades da empresa. As informações devem estar ao alcance de um clique e constantemente atualizadas.
Devido a adventos como a Internet das Coisas, os centros de distribuição podem funcionar com mais eficácia, já que milhares de embarques, transportes e acondicionamentos acontecendo em locais distintos podem ser acompanhados e integrados em tempo real. Assim sendo, outras características importantes da logística 4.0 que podemos destacar são:
- gestão virtual de estoques e armazéns;
- uso de sistemas que permitem o rastreamento e monitoramento da frota;
- roteirização dos trajetos a fim de otimizar entregas e encurtar prazos;
- lead time reduzido;
- estoques enxutos;
- visão completa e integrada da cadeia de suprimentos.
Quais são os benefícios desse modelo?
A logística 4.0 preza por processos mais modernos e integrados, bem como pela otimização do compartilhamento de dados, recursos e elementos fundamentais para o funcionamento eficiente da cadeia de suprimentos.
Sistemas hospedados na nuvem podem ser acessados de qualquer lugar e visualizados simultaneamente por vários colaboradores, o que contribui para reforçar e disseminar o conhecimento.
Logo, como podemos ver, a logística 4.0 é capaz de tornar um negócio muito mais competitivo e produtivo. Adaptar sua empresa às novas práticas promete um aumento expressivo do desempenho e da eficiência, além de proporcionar ótimos benefícios para o negócio como:
- redução de custos;
- diminuição de perdas e erros;
- aumento da segurança e da precisão;
- processos desburocratizados;
- uso aperfeiçoado dos equipamentos, insumos e da frota;
- agilidade das respostas;
- tomadas de decisão mais qualificadas e eficientes;
- processos e infraestrutura de transporte e movimentação de mercadorias aprimorados e com foco na qualidade total.
A logística é o elo fundamental que liga a indústria aos clientes. Logo, se o mundo está em constante transformação e atualização, é de se esperar que a cadeia de suprimentos siga esse mesmo trajeto.
Portanto, as inovações propostas pela logística 4.0 vão fazer toda a diferença na performance do seu negócio e ajudá-lo a atingir as metas cada vez mais ousadas.
Assim, vimos que a logística 4.0 é ágil, supereficiente, informativa e conectada. Sua missão é oferecer não somente entregas rápidas e de qualidade, com ausência de problemas e erros, mas sim oferecer uma experiência singular e inovadora para os clientes.